TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Gestão De Desempenho

Artigo: Atps Gestão De Desempenho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  3.961 Palavras (16 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 16

INTRODUÇÃO

O objetivo do trabalho a seguir é mostrar o conhecimento adquirido em sala de aula, além de adquirir novos, sobre o tema Gestão de Desempenho,

veremos seus tipos e conceitos, nos quais foram adquiridos através de pesquisas via internet e livros, que cada integrante do grupo colaborou para obtenção destes dados.

Gestão por competências na Prática

1. Etapa 1

Vimos que quando uma empresa escolhe adotar um programa de Gestão por Competências significa dizer que a Gestão está sendo vista sob uma olhar mais ampliado e organizado. Alguns benefícios trazidos por essa prática são de maior produtividade, ambiente participativo e motivado, comprometimento dos colaboradores, gerências e equipes fortalecidas, foco em resultados, aumento de competitividade e diferencial de mercado.

Por outro lado, algumas empresas ainda não despertaram para o potencial da Gestão por Competências, no entanto, há empresas que preferem apostar nesse processo com otimismo. Uma empresa que atua no segmento de varejo de móveis e de eletrodomésticos "O nosso programa de Gestão por Competências ainda está em fase de implantação, há dois meses. A empresa escolheu esse processo, porque estamos buscando a excelência na gestão de pessoas, podendo sair um pouco da subjetividade, para uma visão mais objetiva e mensurável.

O objetivo desse programa é determinar quais as competências que a organização necessita e identificar aquelas que já existem, tornando-as mensuráveis. A partir disso, será possível fazer uso dessas informações para desenvolver e capacitar o capital humano, permitindo ainda a identificação dos talentos, para que a

empresa possa posicioná-los em cargos compatíveis com as exigências da organização, bem como a real potencialidade de cada profissional.

"Esse programa iniciou-se através da construção de um inventário comportamental, baseado na missão, nos valores e na visão da empresa", menciona o diretor.

"Todo esse trabalho reunido e filtrado revelou os comportamentos reais e desejáveis da empresa numa visão global. Para cada comportamento ou habilidade relacionamos a competência a qual se refere, gerando assim o quadro de competências da empresa", destaca. Depois, a empresa passou a conhecer quais as competências necessárias para o melhor desempenho de cada função e qual o grau de exigência de cada uma, em relação ao mesmo cargo.

No momento, a empresa irá trabalhar cerca de 450 pessoas, sendo 350 funcionários diretos e 100 terceirizados., o processo de sensibilização junto aos colaboradores foi gradativo, através da realização de reuniões, visando a estrutura administrativa, passando pelos supervisores, gerentes de loja até chegarem aos vendedores.

Quando questionado se recorreu à contratação de alguma consultoria especializada para implantar o programa, foi destacado que o setor de RH ficou encarregado do planejamento e da execução do projeto, juntamente com a ajuda de outros setores da organização.

Sobre o custo de implantar o programa, comentou-se em considerar ou não a Gestão por Competências como sendo um investimento caro, é relativo. Lembra que algumas variáveis devem ser consideradas como: ramo de atividade,

filiais, número de colaboradores, grande diversidade de funções etc. Outro fator importante é considerar quem vai implantar o programa, se o processo ocorrerá através de recursos internos ou externos.

A empresa Ravad tem como objetivo a comercialização e representação de móveis, a empresa iniciou as suas atividades em 07/07/1999, sendo composta por 3 integrantes: Ramiro Vanegas, Juciara Souza e Alexandre Martins. Após alguns anos de árduo trabalho e maturação, a empresa destinada ao segmento mobiliário planejado para ambientes corporativos, expandiu-se agregando diversos parceiros em pró de um produto de qualidade.

A Ravad, desde sua criação tem marcado forte presença junto ao segmento de móveis para escritório na Bahia, atendendo assim na sua grande maioria, médias e grandes corporações, com alto poder aquisitivo. Normalmente empresas que se preocupam com a qualidade de vida e bem estar do trabalhador.

1.1 - Razão social da organização.

RAVAD COMÉRCIO E REPRESENTAÇÕES LTDA.

1.2 - Porte da organização.

Médio porte.

1.3 - Segmento em que atua.

Comércio, representação e fabricação de móveis para escritório.

1.4 - Localização identifique se próxima a ela existem outros empresários, se sim, em que segmento.

A Ravad situa-se no Rio Vermelho, num edifício comercial em uma área bem valorizada do bairro. O comércio vizinho é composto por empresas de diversos seguimentos, como restaurantes, bares, lanchonetes, lojas varejistas e atacadistas e negócios de

serviços.

A fábrica da Ravad fica localizada dentro de um condomínio de Galpões e Fábricas também de diversos segmentos.

1.5 - Quais os produtos ou serviços que ela trabalha.

A Ravad trabalha com:

Mesas, armários, gaveteiros, cadeiras, poltronas, longarinas, divisórias acústicas, divisórias sanitárias, divisórias articuláveis, arquivos deslizantes, carpetes, persianas, acessórios para escritório.

1.6 - Como é composto organograma da organização.

Alta gerência: Diretores

Média gerência: Gerentes e Coordenadores

Baixa gerência: Supervisores e Líderes

Administrativo: Analistas, Técnicos e Auxiliares dos setores

Atendimento externo: Promotores, Consultores comerciais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.1 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com