TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atuação Do Enfermeiro

Monografias: Atuação Do Enfermeiro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2013  •  1.172 Palavras (5 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

A Atuação do Enfermeiro na Prevenção e Progressão da Doença Renal Crônica está presente nos núcleos de saúde da família e nas unidades básicas de saúde.

Através da identificação dos fatores de risco e o atendimento direto e indireto na prevenção e progressão da DRC representado pelo atendimento assistemático na região oeste de Ribeirão Preto/SP, demonstraram que as enfermeiras possuem diferentes níveis de conhecimentos dos fatores de risco para a DRC, em relação aos fatores mais relevantes na atenção básica à saúde.

O atendimento direto contempla diagnóstico/complicações, estadiamento e encaminhamento ao nefrologista, enquanto que o atendimento indireto contempla medidas preventivas com mudanças de hábitos de vida.

Este estudo teve como objetivo identificar os conhecimentos dos enfermeiros atuantes em serviços de atenção básica à saúde acerca da prevenção e progressão da Doença Renal Crônica (DRC).

O estudo proposto é de abordagem metodológica qualitativa. A pesquisa foi aplicada as enfermeiras atuantes nos núcleos de saúde da família e nas unidades básicas de saúde da região oeste de Ribeirão Preto /SP, entre outubro de 2008 e fevereiro de 2009.

A atuação do enfermeiro na região do oeste de Ribeirão Preto/SP contribuiu de forma preventiva da DRC, para a melhoria nos serviços de atenção básica à saúde. Porém é preciso organizar e preparar equipes de saúde com o estabelecimento de protocolos específicos para a educação na assistência aos pacientes de risco ou com DRC.

MÉTODOS

Foi utilizada a abordagem metodológica qualitativa, sendo o método de coleta de dados a história oral temática. A coleta de dados foi realizada entre outubro de 2008 e fevereiro de 2009 com 12 enfermeiras atuantes nos núcleos de saúde da família e nas unidades básicas de saúde da região oeste de Ribeirão Preto/SP. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas e as falas foram analisadas e categorizadas Segundo Meihy.

RESULTADOS e DISCUSSÃO

Participaram deste estudo 12 enfermeiras, com idade entre 28 e 54 anos (idade média de 45,3 anos). Sendo que sete delas trabalhavam em UBS e cinco em NSF da região oeste de Ribeirão Preto, todas residiam e mantinham vínculo empregatício no município.

O tempo de atuação profissional nas unidades teve média de 108 meses e a renda média foi de 8,47 salários mínimos (valor vigente: R$ 465,00 – http://www.mte.gov.br/sal_min/default.asp).

É importante ressaltar a formação profissional dessas enfermeiras: 02 concluíram a graduação em instituição privada e 10 em instituição pública. A pós-graduação foi realizada por 10 enfermeiras, sendo que 06 fizeram lato sensu, 02 stricto sensu e 02 lato sensu e stricto sensu. A pós-graduação em nefrologia nãofoi realizada por nenhuma participante. Quanto a participação em evento de difusão de conhecimento científico, nos últimos cinco anos, a média foi um evento por ano, nos quais apenas 03 enfermeiras receberam alguma Informação acerca da DRC.

Quanto à atuação na Prevenção e Progressão da DRC as enfermeiras descreveu a assistência prestada aos pacientes. Foram analisados e interpretados os relatos sobre esta assistência realizada no cotidiano das enfermeiras relacionando-os com os conhecimentos sobre o tema proposto.

A trajetória histórica foi construída a partir dos temas identificados, originando duas categorias:

- Atendimento assistemático na prevenção e progressão da DRC;

- Atendimento à DM e HAS.

Em relação ao atendimento assistemático não apresenta padronização de ações para atingir objetivos específicos na prevenção e progressão da DRC. São recomendadas condutas atuais com base em evidencias científicas para a identificação e manejo de pacientes que possuem perfis de riscos específicos. O atendimento assistemático não garante a identificação de lesão em órgãos –alvo, o tratamento e controle dos casos por meio do planejamento da assistência são baseados em conhecimentos científicos.

Medidas de Prevenção da DRC: Combate ao fumo e ao álcool; Combate à obesidade e ao sedentarismo. Tais medidas devem ser implementadas no atendimento aos pacientes na atenção básica em saúde. É importante ressaltar que tais medidas visam á promoção da saúde e o controle rigoroso da DM e HAS, bem como a investigação da função renal, em especial nos grupos de risco ara DRC. Nos relatos ficam evidentes as dificuldades no manuseio clínico desses pacientes, portanto são necessários a capacitação de profissionais, o estabelecimento de diretrizes clínicas, a realização de exames laboratoriais, o acesso a medicamentos e a equipamentos para diagnóstico.

Quanto à identificação dos Fatores de Risco, a DRC

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com