TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS PEDAGOGIA Leitura E Produção De Texto

Artigo: ATPS PEDAGOGIA Leitura E Produção De Texto. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/3/2014  •  9.860 Palavras (40 Páginas)  •  477 Visualizações

Página 1 de 40

INTRODUÇÃO

A leitura é o caminho para ampliação da percepção do mundo à nossa volta quanto mais um aluno ler mais integrado com seu meio ele estará. A leitura é feita de diversas formas, umas das principais é utilizada pela escrita onde pode ser observável através de revistas, livros, jornais, entre tantos outros dos quais se utilizam símbolos reconhecíveis por uma determinada sociedade.

Aqui podemos exemplificar algumas formas mais praticas e prazerosa para motivar a leitura entre jovens e adultos, a concepção de leitura mostra os conceitos apresentados para entender e compreender um texto, em estratégias de leituras pode ter vários caminhos de leitura onde se torna mais interessante o modo de ler as produções de sentido é aflorado no momento em que o leitor começa a compreender o texto e interpretar o texto, os gêneros textuais são extremamente importantes para a compreensão de um texto onde com eles podemos identificar e ter um conhecimento mais pleno e significativo. Aqui vamos identificar uma maioria de gêneros textuais para o entendimento e compreensão textual.

CONCEPÇÃO DE LEITURA

Leitura é a ação de ler algo. É o hábito de ler. A palavra deriva do Latim "lectura", originalmente com o significado de "eleição, escolha, leitura". Também se designa por leitura a obra ou o texto que se lê. Além disso, devemos considerar que a aprendizagem da leitura é fundamental para a aprendizagem de todas as disciplinas do currículo escolar, para inserção no mercado de trabalho e desenvolvimento cultural pessoal. O hábito de leitura é uma prática extremamente importante para desenvolver o raciocínio, o senso crítico e a capacidade de interpretação. O prazer da leitura deve ser despertado logo na infância. Ler faz parte da formação cultural de cada indivíduo. A leitura estimula a imaginação, proporciona a descoberta de diferentes hábitos e culturas, amplia o conhecimento e enriquece o vocabulário.

A importância da leitura na nossa vida, a necessidade de se cultivar os hábitos, são questões frequentemente discutidas. No bojo dessa discussão, destacam-se questões como: O que é ler? Para que ler? Como ler?Essas perguntas poderão ser respondidas de diferentes modos. Lemos para algo: devanear, preencher um momento de lazer, seguir uma pauta para realizar uma atividade, entre outras coisas. A leitura e a escrita são procedimentos e devem ser trabalhados como tal em sala de aula.

Um aspecto importante que precisa ser garantido é o acesso a diferentes materiais escritos para as crianças: jornais, revistas, gibis, livros, rimas, poemas, e gêneros diversos. Para isso é fundamental trazer para a sala de aula, como ponto de partida, os conhecimentos que as crianças já possuem e a partir de suas ideias, ampliar suas significações.

ESTRATÉGIAS DE LEITURA

Se estratégias de leitura são procedimentos, então é preciso ensinar estratégias para a compreensão dos textos: não como técnicas precisas, receitas infalíveis ou habilidades específicas, mas como estratégias de compreensão leitora que envolvem a presença de objetivos, planejamento das ações, e sua avaliação.Os leitores criam uma estratégia de leitura que são métodos para adquirir as informações, os procedimentos e atividades escolhidas para facilitar o processo de compreensão de leitura, são estratégias flexíveis adaptadas às diferentes situações que variam de acordo com o texto a ser lido e a abordagem elaborada pelo leitor para facilitar a sua compreensão. Além disso, a estratégia de leitura compreende três momentos: o antes, o durante e o após a leitura.

A LEITURA NA ESCOLA

Um dos objetivos mais importantes da escola é fazer com que os alunos aprendam a ler corretamente. Essa aquisição da leitura é indispensável para agir com autonomia nas sociedades letradas.

Pesquisas realizadas apontam que a leitura não é utilizada tanto quanto deveria, isto é, não lemos o bastante.

Uma questão que se coloca é a seguinte: será que os professores e a escola têm clareza do que é ler?

Que estratégias vamos ensinar? O papel das estratégias na leitura

São aquelas que permitem ao aluno planejar sua tarefa de modo geral. Perguntas que o leitor deve se fazer para compreender o texto:

Compreender os propósitos implícitos e explícitos da leitura. Que/Por que/Para que tenho que ler?

1. Ativar e aportar à leitura os conhecimentos prévios relevantes para o conteúdo em questão. Que sei sobre o conteúdo do texto?

2. Dirigir a atenção ao fundamental, em detrimento do que pode parecer mais trivial.

3. Avaliar a consistência interna do conteúdo expressado pelo texto e sua compatibilidade com o conhecimento prévio e com o “sentido comum”. Este texto tem sentido?

4. Comprovar continuamente se a compreensão ocorre mediante a revisão e a recapitulação periódica e a auto-interrogação. Qual é a ideia fundamental que extraio daqui.

5. Elaborar e provar inferências de diversos tipos, como interpretações, hipóteses e previsões e conclusões. Qual poderá ser o final deste romance?

6. Um conjunto de propostas para o ensino de estratégias de compreensão leitora pode ser considerado segundo BAUMANN (1985;1990) nos processos:

7. Introdução. Explica-se aos alunos os objetivos daquilo que será trabalhado e a forma em que eles serão úteis para a leitura.

8. Exemplo. Exemplifica-se a estratégia a ser trabalhada mediante um texto.

9. Ensino Direto. O professor mostra, explica e escreve a habilidade em questão, dirigindo a atividade.

10. Aplicação dirigida pelo professor. Os alunos devem por em prática a habilidade aprendida sob o controle e supervisão do professor.

11. Prática individual. O aluno deve utilizar independentemente a habilidade com material novo.

Estabelecimento de previsões sobre o texto

É importante ajudar as crianças a utilizar simultaneamente diversos indicadores: como títulos, ilustrações, o que se pode conhecer sobre o autor, cenário, personagem, ilustrações, etc. para a compreensão do texto como um todo.

Construindo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 39 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com