TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Logistica

Monografias: Atps Logistica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  5.591 Palavras (23 Páginas)  •  418 Visualizações

Página 1 de 23

A administração de Material corresponde, no seu todo, ao planejamento, Organização, direção e controle de todas as tarefas necessárias à definição e qualidade, obtenção, guarda, controle e aplicação dos materiais destinados às atividades operacionais de uma empresa, seja ela de natureza industrial, comercial ou de prestação de serviços, pública ou privada.

A administração de materiais é definida como sendo um conjunto de atividades desenvolvidas dentro de uma empresa, de forma centralizada ou não destinadas a suprir as diversas unidades, com os materiais necessários ao desempenho normal das respectivas atribuições. Tais atividades abrangem desde o circuito de provisionamento, inclusive compras, recebimento, a armazenagem dos materiais, o fornecimento destes aos órgãos requisitantes, até as operações gerais de controle de estoque etc. Em outras palavras a administração de materiais visa à garantia de existência contínua de um estoque, organizado de modo à nunca faltar nenhum dos itens que o compõem, sem tornar excessivo o investimento total. Destina-se adotar a administração dos meios necessários ao suprimento de materiais imprescindíveis ao funcionamento da organização no tempo oportuno, na quantidade necessária, na qualidade requerida e pelo menor custo.

2. ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS

A administração de materiais compreende o abastecimento contínuo dos itens que entram nas empresas, sejam para fabricação dos produtos ou para subsidiar todas as ações que dependam de materiais para serem realizadas como matéria prima, materiais de escritório, do setor de vendas como embalagens e afins, do setor de limpeza, atendimento, etc.

A finalidade da administração de materiais é otimizar os investimentos em estoques, pois os custos que a empresa possui para funcionar, nada mais são do que e o capital empregado em mercadorias ou produtos que estão sujeitos à degradação, depreciação ou vencimento.

O uso eficiente dos meios de planejamento e controle são um dos principais objetivos desta atividade e com isto, é possível contribuir para a maximização do lucro sobre o capital investido.

Na gestão de matérias ganha destaque a função compras, pois o início do lucro ou prejuízo começa no momento em que a compra é realizada, já que caso seja bem sucedida a economia auxiliará proporcionando um custo menor sobre o cálculo do preço de venda e mais ou menos recursos para efetivação do trabalho na organização.

3. VISITA TÉCNICA E RELATÓRIO DE ENTREVISTA

Empresa que possui atividades de Administração de Materiais escolhida como base de estudo: Latino Confecções LTDA. (Empresa de confecções especializada na produção de fardamento escolar, confecções de artes de pinturas em camisas).

3.1. Entrevista

1) Qual a importância dos Recursos Patrimoniais para Empresa? Os recursos são de extrema importância para empresa, pelo fato de estar diretamente envolvidos em todos os setores da mesma. São eles os recursos materiais, patrimoniais, de capital ou financeiro, recursos humanos e tecnológicos.

2) Qual a atividade Principal da Empresa e como estão relacionados os materiais referentes aos processos produtivos até se tornar um produto acabado? A empresa trabalha no ramo de Confecções de Fardamentos para Escolas e Empresas em Geral. Todos os materiais referentes ao processo produtivo estão diretamente ligados aos setores de Estoque e Almoxarifado, aonde as pessoas responsáveis após seu registro irão no momento oportuno encaminhá-los para os profissionais que irão utilizá-los para fazer o produto acabado.

3) De que forma são armazenados os materiais? São armazenados em um grande depósito controlado por três funcionários da empresa: o profissional do almoxarifado, o auxiliar do almoxarifado e um auxiliar de produção. A armazenagem dos tecidos é feita em cima de paletes de madeiras e de plásticos para que os tecidos não tenham contato direto com o chão. São também armazenados em prateleiras de ferro embutidas no depósito. Já as linhas de costura que vem embaladas em caixas são armazenadas separadas em uma sala livre de umidade junto com os zíperes e botões.

4) Como a empresa incentiva seus colaboradores para que eles possam ter um ótimo desempenho profissional na empresa? Através de cursos de capacitação profissional e treinamentos relacionados ao desenvolvimento do cargo que o profissional possui na empresa.

5) De que forma é elaborado o processo de compra dos materiais utilizados para o processo de produção da empresa? O processo de compras é realizado através de três cotações em empresas distintas para que possam ser analisados os valores, a qualidade dos produtos e prazos de pagamentos.

6) Como são organizados os produtos dentro do depósito da empresa? São organizados através de um sistema identificando a prateleira, o corredor, o local, onde cada produto se encontra.

7) Que tipo de funcionário é necessário para se administrar recursos? O funcionário ideal tem que ser proativo, perspicaz, e acima de tudo tem que ter um bom relacionamento com os patrões e com os demais colaboradores.

3.2. Relatório de Visita Técnica

A empresa Latino Confecções, é uma empresa gerenciada por membros de uma única família chamada de sócios. No térreo se encontram os setores comercialização e negociações. No primeiro andar, a parte de criação, diretoria e cortes de tecidos. No terceiro andar, as máquinas de costura e pintura com máquinas industriais de última geração. Cada membro da família gerencia um setor. O objetivo do um negócio é produzir e vender com lucros seus produtos e serviços satisfazendo as necessidades e desejos de seus consumidores. Tais bens ou serviços são produzidos para estarem disponíveis em um mercado, físico ou virtual em que os compradores e os vendedores se localizam para efetuar suas transações. Os produtos e serviços estão sendo continuamente passados e repassados dos vendedores para os compradores em uma cadeia interminável de transações. Nessa cadeia, sempre há um fornecedor e um cliente em cada etapa: o cliente do fornecedor anterior é o fornecedor para um cliente da próxima etapa.

4. MPR JUST IN TIME

4.1. MRP

O sistema MRP (Material Requirements Planning - Planejamento das necessidades de materiais)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.1 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com