TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Auto Desenvolvimento Aula Tema 2 Um Mundo Em Mudanças: Impacto Nas Organizações E Nos Indivíduos

Artigos Científicos: Auto Desenvolvimento Aula Tema 2 Um Mundo Em Mudanças: Impacto Nas Organizações E Nos Indivíduos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  1.104 Palavras (5 Páginas)  •  454 Visualizações

Página 1 de 5

Auto Desenvolvimento Aula Tema 2

Um mundo em mudanças: impacto nas organizações e nos indivíduos

INTRODUÇÃO

Atualmente, o mundo passa por muitas e rápidas mudanças, e o tempo em que elas acontecem é mais curto a cada dia. A globalização tem gerado novas perspectivas a ser analisadas antes de qualquer tomada de decisão. Tudo isso cria a necessidade de um novo modo de pensar que ajude a lidar com este novo mundo: o pensamento complexo. Falarei sobre nossos modos de pensar e sobre as ferramentas que podem nos ensinar a fazer escolhas.

Como foi dito antes, minha visão básica do pensamento complexo baseia-se nas idéias de dois pesquisadores, Morin e Mariotti.As mudanças aqui estão e precisamos aprender a lidar com elas.

Em minha opinião, a melhor maneira de fazer isso é incluir novos modos de pensamento em nosso cotidiano. É claro que não devemos descartar os modelos anteriores, mas sim complementar a nossa forma convencional de pensar por meio do pensamento complexo.

DESENVOLVIMENTO

Dentre a gestão de mudanças tende um processo eficaz de alocação de recursos, desta forma a transformar a organização, com o objetivo de melhorar a sua eficácia. Existem inúmeros condicionantes que influência o processo de mudanças de uma organização, como o nível de recursos que a empresa dispõe, o setor onde se insere, a maior ou menor necessidade de mudanças, qualidade da gestão ea atual envolvente política, econômica, social, tecnológica, ambiental e legal.

A globalização ela estar derrubando fronteiras, ultrapassando diferentes línguas e costumes e criando novos mundos inteiramente novos e diferentes. O mundo da globalização oferece de um lado oportunidades inéditas de prosperidade econômica e por outro lado é extremamente exigente no preparo dos outros países para usufruir das novas oportunidades.

Drucker (1999) afirma que “a incerteza” – na economia, na sociedade e na política – é enorme, o que torna quase inúteis os tipos de planejamento ainda utilizados pela maioria das empresas. Ele está entre os autores que falam sobre a necessidade de uma nova maneira de pensar. Descreve o que chama de “sociedade do conhecimento”, na qual pela primeira vez os empregados têm o capital que realmente precisam para produzir.

Esse novo grupo dominante será o que Drucker chama de “trabalhadores do conhecimento”. Ele também reconhece que essa mudança é bem mais do que um fenômeno social: será uma transformação profunda na condição humana. A seu ver, os novos valores e obrigações, bem como os problemas da nova sociedade ainda são em grande parte desconhecidos. Tudo o que sabemos é que eles serão diferentes.

A globalização é um fenômeno mundial e irreversível, que apresenta os seguintes aspectos:

• O desenvolvimento e intensificação da tecnologia da informação (TI) e dos transportes, fazendo do mundo uma verdadeira aldeia global;

• A ênfase no conhecimento e não mais nas matérias-primas básicas;

• A formação de espaços pluri- regionais (como Nafta, comunidade Européia, Mercosul );

• A internacionalização do sistema produtivo, do capital e dos investimentos;

• A gradativa expansão dos mercados;

• As dificuldades e limitações dos Estados modernos e a obsolência do direito;

• O predomínio das formas democráticas do mundo desenvolvido.

Pode-se então perceber a necessidade de agilidade para adaptação às grandes mudanças que já estão acontecendo e que ainda estão por vir. É claro que ao iniciar um novo modelode gestão, muitas empresas se vêem obrigadas a readaptar toda a sua estrutura, causando,muitas vezes, conflitos internos na organização.

O avanço tecnológico, por exemplo, podeexercer uma forte influência sobre os processos organizacionais e também sobre osindivíduos e suas percepções, mudando seus hábitos e condicionando suas decisões.

A tecnologia proporciona também os meios para interligar e integrar o conhecimentoindividual das pessoas dentro da empresa como também entre diferentes empresas. Masessa grande velocidade de difusão do conhecimento também faz com que este rapidamentetorne-se obsoleto. Por este motivo, torna-se necessário que cada vez mais as organizações eindivíduos busquem o aprimoramento pessoal, profissional e institucional.

Para enfrentaresse mercado competitivo e seletivo é necessária a busca por tecnologias, instrumentos,ferramentas e técnicas para um melhor posicionamento, uma melhor atuação. Desenvolvesecada vez mais o conceito da empresa como um núcleo de ensino e aprendizado, onde aeducação tem que ser contínua envolvendo-se todos os membros da organização.

“Saber mudar é essencial para crescer e garantir o sucesso” (Pereira, 1997). Atualmente asorganizações estão passando por mudanças de paradigmas, onde técnicas tradicionais deadministração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com