TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Teoria Da Adm

Dissertações: Atps Teoria Da Adm. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  622 Palavras (3 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 3

A importância da Sociedade Anônima

Sociedade anonima é muito importante pois proporciona maior capacidade de reuniao de recursos uma vez que seus sócios acionistas podem nem se conhecer e estarem apenas interessados em lucro e, para isso, terem comprado açoes dessa empresa na bolsa de valores. Importante observar que a companhia só pode ser aberta se tiver autorização do governo para isto. Vale destacar que essas companhias abertas apresentam luquidez muito maior do que as fechadas.

A fim de entendermos as sociedades anonimas um conceito que deve ser trabalhado é o da ação, uma vez que esse termo é encontrado em qualquer caracterização básica dese tipo societário

Definição precisa é deduzida do próprio conceito de sociedade anônima uma vez que, se elas têm seu capital social dividido em ações, estas poderiam ser definidas como uma parcela do capital dessas mesmas sociedades anônimas.

Importante também discorrer sobre o valor da ação já que a doutrina nos ensina que, dependendo do ângulo de observação a ação pode ter variados valores, vale dizer, valor nominal, valor patrimonial, valor de negociação, valor econômico e preço de emissão. Explico agora cada um deles.

Valor nominal é aquele resultante da divisão do capital social pelo número de ações emitidas. Importante ressaltar que nem todas as ações são obrigadas a ter valor nominal atualmente. Tal valor funciona como uma garantia do investidor contra o fenômeno econômico da diluição. Este acontece quando são emitidas mais ações de uma sociedade empreária por valor inferior ao seu valor patrimonial. Assim os acionistas antigos sofreriam prejuízos. O valor nominal, para as ações que o tem, funciona como uma barreira a isso uma vez que não podem ser vendidas novas ações com preço estipulado menor do que o valor nominal das antigas.

Valor patrimonial é aquele obtido pela divisão do patrimônio líquido da sociedade empresária pelo número de ações desta. Considera-se patrimônio líquido, grosso modo, a diferença entre o ativo e o passivo de uma sociedade. Por exemplo, no caso de um ativo de 100000 e um passivo de 20000 teríamos uma patrimônio líquido de 80000. Importante mencionar que podem ser subscritas novas ações com valor inferior ao valor patrimonial das antigas, o que acarretaria na diluição e consequente prejuízo aos acionistas antigos. No caso das ações terem valor nominal, a subscrição de novas ações deve considerar como mínimo esse valor, e não o valor patrimonial como regra.

O valor de negociação, por sua vez, é aquele que foi acordado pelas partes num ato de compra e venda. Não nos cabe aqui analisar se o negócio que alguém, por sua livre manifestação de vontade, concluiu lhe foi benéfico ou prejudicial nesse caso. Tendo as partes firmado acordo sobre o valor de compra e venda é esse o valor negocial da ação nesse caso concreto. Por valor econômico entendemos aquele apontado por profissionais especializados nessa análise. Tal cálculo é bastante complexo e, em última análise, tem como objetivo medir o preço que um investidor racional pagaria por aquelas ações.

Por valor econômico entendemos aquele apontado por profissionais especializados nessa análise. Tal cálculo é bastante complexo e, em última análise, tem como objetivo medir o preço que um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com