TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Tecnologia De Gestao

Ensaios: Atps Tecnologia De Gestao. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2013  •  2.716 Palavras (11 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 11

A MUDANÇA NAS ORGANIZAÇÕES

Organizações que aprendem

As organizações precisam compreender o ambiente, tanto intero quanto externo, de tal forma que possam modificar seus processos. A empresa, assim como os indivíduos , aprende continuamente, por sofrer influências desse ambiente, e desenvolve mecanismos por intermédio de procedimentos e rotinas que passam a fazer parte da sua cultura; assim, a empresa aprende. A empresa deverá estar alinhada aos avanços tecnológicos a as atualizações conceituais.

A mudança exige comprometimento, envolvimento e objetivos claramente estabelecidos e difundidos entre todos os envolvidos. Quando se almeja a mudança de comportamento de um grupo é preciso que se considere que tanto o grau de dificuldade quanto o tempo envolvido no processo são maiores, pois estes contemplam aspectos motivacionais.

Para que tais ações estejam alinhadas ao objetivo e ao planejamento organizacional é imprescindível que exista uma liderança capaz de conquistar comprometimento e estimular a responsabilidade para co mos resultados por parte de todos os agentes. Toda mudança deve ser bem definida e delimitada, considerando que, uma vez determinados os objetivos, identifica-se qual é o estado atual do grupo envolvido e qual tipo de mudança é almejada.

Gerentes, em especial os que trabalham co o desenvolvimento de pessoas, como os profissionais de Recursos Humanos, tem um importante desafio: como definir novos modelos e promover a internalização destes para que as pessoas da empresa aceitem aprender novamente aquilo o que já fazem.

O conhecimento individual e o relacionamento interpessoal dos colaboradores, quando bem administrados, conduzem a criatividade e a iniciativa, pois a motivação para o compartilhamento do conhecimento parte do bem-estar, da satisfação e do comprometimento de todos os envolvidos. O conhecimento pode ser desenvolvido individualmente, mas, dentro de uma organização, precisa estar combinado com as competências e forças da equipe.

Mudança organizacional

A mudança organizacional é um processo de modificar a ordem existente, com o intuito de melhorar e eficiência da empresa, o nível de alcance de seus objetivos. Em virtude das novas tecnologias, de oportunidade de crescimento global e da tendência de enxugamento de pessoal, praticamente todas as empresas modernas estão, de alguma maneira, mudando.

As organizações precisam estar atentas às novas demandas da moderna sociedade, porque ela está mais exigente e não somente quanto aos avanços tecnológicos e inovações, mas também quanto às ações empresariais, pois tem cobrado transparência e responsabilidade.

O primeiro elemento que se deve considerar no processo de mudança é o agente de mudança, o individuo de dentro (gerente ou outro colaborador) ou de fora da empresa (consultor externo) que será designado a promover mudanças.

É necessário que se estabeleça o que tem de ser mudado e como isso deve ser feito, quais indivíduos serão afetados e é necessário que se realize uma avaliação do processo. Administrar o estresse consiste em tarefa árdua para os administradores. Trabalhadores, em todo s níveis hierárquicos, tem sofrido forte pressão por resultados e, em muitos casos, sofrem pressões mais perniciosas, o chamado assédio moral.

É fincão da gerencia adotar critérios que previnam o estresse organizacional, podendo, para tanto, apoiar as pessoas dentro da empresa para que enfrentem o clima formal e inflexível das grandes burocracias; permitir que os funcionários sejam criativos, mudando a forma de trabalhar, para que sejam menos enfadonhas as rotinas, e a gerencia deve indicar aos seus colaboradores qual deverá ser o próximo passo dentro de sua carreira e quando ocorrerá.

Ante tantas mudanças, novas formas e modelos para se administrar, é necessário que se inovem as teorias, essa inovação das teorias chamamos de novos paradigmas.

Paradigmas

O termo paradigma serve para indicar modelos ou padrões, que servem como referência, para explicar as pessoas como lidar com diferentes situações e ajudá-las nisso (Maximiano, 2008, p. 19).

É possível afirmar que os paradigmas – que são as teorias dominantes num certo período – tem função normativa, pois postulam o que é ou não possível e estabelecem noções a respeito de como o mundo é constituído e do seu funcionamento. Quando muitas questões surgem e já não são solucionadas pelo paradigma vigente, a teoria entra em crise e dá início a uma revolução e a um novo paradigma.

É preciso que o administrador desenvolva uma competência paradigmática, permitindo que sua mente, por intermédio das suas faculdades intuitivas, veja os problemas por diferentes ângulos e que invente criativas soluções para eles. Alem disso, é fundamental que esse profissional possa apoiar em vez de dirigir e controlar sua equipe, estimulando e motivando seus liderados.

Atualmente, as organizações são bem mais flexíveis e, em razão dessa nova relação entre colaboradores que, com seus pares e lideres, planejam e definem metas, foi criada uma nova forma de trabalhar em que são orientados, incentivados e, se necessário, corrigidos, contudo, o líder não interfere na realização das atividades, permitindo que estes se auto-organizem e busquem resultados.

Nesse novo paradigma, podemos observar que os trabalhadores do conhecimento são mais importantes quando atuam em equipe do que individualmente.

Processos

Os processos nas organizações surgiram como um meio de garantir as empresas respostas rápidas ao novo contexto global de negócios para que se criem e mantenham valores aos clientes na busca por vantagem competitiva. Processo é um conjunto de atividades que transforma os insumos (input ou entrada), agregando-lhe valores (processo) a fim de produzir (output ou saída).

Para uma organização obter o Maximo resultado é preciso entender quais são e como funcionam os vários processos existentes. Enquanto nas organizações tradicionais é possível observar departamentos isolados, comandados por um chefe que controla todas as atividades, bem como seus subordinados, nas organizações orientadas por processos, pode-se observar maior dinamismo e agilidade, pois os processos permitem que se tenha uma visão clara do fluxo das atividades dentro de um processo, temos atividades que agregam valor ao produto ou serviço, e existem aquelas que consistem em desperdício, retrabalho.

A flexibilidade de um processo é a capacidade da organização em dar respostas quanto às necessidades de volume ou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com