TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação de fornecedores

Por:   •  11/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.322 Palavras (14 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 14
  1. FINALIDADE E APLICAÇÃO:

Este procedimento apresenta a sistemática adotada pela TRUCK BUS para a seleção, avaliação, qualificação e reavaliação de seus fornecedores de matéria primas, produto, e serviços, bem como o processo de suprimentos.

É aplicável à Diretoria, RD e Comprador.

  1. DEFINIÇÕES E ABREVIATURAS:

2.1.Definições:

Não aplicável

2.2.Abreviaturas:

RD = Representante da Direção

FISPQ  (MSDS) = Ficha de informação de segurança de produtos químicos

LAIA = Levantamento de aspetos e impactos ambientais

  1. REFERÊNCIAS:

Procedimento P 002, “Controle de registros”

Procedimento P 004,  “Inspeções e Ensaios”

Procedimento P 005,  “Produção”

Procedimento P 007, “Controle de Produto Não Conforme”

Procedimento P 011, “Auditoria interna”

  1. PROCEDIMENTO:

4.1. Critérios,Seleção, avaliação, qualificação  e reavaliação de fornecedores:

4.1.1. Critérios para fornecedores:

Os critérios para os fornecedores da Truck Bus estão estabelecidos em “Matriz” especifica e disponível no Portal do SIG, guia “Processo de Compras”. 

4.1.2. Seleção de fornecedores:

        A seleção dos fornecedores é realizada para aquisição de uma matéria prima, produto ou serviço, incluindo ferramentas e dispositivos, serviços ambientais, com base nas necessidades da TRUCK BUS. Constatada a necessidade, é realizado um levantamento de fornecedores em potencial e o interessado solicita ao Comprador e Gerente da Qualidade que providencie sua avaliação. Esta solicitação pode ser verbal. Como guia é utilizado o anexo 6.1.

Nota 1: A seleção, avaliação e qualificação da empresa, contempla também a sua a legislação ambiental conforme definido no 4.1.1 anterior.

Nota 2: Para fornecedores determinados pelo Cliente de forma compulsória, considera-se o mesmo “Qualificado por Indicação”, não sendo necessária a qualificação do mesmo por este procedimento, visto que a TRUCK BUS não tem ação sobre sua avaliação / qualificação.

4.1.3. Avaliação e Qualificação de fornecedores:

        

      Os A real necessidade de avaliação do sistema de gestão ambiental e / ou do sistema de gestão da qualidade é verificada em conjunto com o comprador e Gerente da Qualidade frente ao cumprimento dos requisitos solicitados em 4.1.1.

Cabe ao comprador elaborar uma lista de fornecedores qualificados, conforme o modelo apresentado no Anexo 6.5.

Notas: 

  • Fornecedores que devem atender aos requisitos de um sistema de gestão ambiental (SGA) deverão em complemento aos requisitos detalhados a seguir, encaminhar cópias de suas licenças de funcionamento / operação. Desvios devem ser formalmente autorizados pelo RD. Este requisito não é aplicável para empresa localizada fora do território brasileiro e empresas certificadas conforme norma ISO 14001;
  • Devem ser atendidos os requisitos ambientais legais para Fornecedores.

4.1.3.1. Avaliação da amostra (apenas para matérias primas ou produtos):

O interessado solicita ao fornecedor em potencial o envio de boletins técnicos, literatura e amostras para testes, FISPQ, a serem realizados sob coordenação da Gerência envolvida, ou pessoa designada.

De posse deste material, encaminha o mesmo à Gerência envolvida. Após a realização dos testes na amostra, a Gerência envolvida  informa ao Comprador se os resultados foram satisfatórios.

        

        Caso a amostra não tenha sido aprovada, deve-se informar tal fato ao fornecedor.

        Estando aprovada a amostra, o RD providenciará a avaliação do sistema de gestão da qualidade e / ou sistema de gestão ambiental do fornecedor, conforme abaixo.

         

        4.1.3.2. Avaliação do sistema de gestão (ambiental e/ou da qualidade) do fornecedor:

        O sistema de gestão do fornecedor pode ser avaliado por uma (ou mais) das alternativas abaixo:

  • Visita técnica;
  • Auditoria de Sistema / Auditoria de Processo;
  • Questionário de auto avaliação;
  • Análise da competência do fornecedor (Certificações, documentos, etc.).
  • Pesquisa sobre o fornecedor na Internet, Site, e indicação.

        

                Nota: Para os fornecedores da Truck Bus ligados à cadeia OEM, é pré-requisito certificação ISO 9000, salvo derroga específica do cliente em questão.

Visita técnica:

        Através desta visita, realizada pelo Comprador ou pessoa indicada, é avaliado o sistema de gestão do fornecedor. Para tanto, avalia-se a documentação do sistema de gestão existente na empresa, se ela atende às necessidades da TRUCK BUS e se está devidamente implementada, isto é, se a empresa segue a documentação apresentada.

Quando aplicável, deve-se informar ao fornecedor as informações relativas a aspectos e impactos ambientais significativos pertinentes, descritos no LAIA e verificar como os mesmos são atendidos.

        Em complemento, avalia-se também a capacidade tecnofabril do fornecedor, evidenciada através da experiência e formação do seu quadro de funcionários e instalações, equipamentos e processos produtivos existentes.

        Concluída a visita, seu executor informa o resultado da avaliação ao Comprador (quando aplicável), de forma documentada (por exemplo, memorando).

        A qualificação realizada desta forma é válida por 3 anos, desde que o fornecedor não deixe de fornecer insumos ou serviços por um prazo superior a 9 meses. Terminado este período, o fornecedor deve ser reavaliado conforme sistemática detalhada neste procedimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.8 Kb)   pdf (1.2 Mb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com