TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação de Emergência - ABC do trauma

Por:   •  30/3/2017  •  Dissertação  •  748 Palavras (3 Páginas)  •  820 Visualizações

Página 1 de 3

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL

ALINE ROGOWSKI DA SILVEIRA

Atividades Complementares Presenciais III

Atividade Avaliativa 1

Caxias do Sul

2017

Atividade Avaliativa 01 – ACP III        

O local de trabalho é um ambiente constituído por diversas pessoas, que, por sua vez, está passível para a ocorrência de acidentes. Desta forma, você, como futuro técnico em segurança do trabalho, detentor dos conhecimentos específicos acerca dos Primeiros Socorros, deverá estar preparado para quando estas eventualidades ocorrerem, prestando o primeiro atendimento, promovendo a diminuição dos danos à saúde dos trabalhadores, mantendo os sinais vitais e evitando o surgimento de novas lesões ou o agravamento das já existentes.

Assim sendo, segue abaixo dois momentos distintos de um mesmo acidente estes fictícios, para que você analise e aplique o atendimento adequado à vítima:

 Primeiro Momento:        

Em uma empresa de fabricação de tijolos, o funcionário Maurício Almeida, 54 anos, trabalhava alimentando a máquina com barro, quando uma porção maior deste material travou a esteira que encaminha a matéria-prima até o triturador. Maurício subiu na esteira, desrespeitando as medidas de prevenção de acidentes, para tentar desobstruí-la manualmente, apesar de não possuir competência técnica para o mesmo.  Foi quando a máquina voltou a funcionar, acarretando na dilaceração do seu membro inferior direito. Com o impacto, o trabalhador também sofreu uma queda, caindo sobre o seu braço esquerdo, provocando uma fratura óssea.  Ao chegar neste cenário, o TST encontra o trabalhador caído no solo da empresa e diversos colegas presentes observando o ocorrido. A vítima, neste primeiro momento, encontra-se consciente, conversando, osso exposto no membro superior esquerdo com discreto sangramento, amputação do membro inferior direito, com grande sangramento da arterial.

 O TST deve aplicar o atendimento de Primeiros Socorros que permita esta vítima sobreviver, evitando o surgimento de novas lesões ou o agravamento das já existentes. Faça uso do ABC do trauma e conteúdo disposto no ambiente virtual de aprendizagem.

Após a leitura do caso acima, segue dicas para o entendimento e resolução desta primeira parte da atividade:

[pic 1]

Segundo Momento:

Após o TST aplicar os primeiros socorros para a situação anterior descrita, a vítima apresenta uma evolução do seu caso, na qual, neste segundo momento, temos a sua consciência oscilando, suor viscoso, palidez de pele, relata muita sede, diminuição do pulso, respiração acelerada, extremidades do corpo mãos e pés gelados e cianóticos (roxo), em questão de segundos a vítima evolui para um estado não mais consciente, não respondendo aos estímulos verbais. Diante destas mudanças, o TST deve realizar quais medidas em Primeiros Socorros?

 [pic 2]

Desta forma, realize a descrição dos procedimentos de Primeiros Socorros a serem executados para o primeiro e segundo momentos apresentados acima, seguindo o ABC do trauma para definir as prioridades no atendimento. Conclua o trabalho relatando ações de prevenção para que estas eventualidades não voltem a ocorrer.

Lembre-se que o seu trabalho deverá conter capa e deverá ser postado em documento Word. Qualquer dúvida estou à disposição para auxiliá-lo (a)! Bom trabalho!

Inicialmente deve-se ter em mente que quem presta socorro deve:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (147.7 Kb)   docx (51.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com