TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Etica

Ensaios: Atps Etica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  1.019 Palavras (5 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 5

No mercado atual, as organizações deparam-se com o fato de que a "ética corporativa" faz a diferença.

Atualmente, observamos que as muitas das novas empresas no mercado já se mostram conscientes de que a ética é percusora diretamente na imagem que os colaboradores e até mesmo os clientes têm sobre a empresa.

E como o cliente interno e o externo influenciam no tempo de vida de uma organização, a nova prática de adoção dos "Códigos de Ética" ou "de Conduta" é cada vez mais frequente.

Com o intuito de prôpor um modelo de código de ética para uma micro/pequena empresa, abaixo os preceitos utilizados para a criação do Código de Ética e Conduta:

1. Criação de um Comitê – Este comitê deverá ser formado por representantes da Presidência, da área Jurídica e pelos gestores de cada departamento. O ideal é que o número de membros seja ímpar, para que em caso de votações, não exista a possibilidade de haver empates. A renovação dos membros do comitê deve ser feita periodicamente, ou seja, a cada um ou dois anos.

2. Atribuições do Comitê - Além de acompanhar a elaboração do Código de Ética e exigir seu cumprimento com os colaboradores, o Comitê deve ser consultado caso algum dos itens do Código seja descumprido. Caberá ao mesmo que as devidas providências sejam tomadas, dependendo da situação em questão.

3. Comunicação aos funcionários - Mesmo que o Código de Ética ainda não esteja finalizado, é importante que todos os funcionários sejam informados. A comunicação pode ser feita em uma reunião geral, contando que a empresa não tenha mais de 400 ou 500 funcionários.

4. Elaboração do Pré-código - Para que o Código de Ética atenda à realidade da micro/pequena empresa, é permitido optar pela elaboração de um pré-código, onde estarão as ideias e objetivos relevantes sugeridos pelos membros do comitê para o andamento das atividades da empresa.

5. Avaliação do Pré-código - Depois de concluído, o documento pode ser enviado aos níveis gerenciais para discussão, apresentação de sugestões e avaliação dos próprios funcionários, uma vez que eles fazem parte da cultura organizacional.

6. Retorno do Pré-código – Nesta fase, o Comitê deve considerar as sugestões apresentadas no pré-código e aprovar ou reprovar os itens submetidos. É importante lembrar que a linguagem do Código deve ser clara e objetiva, para que todos os funcionários o compreendam e cumpram.

7. Itens abordados - Basicamente, o Código de Ética deve levar em consideração a missão e os valores da empresa. Ou seja, deve conter a visão da empresa em relação à conduta interna dos funcionários, bem como as relações com os clientes, os fornecedores e os concorrentes. Podem haver também itens que remetam ao código de conduta dos funcionários quanto ao ambiente externo, ou seja, danos ambientais, conscientização de organização e limpeza.

8. Divulgação do Código de Ética - Depois de concluído, o Código de Ética deverá ser apresentado aos funcionários e até mesmo a alguns convidados. Para isso, a empresa deve disponibilizar o documento através do refeitório, áreas de lazer, fábrica e escritórios da empresa, além de disponibilizá-lo no servidor da empresa.

O ideal é a convocação de todos os funcionários no auditório da empresa para apresentação e até para solucionar possíveis dúvidas.

10. Atuação dos gestores - Para que o Código de Ética não "caia no esquecimento", durante reuniões com as equipes, os gestores podem atuar como agentes multiplicadores do conteúdo do Código.

11. Apresentação aos novos funcionários - É importante também que todos os novos contratados passem pela “ Integração” na empresa, ou seja, o novo funcionário deverá ser apresentado ao Código de Ética e Conduta, sistema de votações na empresa, participantes do comitê, regras de convivência, etc.

Código de Ética e Conduta

1. - A honestidade, a dignidade, o respeito, a lealdade, o zelo, a eficácia, a transparência,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com