TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps serviço social

Por:   •  24/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  741 Palavras (3 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 3

O serviço social teve suas origens especialmente na igreja católica com suas raízes cristãs de assistencialismo, era a igreja Católica quem controlava todo processo de ajuda ao próximo e benefícios aos menos favorecidos, e tinha patrocínio da burguesia que por sua vez buscava seus próprios interesses.

Com sua prática inspirada na providencia divina, visava alinhavar a classe operaria para o capitalismo industrial.

Os acontecimentos e a evolução do serviço social no Brasil tiveram grandes influencia da igreja católica, em 1922 foi organizada a primeira conferencia de ação católica; anos mais tarde o Brasil contou também com influencia européia.

Tendo em vista a grande exploração a classe operaria passa a reagir contra o capitalismo em busca de condições dignas de vida, somente com a intervenção do estado foi possível amenizar tal situação.

 O sistema capitalista surge com a introdução de indústrias nas cidades e gera o mundo da divisão. Nesse momento observamos a luta da maioria x minoria.

O movimento de reconceituação do serviço social  trouxe muitas mudanças para o serviço social , deixando de lado o conservadorismo e técnicas importadas do serviço social Norte-Americano.

 Mas Somente a partir  na década de 1950 a partir dos processos de urbanização e industrialização que se deu maior reconhecimento a importância do serviço social.Através da Lei nº 3.252 de 27de agosto de 1957, sendo revisada para atender a legislação em vigor, e as mudanças da Constituição Federal de 1988, hoje a Lei que regulamenta a profissão é de Nº 8.662 de 07.06.199 lei 8.662,de 7 de junho de 1993, foi regulamentada a profissão.

        Nesse momento as praticas são adequadas a realidade do país e rompe-se então com o conservadorismo, a partir daí novas técnicas e métodos foram adotados adequados a realidade atual do país e das necessidades da população.

A busca pela compreensão da realidade de cada indivíduo é de suma importância de forma que possa trazer propostas coerentes para cada caso.

Ainda hoje o profissional do serviço social tem o desafio de vencer as praticas conservadoras que marcaram de forma assistencialista a profissão por décadas.

Tendo em vista, altos índices de desemprego, preconceito, discriminação, trabalho infantil, violência, precariedade na saúde, educação, habitação entre outros, pode-se observar a grande valia do profissional do serviço social na atualidade.

        O campo de trabalho do assistente social é bastante amplo e é diretamente ligado ás políticas públicas e sociais viabilizando os direitos dos cidadãos. Podemos citar algumas áreas de atuação do profissional do Serviço Social, como Instituições da sociedade civil, organizada, na saúde, empresas privadas, na justiça como vara da família e da Juventude, sistema penal e de mediadas sócio-educativas para jovens em conflagração com a lei entre outros.

Atuam em organizações de esfera estatal, empresas mercantis, ONGS e trabalhos autônomos elaborando ,coordenando , analisando, executando planos programas e projetos, buscando assegurar os direitos dos cidadãos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (75 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com