TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Pedagogia

Monografias: Atps Pedagogia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  2.245 Palavras (9 Páginas)  •  445 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

Curso Administração 7º sem. Taguatinga - Facnet – DF

ATPS – Atividades Práticas Supervisionadas

Disciplina: Ética e Relações Humanas no Trabalho

Junho/2013

ATPS – Atividades Práticas Supervisionadas

Disciplina: Ética e Relações Humanas no Trabalho

ALUNOS

ORIENTADOR (TUTOR): Roberto Carlos Rocha

PROFESSOR EAD:

Curso: Administração 7A

Taguatinga Facnet - DF

Brasília-DF, Junho de 2013.

INTRODUÇÃO

O presente trabalho acadêmico tem o propósito de apreciar elementos relacionados à Ética, moral e lei, de modo a evidenciar a necessária e inalienável correlação que deve existir entre as três categorias.

Na busca de caminhos para o comportamento ético, podemos entrar pela porta das definições elementares. Devemos, por exemplo, fazer distinção entre ética e moral. A ética, como morada humana, não é algo pronto e construído de uma só vez. O ser humano está sempre tornando habitável a casa que construiu para si. Ético significa, portanto, tudo aquilo que ajuda a tornar melhor o ambiente para que seja uma moradia saudável: materialmente sustentável, psicologicamente integrada e espiritualmente fecunda. A ética não se confunde com a moral.

Moral identifica um modo de agir humano, regido por normas e valores, por hábitos e costumes. A moral se relaciona com o comportamento prático do homem. Ética é uma reflexão teórica que analisa, critica ou legitima os fundamentos e princípios que regem um determinado sistema moral.

A ética deve ser, portanto, aplicada moralmente através dos códigos legais. As leis são instrumentos de regulamentação social. De acordo com Clive Staples Lewis, teólogo inglês, as leis são necessárias, pelo menos por três razões.

Em primeiro lugar, para promover uma arrumação e harmonização no interior de cada ser humano em particular. Depois, para promover a justiça e a harmonia entre os seres humanos. Finalmente, com o objetivo geral da vida humana como um todo, com o fim para o qual o homem foi criado, que se consolida na possibilidade de um mundo justo e fraterno habitado por seres humanos plenamente realizados, o que muitos de nós chamaríamos céu ou paraíso.

Compreendendo a ética ele conseguira agir de forma justa, sem autoritarismo, sem paternalismo e sem consumo excessivo.

A ética numa organização, seja ela empresarial ou governamental, deve ser pautada pelos mesmos princípios. Qualquer ação ou decisão, coletiva ou pessoal, não pode prescindir de um comportamento ético, já que os códigos de conduta devem ser uma ferramenta de gestão para estabelecer e articular os valores corporativos, as responsabilidades sociais, e as obrigações da organização que, em última análise, vão definir a forma como atua para atingir os fins coletivos a que se propõe

ESTRUTURANDO O MAPA CONCEITUAL

Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. Moral trata-se de um conjunto de crenças, costumes, valores e normas de uma pessoa ou de um grupo social, que funciona como um guia para agir. Isto é, a moral orienta relativamente às ações que são corretas e aquelas que são incorretas.

A Lei e a ética disciplinam as relações humanas por meio de normas que mudam de conformidade com o nível cultural de cada povo.

A imperatividade, com efeito, é uma das balizas que nos permite visualizar uma diferença entre as regras morais e as normas jurídicas. No caso da moral, a aceitação destas normas fica a cargo da consciência de cada indivíduo, enquanto que, na seara jurídica, há uma força externa que nos compele a obedecê-las. Por ex., nenhuma empresa é obrigada a realizar doações para uma instituição de caridade (cumprimento de um preceito moral), porém, todas têm que pagar tributos ao Estado (observação de uma norma jurídica), sob pena de sofrer as consequências impostas por este.

Numa definição bem geral, ética aceita a existência da história da moral, tomando como ponto de partida à diversidade de morais no tempo, entendendo que toda sociedade tem sido caracterizada por um conjunto de regras, normas e valores, não se identificando com os princípios e normas de nenhuma moral em particular nem adotando atitudes indiferentes ou diante delas.

A ética nos negócios surge estritamente relacionada com o conceito de responsabilidade social das organizações. A ética pode ser considerada como um conjunto de valores e regras sociais que distinguem o que esta certo do que esta errado.

A ética esta diretamente ligada aos princípios e valores que determinam a conduta humana em relação ao meio em que vive. A ética pode ser definida como o estudo dos juízes de apreciação referentes à conduta humana, do ponto de vista do bem e do mal.

É inegável a importância da ética no desenvolvimento das organizações, da postura que as empresas adotam para terem uma conduta ética e dos instrumentos de aplicação ética nas empresas.

Como pode se perceber, há um consenso em afirmar que a ética se refere ao comportamento humano, orientado por regras de boa conduta na convivência em sociedade.

Palavras chaves: Ética, negócios, responsabilidade social, organizações, valores, conduta humana, sociedade.

Responsabilidade social é o reconhecimento presente nos cidadãos, individualmente ou em conjunto, dos seus deveres para com a comunidade em que vivem e a sociedade em geral. É quando as empresas decidem voluntariamente, contribuir para um sociedade mais justa e

para um ambiente mais limpo. Neste contexto percebe-se a importância do papel da Responsabilidade Social Corporativa na organização moderna, onde se busca que o crescimento e o desenvolvimento das organizações seja acompanhado de forma ética e transparente com todos os stakeholders envolvidos no processo.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com