TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ação Pedagógica Do Professor

Pesquisas Acadêmicas: Ação Pedagógica Do Professor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  431 Palavras (2 Páginas)  •  444 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

A alfabetização é uma das etapas que contribui para a evolução intelectual do aluno, e é um processo contínuo que ocorre de maneira gradativa. Não basta apenas codificar e decodificar. O aluno precisa interpretar, compreender e assimilar o conteúdo para que efetivamente ocorra o ensino e a aprendizagem da leitura e escrita.

No processo de alfabetização, professor e alunos ocupam papel de destaque, caminhando juntos na construção do conhecimento e objetivando os mesmos ideais. Durante esse percurso, é significativa a importância dada aos trabalhos desenvolvidos coletivamente, pois priorizam ações e posturas que desencadeiam interações entre os alunos, contribuindo, de forma expressiva, para o processo pedagógico, o qual também auxiliará na formação do aluno como sujeito ativo e pensante na sociedade.

Conforme Ribeiro alfabetização “é o processo pelo qual se adquire o domínio das habilidades de utilizá-lo para ler e escrever, ou seja, o domínio da tecnologia

do conjunto de técnicas – para exercer a arte e ciência da escrita”. Nesse sentido, alfabetização significa exercer e interpretar as práticas sociais da leitura e da escrita. Compreender e interpretar sobre o significado da leitura e da escrita, mediante o letramento, possibilitará o uso e as habilidades na construção do conhecimento. Outro fator que possui importante papel no processo de desenvolvimento do aluno é a família, pois é de suma importância que os pais acompanhem a vida escolar dos filhos cotidianamente, isto é, reforcem as atitudes boas e corrijam os comportamentos inadequados.

É oportuno, portanto, destacar “a importância de se reconhecer as famílias como parceiras ativas e essenciais na educação das crianças, ou seja, famílias e instituição precisam trocar saberes e competências [...]”. (SANTA CATARINA, 2005, p. 63). Por isso, é primordial que haja interação e diálogo entre escola e família.

Atualmente, com o Ensino Fundamental de nove anos, os alunos iniciam a etapa da alfabetização aos seis anos de idade e um dos grandes desafios do professor é trabalhar com a alfabetização e o letramento em sala de aula. O Parecer nº 4/2008 (BRASIL, 2008) define a obrigatoriedade da matrícula de crianças com seis anos de idade completos até o início do ano letivo, no primeiro ano do ensino fundamental. Esse Parecer, também, ressalta que: “os três anos iniciais são importantes para a qualidade da Educação Básica: voltados à alfabetização e ao letramento, é necessário que a ação pedagógica assegure, nesse período, o desenvolvimento das diversas expressões e o aprendizado das áreas de conhecimento. Nesse sentido, a presente pesquisa teve como objetivo investigar a percepção das professoras dos três primeiros anos do ensino fundamental em relação aos processos do ensino e da aprendizagem na alfabetização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com