TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula-tema: Pesquisa De Demanda Projetada.

Dissertações: Aula-tema: Pesquisa De Demanda Projetada.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  26.291 Palavras (106 Páginas)  •  665 Visualizações

Página 1 de 106

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

EDMILSON FERREIRA DA COSTA

DIRETRIZES PARA A ELABORAÇÃO DE UM MANUAL PARA PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO DE EMPRESAS DE PEQUENO E MÉDIO PORTE

JUIZ DE FORA 2010

EDMILSON FERREIRA DA COSTA

DIRETRIZES PARA A ELABORAÇÃO DE UM MANUAL PARA PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO DE EMPRESAS DE PEQUENO E MÉDIO PORTE

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado a Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora, como requisito parcial para a obtenção do título de Engenheiro de Produção.

Orientador: DSc.,, Clovis Neumann Co-Orientador: Prof., Marcos Vinicius da Silva dos Santos

JUIZ DE FORA 2010

Costa, Edmilson Ferreira.

Diretrizes pra a elaboração de um manual para planejamento e Controle da Produção de empresas de pequeno e médio porte / Edmilson Ferreira da Costa. – 2010

55f.: il.

Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2010.

1.Planejamento e controle da Produção. 2. Pequenas empresas. I. Título.

CDU .......

EDMILSON FERREIRA DA COSTA

DIRETRIZES PARA A ELABORAÇÃO DE UM MANUAL PARA PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO DE EMPRESAS DE PEQUENO E MÉDIO PORTE

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado a Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora, como requisito parcial para a obtenção do título de Engenheiro de Produção.

Aprovada em 12 de Novembro de 2010 BANCA EXAMINADORA ____________________________________________________ DSc.,Clovis Neumann (Orientador) UFJF

___________________________________________________ Prof., Marcos Vinicius da Silva dos Santos (Co-Orientador) UFJF ___________________________________________________ DSc., Marcos Martins Borges UFJF

AGRADECIMENTOS

Agradeço a Deus por tudo que tem me proporcionado. Agradeço a toda a minha família que sempre me ajudou em todos os momentos. Aos meus professores Clóvis, Marcos Vinicius e Marcos Borges por contribuírem com a realização deste trabalho e pela dedicação que demonstram pelo curso de Engenharia de produção da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A todos os meus amigos de curso.

RESUMO

O presente estudo visa elaborar um manual para a Implantação de um Sistema de um Planejamento e Controle da Produção a nível operacional para uma empresa de Pequeno Porte de forma a se obter melhor eficiência, minimizar os desperdícios e melhorar os cumprimentos de prazos de entrega. A proposta foi baseada em pesquisa bibliográfica sobre os problemas enfrentados pelas empresas de pequeno porte, Planejamento e Controle da Produção e métodos para a implantação do PCP como Previsão da Demanda, Planejamento de curto, médio e Longo prazo. Para a proposta se adequar a realidade da pequena empresa foram realizadas simplificações com o intuito de auxiliar a implantação sem a necessidade de um consultor especialista. Tabelas demonstrando a coleta de dados de capacidade, tempo entre trocas e nível de recursos a serem utilizados também foram inseridas. A proposta do manual sugere um passo para a iniciação do Planejamento e Controle da Produção, visando sanar de forma mais rápida os problemas de curto prazo enfrentados por empresas de pequeno porte e posteriormente ir agregando dados para ser obter posteriormente um planejamento de médio e longo período.

Palavras-chaves: Pequenas Empresas; Planejamento e Controle da Produção

ABSTRACT

This study aims to produce a manual for the Implementation of a System of a Planning and Production Control at the operational level for a Small company in order to achieve better efficiency, minimize waste and improve the delivery of compliments. The proposal was based on a literature on the problems faced by small businesses, Planning and Production Control, and methods for implementation of the PCP as Demand Forecast, Planning for the short, medium and long term. For the proposal to fit the reality of small business simplifications were made in order to assist the deployment without the need for a specialist consultant. Tables showing the data collection capacity, the time between trade and level of resources to be used were also included. The purpose of the manual suggests a step in the initiation of Planning and Production Control, aimed at more quickly remedy the short-term problems faced by small businesses and then go aggregating data to be retrieved later planning of medium and long .

Keywords: Small Business, Planning and Production Control

LISTA DE FIGURAS

Figura 1 - PCP (Planejamento e Controle da Produção)...........................................................12 Figura 2 - Metodologia de pesquisa em Engenharia de Produção...........................................15 Figura 3 - Classificações dos Sistemas de Produção...........................................................….20 Figura 4 - Árvore para a Estrutura de uma Bicicleta Simplificado...........................................21 Figura 5 - Visão Geral das Atividades do PCP.........................................................................23 Figura 6 - Previsão da Demanda por Média Móvel .................................................................25 Figura 7 - MPS (materials production Schedule)………………………….…………..……...27 Figura 8 - MRP (materials requirements planning)..................................................................28 Figura 9 - Figura 8 – Estrutura de um Ventilador.................................................................…41 Figura 10 -Tempo de Processamento da Sacola Plástico..........…........................................…44

LISTA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 105 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com