TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Planejamento E Gestão

Artigo: Atps Planejamento E Gestão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  2.130 Palavras (9 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

DISCIPLINA: FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICO – METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL III

ACADÊMICOS:

EUZANA GOMES FARIA – RA 414377

MARJORIE CONCEÇAO ANJOS DA SILVA FEIJÓ – RA 406429

VÂNIA PENA MUNIZ - RA 422424

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

PROFESSORA: Ms ELAINE CRISTINA VAZ VAEZ GOMES

Macaé– RJ

08 DE NOVEMBRO DE 2014

Introdução

A proposta apresentada por esta atividade tem por finalidade trazer a pauta a dimensão do Serviço Social e as possibilidades de atuação e intervenção do Assistente Social.

Veremos que promover cidadania é o principal objetivo do Assistente Social e que a visão tradicional que tratava o Serviço Social como ajuda e caridade vem sendo substituída pela defesa dos direitos sociais, através da justiça, liberdade, inclusão, realizando assim a transformação social e conseqüentemente promovendo cidadania.

Será abordado também a relação entre o Serviço Social e as instituições presentes no mercado de trabalho e as possibilidades de atuação profissional do Assistente Social.

Mostraremos que o novo perfil do Assistente Social deve ser de um profissional capacitado, atualizado e disposto a enfrentar mudanças, visto que novos campos e possibilidades de atuação surgem a todo momento.

Justificativa

Este trabalho está sendo realizado como atividade avaliativa da disciplina de Fundamentos Históricos e Teóricos – Metodológicos do Serviço Social III e para elaboração desta atividade foi proposto ao grupo de estudos que se realizasse pesquisas e levantamentos que trouxessem à discussão as possibilidades de atuação do Assistente Social no mundo contemporâneo.

.

A importância do Serviço Social na contemporaneidade e seus desafios

Ao longo de mais de 70 anos de existência no Brasil e no mundo, o Serviço Social vem ampliando sua atuação em todos os lugares onde se faça presente a questão social. Suas funções podem estar relacionadas a desenvolvimento de projetos, elaboração, execução e avaliação de políticas públicas, supervisão, consultorias da gestão de políticas, programas e de serviços sociais e ainda na prestação de assessoramento a movimentos sociais, bem como trabalhar com ações estatais e privadas para atendimento de população carente.

A formação do Assistente Social tem cunho humanista, onde há comprometimento com os valores que trazem dignidade e respeito às pessoas em suas diferenças e potencial, sem discriminação. Suas ações baseiam-se na compreensão do projeto ético – político da profissão, no código de ética, bem como com seu compromisso com a liberdade, a justiça e a democracia. O Assistente Social desenvolve uma capacidade crítica/reflexiva para poder compreender a problemática e as pessoas, com habilidade para comunicação e expressão oral e escrita, na articulação de políticas e sensibilidade no trato com as pessoas.

O objetivo do serviço social é a emancipação da sociedade, através do acesso aos direitos dos usuários por meio de políticas públicas e a função do Assistente Social é promover cidadania. Levar a todos os direitos que possuem garantidos na Constituição Federal e transformar pessoas que procuram por “ajuda” em verdadeiros cidadãos conscientes dos seus direitos e deveres.

Suas ações devem ser direcionadas à proteção e amparo, criando oportunidades de desenvolvimento humano, social e econômico.

A atuação do assistente social se dá na atualidade através de trabalhos de integração de equipes interdisciplinares. Essas equipes atuam no âmbito da formulação e implementação das políticas sociais, impulsionadas pelo processo de municipalização, tem contato com o mundo da informática e conhecem as novas tecnologias e as formas de gestão administrativa – entre outros aspectos.

Por tanto, devemos avançar e conquistar um efetivo mercado de trabalho, mas devemos nos preocupar também por melhorar o nível da formação profissional. Estes seguimentos estão estreitamente inter-relacionados, pois existe uma correlação entre as dificuldades da pratica profissional atual, os baixos salários, o aumento da clientela a ser atendida, e o preparo dos outros profissionais que disputam o mesmo espaço ocupacional.

Diferencial da profissão de Assistente Social

Atuação interventiva;

Emancipação;

Atribuições Sócio-Educativas;

Trabalha com o ser humano;

Tem como objeto de estudo a questão social;

Promove transformação social ao usuário;

Tralha com o coletivo e individualmente;

Desenvolve trabalho prático e intelectual;

Não agrega mais valia e sim redistribui.

Atribuições do Assistente Social

Trabalhar com políticas públicas nas áreas de: saúde, educação, habitação, trabalho, previdência, assistência social, lazer, família, criança e adolescente, idosos, meio ambiente, entre outras;

Projetar, gerenciar, e executar programas para melhoria das condições de vida da população;

Investigar a realidade social com vistas à construção de um conhecimento na área;

Intervir na realidade social de acordo com as demandas apresentadas pelos usuários dos serviços sociais;

Dirigir e coordenar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com