TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Psicologia E Serviço Social II

Ensaios: Atps Psicologia E Serviço Social II. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/3/2015  •  1.109 Palavras (5 Páginas)  •  490 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade Anhanguera – Valinhos/SP

Centro de Educação a Distância

ATPS – Atividades Práticas Supervisionadas

Psicologia e Serviço Social II – Análise do Filme:

Tropa de Elite

Professor EAD: Helenrose A. da S. Pedroso Coelho

Tutor presencial: Ana Silvia Franco Botelho

Tutor à distância:

Valinhos/SP

2014

Universidade Anhanguera – Valinhos/SP

Centro de Educação a Distância

Ana Paula de Castro Lima Ferreira

Ediana Aparecida Ferreira

Lucimari Baldasso dos Santos

Maria Aparecida Pelaquim Barquese

Siméia Cardoso

Terezinha Ribeiro Saloti

ATPS – Atividades Práticas Supervisionadas

Psicologia e Serviço Social II – Análise do Filme:

Tropa de Elite

Professor EAD: Ma. Elaine Cristina Vaez Gomes

Tutor presencial: Ana Silvia Franco Botelho

Tutor à distância:

Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da Faculdade Anhanguera de Valinhos, como requisito para a obtenção de conhecimento e atribuição de nota da disciplina de Psicologia e Serviço Social II.

Valinhos/SP

2014

Sumário

Introdução................................................................................................................. 03

Definição de Cultura................................................................................................ 04

Manifestações culturais no filme............................................................................. 04

Grupo x Poder.......................................................................................................... 05

Intervenção Técnica................................................................................................. 06

Referências............................................................................................................... 07

Introdução

A analise do filme Tropa de Elite será realizada neste trabalho com o objetivo de identificar as diferenças e semelhanças entre o homem e outros animais relacionados a comportamentos apresentados em grupos, assim como reconhecer as manifestações culturais do ser humano, entender os mecanismos sociais que podem interferir na vida psíquica e social dos indivíduos..

Tropa de Elite (2007) teve grande repercussão e aceitação em diversas camadas da sociedade, o filme é estruturado no narrador protagonista o Capitão Nascimento, um policial controverso que se vê como um dos principais personagens de uma guerra urbana em que as divisões entre “mocinho” e “bandido” não estão bem claras, e que por ser permanente cria uma cultura de violência constante.

Definição de Cultura

É o conjunto de elementos adquiridos a instrução, o saber; Conjunto de estruturas sociais religiosas, manifestações intelectuais, artísticas que caracterizam uma sociedade; Conjunto de tradições, técnicas e conhecimento de um povo.

Manifestações culturais no filme

O filme aborda inúmeras manifestações culturais, dentre elas os bailes funk, que relatam o tipo de musica local, danças sensuais e outras tendências como roupas curtas, ostentação de correntes, armas e relógios. A favela aparece em evidencia mostrando a cultura da sociedade que ali vive, nela vemos crianças armadas, violência gratuita entre traficantes de facções rivais, em contra partida vemos a “proteção” entre os moradores dessa comunidade. O filme também relata a classe média que ao mesmo tempo em que critica o trafico faz uso de entorpecentes, a policia, que deveria servir e proteger é corrupta e violenta, fazendo muitas vezes com que inocentes sejam punidos apenas para mostrar seu poder dentro das favelas.

Tropa de Elite é uma obra que descreve fatos ocorridos na segurança púbica no estado do Rio de Janeiro na década de 1990.

Este filme retrata especificamente problemas sociais como a corrupção entre os policiais e o tráfico de drogas nas favelas. Mostra uma realidade inexorável de um equilíbrio entre a munição dos bandidos e a corrupção dos policiais, no qual depende a paz local.

Retrata também a hipocrisia de uma sociedade que critica a ação de policiais em quanto não fazem nada para ajudar a combater, sem violência, o tráfico que é proibido, essa é outra cultura típica brasileira, de “achar o culpado”.

Grupo x Poder

Com base nos apontamentos de Martins, podemos descrever as seguintes características que tornam o Bope um grupo:

- existe uma relação de interdependência entre seus membros, embora sejam indivíduos totalmente diferentes uns dos outros.

- possuem uma identidade enquanto grupo; a polícia mais temida do Rio de Janeiro.

- possuem poder, enquanto grupo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com