TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Tecnologia De Gestão Etapa 1

Trabalho Universitário: Atps Tecnologia De Gestão Etapa 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2014  •  1.402 Palavras (6 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 6

TEMA: MUDANÇA NAS ORGANIZAÇÕES E O PAPEL DO GESTOR ORGNIZACIONAL

EMPRESA: ESCRITÓRIO CONTÁBIL ALVORADA, situada na Rua Leonardo Mecca, nº 40, Centro do município de Ribeirão Pires/SP.

MISSÃO: Contribuir para o sucesso dos negócios de nossos clientes, atuando com excelência na prestação de serviços contábeis, visando o desenvolvimento da sociedade e o progresso do país.

VISÃO: Ser uma empresa à frente de seu tempo diante das alterações legislativas por meio da inovação e modernização dos procedimentos contábeis.

VALORES: Nossos serviços estão fundamentados no mais alto padrão de ética, prezando a confiança no relacionamento com os clientes e atuando de forma responsável e transparente; trabalhando em contínua sintonia com seriedade e respeito mútuo fazendo da profissão contábil uma verdadeira paixão para todos os colaboradores.

NOME E CARGO CONTATO: Natalia Weber, encarregada do departamento de pessoal, telefone 48286944, e-mail pessoal@alvoradacont.com.br.

ESCOLHA: Trata-se de uma empresa que atua na cidade a mais de 20 anos tendo como prioridade proporcionar aos clientes a satisfação total de suas necessidades, sejam elas das mais simples às mais complexas. Atualmente conta com total de 10 funcionários, sendo uma encarregada e uma auxiliar para cada departamento, mais os dois sócios que dirigem a empresa pessoalmente. Em função da pouca quantidade de funcionários nunca foi possível o fechamento da mesma em finais de ano. A proposta da mudança é referente a essa Quebra de Paradigmas em que nunca foi possível a cooperação dos Departamentos (que trabalham individualmente) para um trabalho em equipe, para que haja ao final o objetivo atingido de um bem maior, trazendo benefícios para todos.

MUDANÇA: conscientizar e convencer a diretoria, os líderes e colaboradores, da empresa acima citada, para a necessidade de mudanças com a finalidade de melhorar os resultados da organização e consequentemente a satisfação de todos, inclusive dos clientes.

OBJETIVO: antecipação em 15 dias na preparação e entrega das folhas de pagamento, a fim de que os clientes possam se programar para o devido pagamento de salários e encargos.

POSSÍVEIS RESISTÊNCIAS: a diretoria não aceita muito bem a ideia por trabalhar da mesma forma por muitos anos. Os outros departamentos que consequentemente estão interligados ao Departamento de Pessoal não querem alterar seus prazos de repasse das informações.

CONTORNO DAS OBJEÇÕES: a responsável pela ideia da mudança explica que se todos os Departamentos se unirem para a antecipação do trabalho, através das solicitados de documentos aos clientes com mais agilidade e repasse das informações necessárias ao Departamento de Pessoal, todos irão ganhar com isso, pois haverá uma folga de calendário ao final do ano proporcionando um descanso a todos entre o período de Natal e Ano Novo. Os clientes por sua vez, tendo em mãos seus valores de salários e encargos antecipados, poderão planejar ações em seus estabelecimentos, a fim de que possam alavancar o crescimento financeiro para sobra de caixa.

CONSIDERAÇÕES:

Este trabalho iniciou-se a partir de uma pesquisa bibliográfica, sobre o tema com análise e comentários sobre o assunto. Também foram colhidas informações junto da diretoria da empresa. Por último foi realizada uma pesquisa de campo com os líderes e colaboradores da empresa para poder avaliar como estão sentido e o que pensam em relação às mudanças adotadas.

A busca por vantagem competitiva no mercado globalizado tem influenciado várias mudanças organizacionais nas empresas. Estas mudanças são descontínuas gerando conflitos na organização e perda de competitividade. A competição globalizada influencia a forte ligação entre a tecnologia da informação, as mudanças organizacionais e o crescimento da produtividade. Neste cenário altamente competitivo e volátil, a criação de vantagens competitivas visa à sobrevivência da organização no mercado. Não basta adquirir a vantagem competitiva. É preciso mantê-la. Todavia, o crescimento e mesmo a sobrevivência das organizações passa cada vez mais pela necessidade de mudanças não planeadas, a grande velocidade, o que implica que a concepção e a execução se realizem quase ao simultaneamente, numa espécie de improvisação organizacional.

Uma mudança extrema exige assim um maior apoio à transição dos indivíduos da situação anterior até à situação nova. A resistência à mudança deve ser antecipadamente prevista, de modo a utilizarem-se procedimentos e técnicas que permitam prevenir a sua emergência ou, pelo menos, reduzir a sua magnitude.

A socialização da informação, a participação e decisão na informação que acompanha o processo são decisivas para a realização da mudança, já que esta implica majoritariamente a mudança não só de comportamentos, mas de atitudes e de valores e está relacionada primeiramente com os recursos humanos da organização e com as práticas de gestão de pessoal (sistema de remunerações, sistema de promoções, mudança nos papéis, entre outros).

Ao gestor cabe a criação e manutenção de um ambiente favorável ao aprendizado, ao estímulo de participação e comprometimento dos colaboradores. Ao indivíduo cabe a percepção da necessidade de atualização e aprendizado constantes. É um pacto com o autodesenvolvimento e a auto-realização, participação e autonomia dos indivíduos.

O gestor deve ser um agente facilitador para que a organização e seus indivíduos atinjam os objetivos propostos. Seu papel é de mediador entre os objetivos propostos e a necessidade dos indivíduos no que tange ao alcance desses objetivos. Deve considerar a liderança um veículo de incremento às transformações do ambiente, tais como:

– o aumento da consciência do pessoal em relação às pressões externas e internas para a mudança e na maneira como estas pressões se ajustam aos objetivos empresariais;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com