TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Automatos Adaptativos E Suas Alicaçoes

Trabalho Escolar: Automatos Adaptativos E Suas Alicaçoes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2014  •  6.165 Palavras (25 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 25

1. Introdução

No mundo moderno, a informação tem se tornado matéria-prima para a construção do conhecimento em diversas áreas. Tanto na área acadêmica, quanto na área corporativa, o volume de informação tem crescido exponencialmente e se aglomerado em diversos meios, principalmente nos meios digitais.

Com o desenvolvimento da área tecnológica, surgiram diversas formas para este

armazenamento. Hoje, dispomos de dispositivos modernos para armazenamento de

dados em grande servidores com alta capacidade de processamento, no entanto não importa apenas armazenar os dados, mas também recupera-los quando perdidos e disponibilizar novamente aos usuários, esse que é um procedimento extremamente essencial em ambiente de gerenciamento de informação, dentro dessa idéia surge à necessidade de estabelecer uma estrutura que facilite a pesquisa, manipulação e manutenção dessas informações, bem como uma técnica adequada para navegar por esta estrutura. Além disso, os dados devem ser armazenados de forma que possam ser acessados compartilhadamente por todos os usuários.

Dentro da idéia principal de redução de custos com equipamentos, mão de obra, manutenção e etc, surge em 2006, o conceito de Computação em Nuvem ou Cloud

Computing.

A computação em nuvem é uma tecnologia recente que, segundo pesquisas feitas em abril/10 pela Organização CCBrazil (Cloud Computing Brazil), está dominando as

mentes dos grandes empreendedores. Embora existam várias definições para este campo emergente, a maneira mais fácil de pensar nela é em termos de computação sob demanda, que é paga de acordo com sua utilização.

Essa nova tendência não só contribui para reduzir o custo total da infra-estrutura de TI, como também para agilizar negócios, utilizando recursos de computação flexíveis e capazes de serem expandidos.

São Paulo

2014

Segundo Weinman (2010): “A computação em nuvem está tomando de assalto o mundo dos negócios, pois traz em seu bojo a promessa de menores custos, melhor

experiência para o cliente e segurança mais rígida, além de funcionar bem com as demandas características de um ambiente de trabalho, desde trabalho remoto até mobilidade”.

No entanto nem todos estão dispostos a colaborar com o desenvolvimento dessa idéia, mesmo parecendo uma idéia revolucionária Computação em Nuvem se torna um assunto muito crítico retardando o crescimento e aplicação em grandes organizações.

Muitos empresários ainda se questionam sobre como o cloud computing irá influenciar as operações, quais procedimentos têm de mudar, assim como quais são as alterações relevantes necessárias dentro do fluxo de trabalho e da cultura organizacional.

Araújo (2010) destaca que o monitoramento, bem como as questões de segurança e os custos relacionados ao cloud computing estão sendo aperfeiçoados. Mas, assim que essas questões forem sendo resolvidas, a nuvem computacional elevará os negócios a um patamar sem precedentes.

O Brasil tem uma séria deficiência no estímulo a inovações e adoção de novas tecnologias, a política tributária, a mesma que nos deu estabilidade no momento da

crise de 2008, é forte inibidora do empreendedorismo. Por conta disso, os impostos e a falta de investimento em infra-estrutura transformaram a internet brasileira em vítima. E por conseqüência afeta toda uma cadeia de negócios e oportunidades, inclusive a Computação em Nuvem, afirma Gallegos (2010). Hoje no Brasil o grande desafio é acelerar o processo de adoção da tecnologia a partir do esclarecimento ao mercado. Mas para que isso aconteça será necessário à iniciativa privada se mobilizar e se comprometer em assumir as melhores ações para difundir suas soluções.

São Paulo

2014

Dentro dessas informações, a conclusão que se tem é que, conceito de Computação

em Nuvem é relativamente recente e está começando a dar seus primeiros passos. A relevância desta pesquisa se dá no sentido de levantar dados e informação de como esta nova tecnologia poderá interferir significativamente, tanto na vida das pessoas comuns, os usuários, quanto na vida de grandes corporações. Importante também será destacar os diversos meios para a efetivação da Computação em Nuvem.

2. Armazenamento de dados

Desde os tempos mais remotos o homem busca formas de armazenar dados.

Inicialmente, os dados eram escritos em papiros, papéis, pedras ou madeira, e constituíam grandes blocos de informação.

Percebeu-se, com o passar do tempo, que para armazenar dados de uma maneira eficiente era necessário estabelecer uma estrutura para estes dados que facilitasse a pesquisa de informações sobre eles, bem como também uma técnica para navegar por esta estrutura.

Surge então a idéia de um banco de dados, ou seja, um conjunto de informações com uma estrutura regular, que tem por objetivo não apenas armazenar dados, mas sim gerenciá-los garantido sua integridade e permitindo pesquisar informações específicas.

Nos bancos de dados também é possível executar tarefas e comandos que podem ser previamente programadas por uma pessoa (DataBase Administrador de Banco de Dados), esses comandos, entre outros, podem ser chamados de SQL (Structured Query Language - Linguagem de Consulta Estruturada).

Tudo que diz respeito à informação, principalmente quando se trata de muita informação, pode ser armazenado em uma estrutura de um banco de dados. Devido a isto, ter conhecimentos sobre o mesmo torna-se muito importante, sendo ele o coração do sistema, por isso tem que funcionar rapidamente e com segurança.

São Paulo

2014

O modelo relacional de um banco de dados está baseado em lógica, que se define por dois conceitos: Conceito de Entidade e Relacionamento. Onde uma entidade é uma representação de um conjunto de informações sobre determinado conceito do sistema.

Toda entidade possui atributos, que são as informações que referenciam a entidade,

quando os atributos de uma entidade formam o atributo de outra, pode-se dizer que

existe uma referenciação entre as entidades,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.9 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com