TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ausência de ética gera perdas e até falência de empresas

Artigo: Ausência de ética gera perdas e até falência de empresas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  Artigo  •  281 Palavras (2 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 2

“A FALTA DE ÉTICA GERA PREJUÍZOS ÀS EMPRESAS”

Em geral a falta de ética gera prejuízos, e até falência das empresas, por que perdem clientes, parcerias, investidores, credibilidade, as portas se fecham, etc...

A ganância pelo sucesso, pelo estatus, pelo lucro a qualquer preço, leva as pessoas a cometerem todo tipo de “loucura”. O comportamento antiético por exemplo faz com que as pessoas ajam de uma forma que não condiz com o que realmente a sociedade espera tais como:corrupção; manipulação de documentos; falsos investimentos, maquiar o balanço contábil, fazer vistas “grossas’, etc...

A falta de ética realizada por inúmeras empresas trazem escândalos não somente financeiro, mas também pessoal onde os culpados são levados a justiça, respondendo por atos fraudulentos como nos dois casos citados a seguir: “caso Parmalat”, que pediu concordata, por não ter seguido uma gestão ética, investindo em empresas “fantasmas”, com sede nas ilhas Cayman, um paraíso fiscal conhecido por muitos.

“Caso Enron” que auxiliada por uma empresa de auditória renomada, nos Estados Unidos da América a “Andersen”, por sua vez maquiava os balanços financeiros da empresa, fazendo com que todo o governo, os investidores, os próprios funcionários e a sociedade norte americana acreditassem que ela, a “Enron” realmente estava com suas finanças em dia, ou seja, estava no “verde”.

Diante de tal situação o que fazer? Toda a empresa, gestores, funcionários, sociedade, devemos praticar a política da ética. Não nos preocuparmos em gerar somente riquezas financeiras, mas gerar também riquezas intelectual e social ampliando os níveis de ensino e de aprendizagem, bem como os níveis da ética e da justiça. E não esquecermos que temos uma missão junto à sociedade de prestação de contas tanto financeira, como ambiental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com