TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Azul

Artigos Científicos: Azul. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2013  •  1.998 Palavras (8 Páginas)  •  1.787 Visualizações

Página 1 de 8

Sumário

1. Introdução 2

2. História da Empresa 3

3. Análise do Ambiente de Marketing 5

4. Análise de Mercado – 4 P´S 8

5. Mix de Marketing - Azul 10

6. Referências bibliográficas 11

1. Introdução

Os avanços do desenvolvimento econômico influenciam os costumes, hábitos de uma sociedade, de tal maneira que muitos aspectos observados no passado entre uma parte restrita de tal sociedade, hoje podem ser observados como um recurso comum, como o fato observado no uso de linhas aéreas como meio de transporte.

No passado as viagens aéreas eram realizadas apenas por pessoas com maior poder aquisitivo, o que tem mudado muito no cenário mundial, pela agilidade, facilidade, segurança e até mesmo pela economia encontrada no meio selecionado.

O elevado crescimento no setor acarreta no surgimento de empresas interessadas em suprir tal necessidade, caso observado com o aparecimento da empresa Azul no mercado brasileiro.

A utilização dos serviços das linhas aéreas é elevada, entretanto, os clientes ainda conseguem escolher o que lhes conferem maior satisfação, o que implica na concorrência entre as prestadoras de serviços, em busca de melhoria no atendimento, equipamentos, segurança e preços.

A empresa Azul, relativamente nova no setor, disputa a conquista e a manutenção do seu espaço, processo pelo qual o setor de marketing tem muita influência, analisando e criando propostas que possibilitem a competitividade.

2. História da empresa

A Azul Linhas Aéreas Brasileiras SA é uma companhia brasileira de aviação comercial, com sede no bairro de Alphaville, no município paulista de Barueri.

Criada e comandada por David Neeleman, norte-americano nascido no Brasil, que também foi o fundador da companhia JetBlue, dos Estados Unidos.

O início das operações se deu em 15 de dezembro de 2008. Seu presidente é Pedro Janot e seu COO (Chief Operating Officer) é Miguel Dau.

Apesar de nova, já detém, em dezembro de 2011, 9,77% de participação no mercado, o que lhe dá a terceira colocação entre as companhias aéreas do país. Tinha previsto crescimento de modo a elevar esta participação para até 10% em 2011 e 13% em 2013, quando deverá servir os 25 maiores centros metropolitanos do Brasil.

A intenção inicial era de ter uma frota composta exclusivamente de Embraer E-Jets, e para tanto, encomendou 76 aeronaves, sendo 36 encomendas confirmadas e 40 com opção de compra e direito de compra. Porém, em 2009, sentindo a necessidade de atender cidades menores com vôos de pequenas distâncias, encomendou aviões ATR-72, que entraram em operação a partir de 2010.

Embora a empresa tenha sido criada como uma empresa de baixo custo, atualmente a grande maioria dos preços das passagens estão mais elevados que os preços praticados por outras grandes empresas que atuam no mercado brasileiro, e não são consideradas de baixo custo.

Em 28 de maio de 2012 foi anunciada a fusão da companhia com a TRIP Linhas Aéreas. Na prática, se aprovada a transação, a TRIP Linhas Aéreas deixará de existir, herdando a Azul todas as aeronaves e rotas da empresa.

A Azul é a empresa aérea que mais rapidamente chegou a 1 milhão de clientes transportados no mundo, com menos de 8 meses de operações, no dia 13 de agosto de 2009.

O recorde anterior pertencia à JetBlue Airways, que havia conquistado essa marca com apenas 10 meses de vida.

Outro recorde alcançado pela Azul em 2009 foi transformar-se na primeira linha aérea do mundo em transportar mais de 2 milhões de passageiros durante seu primeiro ano de operações. Também foi a primeira a atingir a marca de 5 milhões de passageiros em menos de dois anos.

Em agosto de 2009 a empresa lançou a Azul Cargo, de modo a utilizar as aeronaves para o transporte de mercadorias, mas com a intenção de no futuro operar com Boeings 737 e 757.

Nos anos de 2009 e 2010 a Azul foi eleita a empresa aérea mais pontual do Brasil.

Embraer 190 da Azul pousando no Aeroporto Santos Dumont, Rio de Janeiro.

3. Análise do Ambiente de Marketing

O ambiente de marketing é baseado em necessidades e tendências não atendidas. Tais aspectos são reconhecidos por empresas bem-sucedidas que adotam medidas a fim de lucrar com determinada deficiência no mercado.

3.1. Macroambiente

O macroambiente observado no planejamento de marketing de uma empresa tem como referência o crescimento populacional, e com isso, a diversificação da cultura, a intensa mudança no ambiente físico e natural, o surgimento de novas políticas e a constante evolução tecnológica.

A partir desse ponto de vista, pode-se observar que a empresa Azul, tem baseado o seu crescimento e evolução no mercado, através do atendimento dos requisitos existentes no seu ambiente de marketing.

3.2. Microambiente

O microambiente observado pelo setor de marketing de uma empresa também está diretamente ligado às pessoas, consumidores, considerando aspectos como: gênero, etnia, renda e grau de instrução.

A azul conta com um elevado índice de clientes, chegando a 19 milhões de clientes transportados em maio de 2012, o que implica na busca pela satisfação de diversos gostos e preferências, visto que as características do perfil consumidor podem mudar a todo o momento.

Há 15 anos viajar de avião era um privilégio de poucas pessoas no Brasil, em função principalmente dos preços das passagens. Dados da Infraero mostram que o movimento nos aeroportos do país está crescendo rapidamente: de 2003 para 2010, por exemplo, o aumento foi de 117%, saltando de 71 milhões de passageiros para 154 milhões.

O aumento no número de passageiros impulsiona o aumento de companhias aéreas, de vôos e uma das conseqüências é a diminuição do preço das passagens.

Apesar de muitas pessoas não terem acesso à internet, dados do Ibope Nielsen Online mostram que o número de brasileiros que utilizam a rede, em casa ou no trabalho, aumentou 13,9% ao final do primeiro trimestre de 2011 em comparação com o mesmo período do ano passado, atingindo 43,2 milhões

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com