TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação de Impacto Ambiental

Por:   •  10/11/2015  •  Resenha  •  392 Palavras (2 Páginas)  •  596 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Aula 4.

[pic 2]

        Na busca por sustentabilidade, devemos ter em mente que durante a criação e execução de um projeto, devemos tomar o cuidado de usar os recursos naturais com a máxima eficiência possível e também saber qual o custo daquele projeto para a natureza, se o mesmo aumentará o nível de poluição, por exemplo, durante a sua execução ou ainda depois de concluído.

        Para isso devemos lançar mão de ferramentas que nos auxiliam no planejamento do projeto. Essa fase constitui uma das mais importantes, pois nela podemos organizar e sintetizar tudo o que utilizaremos de recursos naturais e saber o quão poderá se tornar poluidor ou ainda causar um impacto ambiental.

        Para a continuidade do projeto, é necessário que o mesmo passe por avaliações de instituições responsáveis no cuidado do meio ambiente. E a Avaliação de Impacto Ambiental (AIA) vem para dar esse suporte a engenharia, pois com essa avaliação é possível saber de antemão qual o impacto daquele projeto no meio ambiente.

        Avaliação ambiental consiste na avaliação de um determinado local com a aplicação de diferentes metodologias, visando gerar um diagnóstico ambiental, geralmente descrevendo os níveis de contaminação, distúrbio ou preservação de uma determinada área. Como qualquer processo avaliativo, a Avaliação Ambiental é fundamentada em critérios ou referenciais de qualidade que permitirão classificar o ambiente sob avaliação em função de seu grau de conservação, contaminação ou qualidade.

        A avaliação é, também, um instrumento de planejamento que o engenheiro possui e ainda promove agilidade e rapidez às decisões que orientam a aplicação dos recursos, incorporando assim a variável ambiental nos mais altos níveis de decisão, antes até da alocação de recursos para o orçamento seja fechado ou executado. Possui outra vez mais a possibilidade de reversão de uma decisão com menos custo para a administração ou desenvolvedor do projeto.

        Portanto, a AIA é uma ferramenta muito valiosa para o ambiente envolvido e também para o planejamento do projeto por se tratar de algo que visa a sustentabilidade, o uso eficaz dos recursos naturais e também o tamanho do impacto, positivo ou negativo no ambiente em questão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (103 Kb)   docx (62.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com