TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ação Do Professor

Artigos Científicos: Ação Do Professor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  658 Palavras (3 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 3

A elaboração de uma ação pedagógica, em todo seu contexto, representa para todos os realizadores, um ato de desafio e uma posição política de todas as mais relevantes, no qual todos os educadores devem conduzir esse processo educativo em prol ou para um objetivo de fortalecer a cidadania.

Com base na entrevista realizada no dia 11 de abril de 2014, na Escola Básica Municipal Maria Melania Siqueira, na cidade de Concórdia-SC, com a professora de ensino fundamental Sandra Regina, especializada em Pedagogia e Series Iniciais.

De acordo com a professora, consta em sua sala de aula um total de 23 alunos sendo que 12 são meninos e 11 são meninas, destes 3 estão no pré-silabico, por não apresentarem um avanço na questão de aprendizagem, sendo que não teve avanço na minha intervenção, 11 esta no nível silábico-alfabéticos, e 9 no nível alfabético.

De acordo com o projeto pedagógico realizado pela escola com base na obra “Brincadeiras” da autora Kate Petty, foi diagnosticado que na turma de 23 alunos, alguns tinha dificuldades e outros habilidades de ler e escrever, com isso ocorreu à necessidade da introdução de algumas praticas para subsidiarem questões voltadas ao desenvolvimento do aluno.

Ouve uma interação com os alunos baseada na leitura do “Brincadeiras”, onde essa leitura foi realizada pela professora.

O processo iniciou de maneira em que os alunos tiveram a oportunidade de ouvirem a leitura do livro em que o projeto foi elaborado. Após a leitura, foi realizado um questionamento, onde os alunos puderam se expressar sobre quais são os brinquedos e brincadeiras que mais gostam, com o resultado adquirido no trabalho oral desta leitura, a atividade que foram impostas manuscrita em ordem de listagem de acordo com o nome dos brinquedos e as imagens de brincadeiras que eram composta no livro. Tendo uma estrutura fonológica de uma relação do brinquedos.

Numa segunda etapa, após a atividade anterior, os alunos interagiram entre si, com elaboração de desenhos, figuras e também puderam dar nome as imagens e brinquedos. Depois foi realizado uma atividade em que os mesmos puderam comentar sobre seus desenhos e figuras.

Logo após, os alunos reuniram-se em dupla para elaborar uma atividade na qual criaram através de perguntas um caca-palavras, onde deveria constar as brincadeiras citadas.

Desta forma foi verificado que desta maneira os alunos puderam se expressar de forma espontânea e elaborar de forma manuscrita e fonológica as palavras e figuras de suas brincadeiras.

Através do trabalho aplicado na escola, através do educador de executar e transformar através do método pedagógico de ensino, impor na sociedade e instituição produtora e difusora da parte do conhecimento, impulsionar a cultura e a arte no desenvolvimento socioeconômico, que o educador assume um papel importante onde implica o desempenho do resultado alcançado em uma instituição de ensino.

Numa analise geral o grupo pode entender que num contesto dinâmico pedagógico é de fundamental importância que haja um planejamento e um acompanhamento na elaboração das atividades que foram impostas aos alunos, tendo em vista que a turma possui alunos que contem dificuldades especiais que obtiveram resultados melhores ou iguais aos demais que não tinham nenhuma dificuldade, sendo que o trabalho apresentou aspecto positivo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com