TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ação Professor

Exames: Ação Professor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  879 Palavras (4 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

1 – PRODUÇÃO TEXTUAL 3

2 – CONCLUSÃO 6

3 – BIBLIOGRAFIA 7

1 – PRODUÇÃO TEXTUAL

A importância da inclusão escolar nos dias de hoje se dá pelo fato de vivermos num país democrático, onde o povo escolhe seus representantes através do voto. Uma das principais funções da democracia no momento é a proteção dos direitos humanos, a liberdade de expressão, a religião, a oportunidades de participação na vida política, econômica e cultural em nossa sociedade. Dessa forma podemos afirmar que a inclusão na escolar é um direito adquirido pela nossa sociedade.

Isso só vem a afirmar a necessidade de se criar uma escola em que a prática pedagógica seja estruturada de uma maneira a absorver as necessidades de todos, da mesma maneira, como prevê a Constituição Federal do Brasil e tantos outros mecanismos, inclusive internacionais.

A inclusão de estudantes com deficiência no sistema regular de ensino está baseada nessa perspectiva de educação para todos, pois, ao serem feitas adaptações pedagógicas para um aluno que tem a algum tipo de deficiência, leva-se em conta distintas formas de aprender e de ensinar. Pensando em como realizar da melhor maneira as práticas inclusivas para essas pessoas, de forma a desenvolver suas potencialidades, busca-se também a qualidade do ensino para todos os estudantes, independentemente de terem ou não deficiência. O uso de estratégias de ensino adequadas a diferentes tipos de necessidades específicas de aprendizagem só vem a contribuir para o desenvolvimento de todos os estudantes envolvidos no processo, ou seja, indivíduos com diferentes deficiências ou necessidades educacionais específicas, de diferentes origens socioeconômicas e contextos culturais distintos, com habilidades igualmente distintas entre si, poderão beneficiar-se de estratégias didática metodológica heterogênea; afinal, em uma escola cada vez mais plural e democrática, não se pode supor que exista uma única forma de ensinar e aprender.

Em ambiente inclusivo, o professor poderá desempenhar um fundamental papel na percepção de que seus alunos possuem potencialidades e limitações diferentes, logo poderá sugerir atividades em que sejam respeitadas as habilidades e limitações de cada um deles.

Dessa forma, o benefício da permanência dos estudantes com deficiência nas classes do ensino regular se estende a todos. Através da convivência com alunos com diferentes potencialidades e limitações, os estudantes têm oportunidade de aprender mais coisas do que o currículo formal pode ensinar.

A seguir apresentamos a experiência exitosa de inclusão escolar da Professora Roberta Martins Braz Villaça, na EMEB “Helena Zanfelici da Silva” em São Bernardo do Campo, região metropolitana de São Paulo.

Entre seus 24 alunos da pré-escola está Isabelly Victoria Borges dos Santos, 5 anos, que tem paralisia cerebral. Apesar do comprometimento motor, a menina tem a capacidade cognitiva preservada.

Na escola desde o ano passado, ela participa de todas as atividades propostas. “Os conteúdos trabalhados em sala de aula com a turma, são os mesmos para ela. O que eu mudo são as estratégias e os recursos”, explica a professora.

Diante desse caso, com uma aluna com necessidades educacionais especiais em classe, a Professora Roberta desenvolveu algumas estratégias e recursos diferenciados para trabalhar com a aluna Isabelly em sala de aula, como por exemplo, no parque de recreação, com auxilio de placas de comunicação, ela decide se quer brincar de blocos de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com