TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Tecnologia De Gestao

Trabalho Universitário: Atps Tecnologia De Gestao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/3/2015  •  2.333 Palavras (10 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 10

UNIDERP - ANHANGUERA INTERATIVA

POLO PADRÃO

GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

3º Semestre

TECNOLOGIAS DE GESTÃO

Introdução

As organizações para serem competitivas e lucrativas, precisam estar atentas ao seu ambiente interno e externo, não deixando de perder de vista o referencial ambiental como o principal tópico dos processos de mudanças organizacionais, que incorporam ao ambiente empresarial novas tecnologias e novos modelos de gestão.

A rapidez com que as mudanças ocorrem, a dificuldade de se ter uma previsão do futuro e a história da empresa são fatores que dificultam a adaptação organizacional. As

possibilidades e as limitações das mudanças em qualquer organização são influenciadas

pela história, pelas atitudes, pelos relacionamentos entre os grupos de interesse e pela

mobilização para a mudança dentro de sua estrutura de poder. As empresas tem a tendência de utilizar suas experiências anteriores para basear as previsões e ações futuras mas, como atualmente as mudanças estão acontecendo cada vez mais rápido, muitas vezes as premissas de épocas passadas já não valem mais para o presente e, nem mesmo podem compor referências consistentes e confiáveis para o futuro. Por isso, quase todas as organizações introduzem pelo menos pequenas mudanças adaptativas, adequando-se às modificações ocorridas em seu meio ambiente, uma vez que desejam sobreviver no mercado.

Pela pesquisa feita e uma entrevista feita com uma empresa de pequeno porte, percebe-se que a maior parte das organizações, hoje, estão continuamente em mudança, podendo elas próprias redefinir, mudar e influenciar seu ambiente, adaptando sua estrutura, seu sistema de informações, seus modelos administrativos e de relações humanas, sua tecnologia, seus produtos, seus valores e suas normas às necessidades do mercado.O processo de mudança pode ser classificado como um processo de aprendizagem, em que

a organização está constantemente reavaliando seus processos para detectar seus pontos

fortes e fracos tentando concertar possíveis erros cometidos em sua trajetória.

Mudança nas Organizações e Papel do Gestor Organizacional

Locamaq Locação e Prestação de Serviços Ltda, localizada na Rua Agostinho Bacha S/N – Quadra 10 – Lote 4 – Bairro Monumento – Campo Grande MS. Representada por seu gerente Administrativo Fernando Pinheiro.

Empresa de pequeno porte, atua no seguimento de venda de peças semi-novas e oficina mecânica de máquinas pesadas como ( Caterpillar – Volvo – Fiat –Michigan e outras).

Missão – Atender com satisfação nossos clientes, parceiros, equipe e a sociedade, atuando nesse segmento de máquinas pesadas, garantindo os valores e a sustentabilidade nos negócios.

Valores – Satisfazer os clientes; Honestidade acima de tudo; Trabalho em Equipe para um resultado positivo e lucrativo; Respeito ao Meio Ambiente.

A empresa foi escolhida por apresentar características de Mudanças na Organização.

Mudança Organizacional e quebra de Paradigmas – Como uma empresa deve se preparar para mudar sempre

De acordo com Chiavenato e outros autores, a mudança organizacional implica muitas transformações dentro da empresa, interrupções em vários segmentos e perturbação aos colaboradores.

Essa mudança é um processo de modificar o andamento atual da empresa, com o intuito de melhorar ainda mais a eficiência da empresa. Essas modificações envolve qualquer segmento, mas, em geral, atingem as linhas da autoridade, os níveis de responsabilidades dentro da empresa.

A quebra de paradigmas também está presente no contexto como forma de orientar aqueles que precisam de limites e padrões pré-estabelecidos. Os gestores vêem os paradigmas, como uma das formas de evitar a falência das empresas.

As mudanças significam correr riscos, é importante identificar o que é certo e errado e analisar uma maneira viável para que a empresa obtenha bons resultados, a empresa deverá estar ciente que irá encontrar resistência por parte das pessoas por paradigmas anteriores.

É indispensável que as empresas tenham alta estabilidade, ser flexíveis, bastante focada, e de alta performance mas de baixo custo e de longo prazo, e com isso estas contradições são na verdade a quebra de paradigmas da organização centralizadora e opressiva.

Para as organizações, o ambiente está em freqüente movimento e mudanças, portanto, elas devem ter um olhar atento para os seus sistemas e o ambiente que elas estão inseridas, a fim de que possam adaptar seus processos e mudar, sempre que necessário.

Papel do Gestor Organizacional

Conceito

O conceito de Gestor Organizacional é o ato de gerenciar e administrar - está imbuído de novas responsabilidades que complementam suas funções ou habilidades que devem estar alinhadas às necessidades e exigências do mundo contemporâneo.Terá de adotar um modelo orientado por princípios e valores expressos na missão e que reflitam a cultura da empresa para administra-la rumo ao objetivo.

O Gestor tem como características desenvolver habilidades para compreender as mais diversas situações, tanto as que envolvem o ambiente interno e externo, para lidar com os paradoxos da economia. O dinamismo e os conhecimentos técnicos e conceituais também são características desejáveis, pois o gestor é responsável por criar e operacionalizar empresas e produtos sensíveis ao consumidor.

Papéis do Gestor:

Interpessoal

Representação: Assume deveres cerimônias e simbólicos ( Documentos Legais ).

Liderança : Dirige, motiva , treina, aconselha e se comunica com as pessoas.

Ligação : Mantém redes de comunicação dentro e fora da empresa ( Reuniões).

Informacional

Monitoração: Manda e recebe informações ( lê revistas e relatórios ).

Disseminação: Envia informações para membros de outras organizações.

Porta-Voz: Transmite informações para pessoas de fora ( memorandos ).

Decisorial

Empreende: Inicia projetos, identifica idéias, assume riscos, delega.

Resolve Conflitos: Toma ação corretiva em disputas ou crises.

Alocação de Recursos: Decide a quem atribuir recursos. Programa e orça.

Negociação: Representa os interesses da organização em negociações.

Entrevista

Gestor: Nelson Dutra Silva ( Locamaq )

1- O que você pensa sobre o Gestor Empresarial?

2- E sobre os papéis do Gestor dentro da empresa.

Uma pessoa empreendedora, fundamental e importante, sem ele não existiria a empresa. O Gestor deve estar preparado e atento com o mercado nacional, pois este é competitivo e sofre várias modificações ao longo do tempo. Um dos papéis que o Gestor desenvolve dentro da empresa e que acho que é de extrema importância é o papel interpessoal, que se faz através da liderança, aonde ele dirige, motiva, treina, orienta e se comunica com os subordinados.

Comparando o PLT e o Gestor da Locamaq, o líder da empresa tem um grande desafio: entender, refletir, agir, ensinar, coordenar pessoas, recursos materiais e naturais buscando os melhores resultados para todos em geral. Para que as organizações sejam eficazes, os gestores tem que efetivamente serem líderes, desempenhando um papel fundamental na formação e na transmissão da cultura organizacional.

Conforme a empresa entrevistada o Gestor citou a importância da liderança e frisou que: liderança difere de gerenciamento; enquanto, gerenciamento é lidar com a complexidade, ou seja, tende a propiciar ordem e consistência ao se planejar estruturas organizacionais e acompanhar os resultados, liderança é lidar com a mudança, é estabelecer uma visão de futuro.

Gestão da Qualidade Total

Conceito

Conhecida como TQM ou TQC, focado nas necessidades dos clientes, além de tornar a qualidade prioridade nas empresas, torna-se um processo de melhoria, envolvendo todas as áreas das organizações.

Segundo Campos ( 1992,p.193 ) a TQC é o controle exercido por todas as pessoas, para satisfazer as necessidades de todas as pessoas.

- Orientação pelo cliente;

- Qualidade em primeiro lugar;

- Controle de processos;

- Controle de dispersão;

- Respeitar o empregado como ser humano.

Na visão de Ishikawa (1993), o TQC é uma revolução do pensamento administrativo, sendo baseado em seis princípios:

- Qualidade em primeiro lugar;

- Orientação para o consumidor;

- O próximo processo é o cliente;

- Usar fatos e dados para as recomendações;

- Respeito pela humanidade;

- Gerenciamento por funções cruzadas.

Terceirização na empresa de estudo:

Podemos entender por terceirização o processo por meio do qual determinada atividade executada por uma organização passa a ser suprida por terceiros.

Terceiros são entidades externas à determinada organização, podendo ser caracterizados por uma organização (seja empresarial ou não ) ou até por uma pessoa física ( autônomo prestador de serviços ) ou ainda uma cooperativa.

1- A empresa Locamaq passou por dois processos de terceirização executados na parte da oficina. Toda a parte de Tornearia das peças e a Retífica nos motores das máquinas passou a ser feita por outra organização.

Vantagens Desvantagens

Conforme os gestores, a empresa teve um ganho muito significativo nesses serviços, exemplo disso, a diminuição de custos e várias vantagens na qualidade e no tempo de montagem nas máquinas. Conforme os gestores, a desconfiança por parte do proprietário do equipamento, com relação a empresa terceirizada ( prestadora de serviço).

2- Identificamos outro serviço na oficina, que pode ser terceirizado. Passaria a parte de assistência técnica em campo, para uma pessoa autônoma prestadora de serviços:

Vantagens Desvantagens

Uma das vantagens é de não mais disponibilizar um funcionário para o local.

Recebimento de comissão sobre os serviços indicados Perda do controle de qualidade nos serviços, realizada por um autônomo e não mais pela empresa.

Tecnologias de Gestão

Benchmarking – Processo contínuo de medirmos e compararmos os nossos produtos, serviços e práticas com os mais fortes concorrentes ou com as empresas reconhecidas como líderes da indústria. É tornar a organização mais competitiva, promover o desenvolvimento e o crescimento organizacional, por meio do aperfeiçoamento dos processos. Um dos motivos para fazer o Benchmarking é a Aprendizagem Contínua, aonde você irá trazer sempre novos conhecimentos para dentro da organização.

Open-Book Management – Metodologia de aplicação bastante simples e de resultados notáveis, que permite envolver as pessoas, e fazer que assumam conjuntamente a responsabilidade pelo sucesso organizacional. É uma opção de gestão que tem como premissa básica a divulgação transparente de todos os dados organizacionais, pelos responsáveis.

Reengenharia – Significa fazer uma nova engenharia da estrutura organizacional. Uma reconstrução, e não apenas uma reforma total ou parcial da empresa. Não se trata de fazer reparos rápidos, mas de fazer um desenho organizacional totalmente novo e diferente. A Reengenharia direciona o seu processo para as atividades que agregam valores e apresentam algumas características: Coordenação das atividades estruturadas em tempo e espaço; Objetivo de produzir um bem ou um serviço; Resultado em um produto ou serviço para um cliente.

Empowerment – Trata-se de dar poder, autoridade e responsabilidade às pessoas para torná-las mais ativas e proativas dentro da organização. Outra importante preocupação na aplicação do Empowerment, é com a cultura e com a disposição de toda a organização para essa implantação, as pessoas dentro da organização só estarão satisfeitas se a verdade estiver presente. O discurso dos lideres tem que ser igual à prática e enfatiza também que a hipocrisia leva o resultado negativo.

Gestão e Organização Horizontal – É uma tecnologia que, tomados todos os cuidados em sua implantação, favorece a incorporação das tecnologias de gestão e compartilhamento do conhecimento, facilita e acelera o desenvolvimento dos talentos, da intuição e da competência dos profissionais da organização, o que permite a esses profissionais uma maior participação em tudo que envolve as suas atividades.

Capital Intelectual e Gestão do Conhecimento – Conjunto de elementos organizacionais intangíveis capazes de criar valor organizacional no futuro, proporcionar vantagem competitiva para as empresas que tem competência para gerir o conhecimento de seus funcionários notáveis.

Já o conhecimento envolve aspectos mais amplos e profundos, é uma mistura fluída de experiência condensada, valores, informação contextual. Ele tem origem e é aplicado na mente dos conhecedores. Nas organizações, ele costuma estar incorporado não só em documentos, mas também em rotinas, processos, práticas e normas organizacionais.

Os autores identificam dois tipos de conhecimento: o Tácito e o Explícito.

Relatório para analise de Ganho e Qualidade

Campo Grande, 20 de junho de 2013.

Empresa: Locamaq

Após analise, chegamos à conclusão de que a melhor ferramenta para a empresa será o Empowerment.

A equipe verificou que na parte da Oficina, os colaboradores não tem voz ativa e esperam muito pelo gestor para tomada de decisões, e muito dos serviços ficam atrasados e não são entregues no prazo determinado.

Com essa tecnologia, a qualidade será melhor e os resultados de entregas serão alcançados. Essa ferramenta, será de muita importância, dará mais poder e mais responsabilidades para os colaboradores.

Analise do texto

Como definir e escolher o melhor sistema de gestão para uma empresa?

Que cuidados devem ser tomados?

É possível tomar decisões gerenciais sem os sistemas de apoio à decisão gerencial?

Quais riscos que o gestor corre neste caso?

Fazer uma pesquisa de mercado com os sistemas disponíveis, agendar visitas para demonstração, ver se o sistema atende as necessidades da empresa ou se pode ser adequado a sua realidade. Ou contratar uma empresa ou profissional especializado para desenvolver um sistema específico.

A empresa deve tomar cuidado ao contratar, deve-se verificar a idoneidade do prestador de serviços, levando em consideração, sua missão e seus valores. Consultar antigos clientes também ajuda na hora de decidir.

Torna-se quase que impossível tomar decisões sem o auxilio das ferramentas de gestão. Os gestores precisam fazer de todas as ferramentas disponíveis para alcançar a máxima qualidade em sua gestão.

Conclusão

O objetivo dessa etapa da ATPS é mostrar a importância da terceirização nas empresas e as ferramentas da tecnologia de gestão organizacional e como podemos aplicá-la na prática.

Na verdade, a terceirização é um fenômeno que se estabeleceu nos meios empresariais de forma abrangente e que vem se solidificando cada vez mais. Tal feito interfere na clássica e pragmática relação de emprego, pois transfere a execução de certas atividades para outras empresas, visando ao incremento da competitividade pelo aumento da produtividade, que poderá possibilitar a redução de custos e o aumento de qualidade.

Esse processo de terceirização foi aplicado na empresa citada e vimos que os gestores estavam satisfeitos com os resultados que proporcionaram para organização, trazendo muitas melhorias com relação aos custos.

Conclui-se também que os Gestores atuais percebem a necessidade de flexibilização e descentralização das empresas, envolvendo mais os funcionários nos processos de tomada de decisão e de mudanças, mas devido as estruturas altamente hierarquizadas e centralizadoras não podem colocar esse pensamento em prática, pois não lhes é dado oportunidade e autonomia suficiente para a implantação de mudanças em sua área de responsabilidade. O resultado mostra que na maior parte das empresas, as decisões são tomadas pela alta administração, cabendo aos gestores realizar as mudanças determinadas e direcionadas pela diretoria.

Mas é importante ressaltar que para se alcançar a flexibilização organizacional é necessário que ocorra uma Quebra de Paradigma, implicando em uma reorientação dos modelos mais rígidos de administração para aqueles mais flexíveis e adaptativos. Esse tipo de mudança é demorada e exige uma visão a longo prazo dos objetivos da empresa.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

PLT - FRANCO, Decio; RODRIGUES, Edna de A,: CAZELA, Moises M. Tecnologia e Ferramentas de Gestão. São Paulo: Alínea, 2011

Locamaq – empresa pesquisada

...

Baixar como  txt (16.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »