TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Auditoria de Recursos humanos

Por:   •  9/12/2016  •  Trabalho acadêmico  •  922 Palavras (4 Páginas)  •  478 Visualizações

Página 1 de 4

Amaral, Isabel Cristina Pereira, Caroline dos Santos Guilherme, and Curso de Ciências Contábeis. "A RELEVÂNCIA DA AUDITORIA DE RECURSOS HUMANOS."

RESENHA CRÍTICA

Uma análise descritiva é o que se apresenta a seguir, cujo texto-fonte foi o artigo “A RELEVÂNCIA DA AUDITORIA DE RECURSOS HUMANOS” tendo como autoria Isabel Cristina Pereira Amaral, mestre em Educação, Comunicação e Administração e Caroline dos Santos Guilherme estudante de Ciencias Contáveis.

Com uma linguagem formal e acessível, o presente artigo aborda os aspectos relevantes e importantes quanto a relevância da auditoria dentro de ambientes organizacionais através de revisões literárias. Assim sendo as autoras enfatizam que para que uma determinada empresa tenha fortalecimento em sua estrutura, evolução e competitividade as mesmas necessitam que haja auditoria em todos os seus processos para que assim possam chegar no seu objetivo.

O artigo afirma que a auditoria de recursos humanos é bastante relevante nas organizações e tranquiliza os gestores por se tratar de uma análise detalhada sobre as ações da área de Recursos Humanos. Em seguida o autor mostra a estrutura que o artigo está dividido afim de que o leitor tenha a a melhor compreensão sobre o tema sendo o mesmo dividido em cinco partes, sendo elas a Introdução, Relevância da auditoria de recursos humanos, Objetivos da auditoria de recursos humanos, Técnicas de auditoria de recursos humanos e Considerações finais

Baseando-se em revisões literárias o artigo inicia o segundo tópico “relevância da auditoria de recursos humanos” apresentando no primeiro parágrafo que o conceito de auditoria é de ser uma das técnicas utilizada pela contabilidade, cujo objetivo é opinar sobre a eficácia e eficiência do controle interno das organizações e tem por função examinar a escrituração e demonstrações contábeis, adquirir informações e confirmações relacionadas com o controle do patrimônio da empresa, para obter elementos de convicção que permitam julgar se os registros contábeis foram efetuados de acordo com os princípios fundamentais e normas da contabilidade e se as demonstrações contábeis refletem adequadamente a situação econômico-financeira do patrimônio.

Neste mesmo capítulo as autoras do artigo demonstram a sua opinião completando o significado de auditoria com o objetivo da mesma afirmando que toda a auditoria procura encontrar as falhas e os problemas que estão prejudicando a organização e apresentar métodos para corrigi-los. Logo em seguida o artigo complementa os mais diversos significados e objetivos da auditoria com uma finalidade afirmando que por meio da auditoria de recursos humanos a organização busca se conhecer melhor para, assim, alcançar seus resultados de uma maneira eficiente e rápida.

Posteriormente se baseando em revisões literárias o artigo visa mostrar que a auditoria não deve ser utilizada apenas quando surgir algum tipo de problema dentro do meio organizacional, visto muitos problemas acontecem no dia a dia e podem passar de maneira despercebidas, com isso o artigo demonstra que a pratica da auditoria de recursos humanos deve se tornar um hábito e fazer parte da rotina da empresa para que assim todo e qualquer tipo de falha encontrada possa ser corrigida imediatamente, pois sua função não é somente indicar as falhas e os problemas e sim apontar as soluções para os mesmos.

Outra vez as autoras do artigo complementa a revisão literária com sua opinião salientando que a auditoria de recursos humanos constitui-se em um processo de investigação, que tem por objetivo realizar uma análise a fundo sobre o sistema de pessoal, avaliação de desempenho, práticas e políticas do RH em uma organização.

        Em seguida o artigo nos mostra que para que ocorra a auditoria de recursos humanos uma série de técnicas deverão ser aplicadas, conforme a necessidade da organização pois junto as técnicas aplicadas o auditor terá facilidade na identificação de erros ou fraudes presentes dentro da organização. Porém para que ocorra com eficácia é necessário que a auditoria de recursos humanos possua padrões para efetuar a sua auditagem nas organizações, pois somente um processo de comparações com os padrões que poderão analisar as informações que serão apresentadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (71 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com