TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ações Preventivas De Acidentes De Trânsito

Exames: Ações Preventivas De Acidentes De Trânsito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2014  •  1.127 Palavras (5 Páginas)  •  582 Visualizações

Página 1 de 5

Avaliação a Distância

Disciplina: Ações Preventivas de Acidentes de Trânsito

Curso: Segurança no Trânsito

Professor

Nome do aluno:

Data:

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Leia atentamente os enunciados das questões e responda:

1. Faça a leitura e apresente em forma de texto dissertativo quais são as influências comportamentais do profissional motoboy sobre o veículo, com base na leitura do artigo "Atuação profissional de motoboys e fatores associados à ocorrência de acidentes de trânsito em Londrina - PR". (5,0 pontos)

Procure utilizar os conhecimentos adquiridos, ao longo de seus estudos, sobre o tema proposto.

* Seu texto não deve ser poético ou narrativo.

* O texto deve conter entre 20 e 25 linhas.

* O texto deve ser escrito na modalidade escrita padrão da Língua Portuguesa.

A referência e o link de acesso do texto estão logo abaixo:

SILVA, Daniela Wosiack da; SOARES, Darli Antonio; ANDRADE, Selma Maffei de. Atuação profissional de motoboys e fatores associados à ocorrência de acidentes de trânsito em Londrina-PR. Epidemiol. Serv. Saúde, Brasília, v. 17, n. 2, jun. 2008. Disponível em: <http://scielo.iec.pa.gov.br/pdf/ess/v17n2/v17n2a10.pdf>. Acesso em: 23 set. 2013.

A nova condição das cidades no capitalismo contemporâneo e as transformações no mundo do trabalho, onde o espaço, a circulação de mercadorias e de pessoas é tida como prioridade. “Eles também traduzem as transformações do mundo do trabalho. Não é nenhuma novidade que o risco constante de acidente trânsito de toda natureza ronda, diariamente, a vida dos motoboys que trafegam nas grandes capitais brasileiras, sempre com pressa, haja vista a maioria receber por quilômetro rodado. Tentando entender e buscando amenizar este fato, já foram feitas diversas pesquisas e estudos, por entidades e especialistas na área de trânsito e escritos vários artigos, como exemplo a matéria, “Atuação profissional de motoboys e fatores associados à ocorrência de acidentes de trânsito em Londrina – PR”, e refletindo neste artigo pode-se tentar entender quais são as influências comportamentais do profissional motoboy sobre o veículo. Levando em consideração o peso de uma motocicleta, a velocidade que esta desenvolve e inexistência de segurança e proteção que o veículo oferece ao condutor, também a dependência da necessidade de equilíbrio, aumenta muito a possibilidade de acidente. Os acidentes ocorrem pela cominação de fatores, tais como fator humano, viário, veicular, ambiental, mas o mais relevante neste caso é o fator humano, pois o homem recebe a influência dos demais fatores, no entanto, apenas exerce influência sobre o veículo, sendo esta influência uma questão comportamental, e se forem analisados os comportamentos dos motoboys relatados no artigo supramencionado, observa-se que estas influências são preocupantes, já que são potencialmente fontes causadoras de acidentes de trânsito. Existem relatos de comportamentos e ações que são reprovados, onde o desrespeito às leis de trânsito tais como: uso do celular ou rádio comunicador no trânsito, condução de veículo estando cansado, excesso de velocidade, longas jornadas ininterruptas de trabalho, e para analisar melhor estas influências é preciso considerar outros elementos como: falha na percepção de riscos, a falta de atenção e distração, ultrapassagens arriscadas, sonolência e stress, elementos estes que os motoboys estão expostos diariamente, e que os levam a ter uma perigosa influência sobre o veículo que conduzem, outro fator levantado na pesquisa que também pesa no caso dos motoboys é a questão da idade, sendo a maioria jovem com idade entre 18 e 24 anos, apresentando pouca experiência, portanto, é a faixa etária que mais se envolve em acidentes.

Referência:

http://www.usp.br/agen/?p=16576

2. Faça a leitura do artigo "Principais fatores associados à ocorrência de acidentes de trânsito na BR 163, Mato Grosso, Brasil, 2004", e em seguida, uma análise crítica, levando em consideração os itens abaixo: (5,0 pontos)

Sua análise deverá conter:

* Resumo das ideias principais contidas no texto.

* Identificação dos fatores contribuintes a ocorrência dos acidentes de trânsito analisados segundo dados de acidentes ocorridos no Mato Grosso.

* Principais críticas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com