TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação Da Violência No Agrsete Alagoano

Trabalho Escolar: Avaliação Da Violência No Agrsete Alagoano. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/6/2013  •  1.176 Palavras (5 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 5

AVALIAÇÃO DA VIOLÊNCIA NO AGRESTE ALAGOANO

Desde que assumimos a responsabilidade de abordar este tema, estamos cada vez mais, chegando a conclusão de que os índices de violência em nosso estado e, em especial, na região agreste só tende a aumentar.

Por mais que autoridades que representam o nosso estado falem em seus discursos que o número de homicídios diminui de forma significativa, a verdade é que isso não passa de números e de uma mera estatística, o que se vê entre os cidadãos é a sensação de insegurança, insatisfação e descaso, no que se diz respeito à segurança pública do Estado de Alagoas.

Quando resolvemos abordar esse tema, pensávamos que iriamos ter mais facilidade para adquirir algumas informações, mas o que encontramos foi muita resistência por parte dos profissionais de segurança publica no que se diz respeito a informações ligadas aos dados estatísticos, principalmente aos dados ligados a criminalidade em geral. Mas com muito empenho de toda a equipe, conseguimos confeccionar de forma clara e objetiva esse relatório final sobre a Avaliação da Violência na Região Agreste do nosso estado.

Poderíamos relatar aqui que uma das principais causas da violência e por conseguinte da criminalidade em Alagoas, e em especial na região agreste, é o uso e a venda indiscriminada das drogas ilícitas, seguida do uso de bebidas alcoólicas. Mas o que conseguimos notar durante esse tempo de pesquisas, foi que isso é apenas a ponta do iceberg, a violência, assim como todo problema, tem uma raiz, ou seja, constatamos que as causas principais de violência começam dentro de casa, depois passa por um “descaso” do poder publico no que se diz respeito a uma educação eficiente e por fim, a falta de uma policia preparada e eficiente para preservar a ordem e a lei.

Então, enumeramos da seguinte maneira as causas que geram a violência como um todo:

• Violência domestica;

• Educação deficiente;

• Falta de emprego e qualificação profissional;

• Policia sem preparo, mal remunerada e sem incentivos.

Como já foi dito, houve resistência por parte de alguns profissionais da segurança publica quando em algum momento tentamos abordá-los para discutir sobre o tema com os tais. Tínhamos confeccionado alguns questionários para que eles pudessem responder, mas não tivemos êxito, e fomos orientados por eles para acessar sites de pesquisas e sites relacionados com informações oficiais, como é o caso do IML (Instituto Médico Legal) e outros. Também utilizamos alguns meios de comunicação e acima de tudo, principalmente, a troca de informação e experiências vividas por todos os membros da equipe.

Para ter-se ideia do caos que está em nosso estado, o estado de Alagoas além de ter uma Secretaria de Defesa Social é um dos poucos que tem uma Secretaria de promoção da Paz, tudo isso para tentar dar uma resposta à sociedade através de programas e eventos que tratam sobre o tema.

Em junho do ano de 2012, foi implantado aqui no estado pelo Ministério da Justiça o programa Brasil Mais Seguro. Alagoas, devido o seu alto índice de violência, foi escolhido para ser o pioneiro. O programa prevê investimentos na área da segurança publica como um todo, vida a qualificação das policias e também investimentos na prevenção, como por exemplo, a instalação e uso de câmeras de segurança para que haja uma maior qualidade na fiscalização, repressão e abordagem dos malfeitores.

Nos últimos meses também em nossa região, passou o ônibus do desarmamento, numa parceria com o Ministério da Justiça e Secretaria de Defesa Social do estado, o intuito era de arrecadar armas de fogo, em troca o cidadão que devolvesse suas armas receberiam uma certa quantia referente ao tipo do calibre e do tipo da arma, mas o que se pode constatar, através do relatório parcial do programa é que apenas cerca de 148 armas foram retiradas das ruas, um numero muito pequeno em relação ao numero de homicídios que acontecem nessa região do estado, isso sem se falar que a maioria das armas devolvidas, são armas consideradas medievais e que na maioria das vezes tem seu poder de fogo restrito.

Mesmo com tudo isso e por mais que o governo do estado queira dizer que os índices de violência e criminalidade estão caindo em Alagoas, podemos constatar através de pesquisas e de informações prestadas em conversas informais com pessoas ligadas a segurança publica, principalmente na região agreste, que esses índices informados pelas autoridades do estado não passam de uma mera estatística sem fundamento e que os números reais dizem que o contrario.

INDICE DE MORTALIDADE DE VÍTIMAS DA VIOLÊNCIA NO AGRESTE ALAGOANO NOS MESES DE ABRIL E MAIO DE 2013.

PERFIL DAS VITIMAS DE MORTALIDADE RESULTANTES DA VIOLÊNCIA NO AGRESTE ALAGOANO REFERENTES AO MÊS DE ABRIL DE 2013.

PERFIL DAS VITIMAS DE MORTALIDADE RESULTANTES DA VIOLÊNCIA NO AGRESTE ALAGOANO REFERENTES AO MÊS DE MAIO DE 2013.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com