TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segurança Preventiva: Uma estratégia eficaz na redução de acidentes.

Por:   •  2/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  961 Palavras (4 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 4

Segurança preventiva: uma estratégia eficaz na redução de acidentes.

João Vitor Cagliari*

Raquel Queiroz**

Priscila Ribeiro***

Resumo

O artigo traz como proposta a utilização de segurança preventiva como estratégia na redução de acidentes relacionados ao transporte e armazenamento de produtos químicos, utilizando como exemplos reportagens de acidentes analisados anteriormente.

Palavras-chave: produtos químicos. segurança no laboratório. epi. epc. transporte ferroviário.

Abstract

The article presents the use of preventive security as a strategy to reduce accidents related to transportation and storage of chemicals, using as examples reports of accidents previously analyzed.

Key words: chemicals. laboratory safety. ep. epc. railroad transportation.

 Introdução

Texas, USA

Vazamento químico mata quatro operários e deixa outro ferido em uma instalação da DuPont em La Porte, Texas. Os trabalhadores provavelmente morreram devido à exposição ao gás metil mercaptana enquanto tentavam consertar uma válvula avariada.

Quimicando

Mercaptano é o termo genérico para compostos orgânicos de enxofre (S) que contêm um grupo sulfídrico (SH) ligado a um átomo de carbono. O nome vem de captans mercurium, latim para capturar mercúrio, devido ao fato de se combinarem facilmente com mercúrio. Mercaptanos têm como característica odor muito forte e desagradável.

A forma mais simples e mais conhecida dos mercaptanos é o metil mercaptano (CH3SH), também chamada de matanotiol, é um gás incolor, altamente tóxico, inflamável e com cheiro característico de repolho podre. Sua inalação ou contato com a pele ataca o sistema nervoso central e pode ser fatal em quantidades consideráveis.

Bastante utilizado na industria química para fabricação de pesticidas, e quando convertido em dissulfureto de dimetilo ((CH3)2S2), é utilizado para remoção do alcatrão de catalisadores na refinação de petróleo.

Um dos seus principais usos é como aditivo para gás natural, devido ao seu cheiro forte e característico, detectável em concentrações extremamente baixas, apenas uma parte por bilhão, sendo assim, bastante eficaz na identificação, tanto no vazamento do gás natural quanto em sua forma pura, metil mercaptano.

A fabricação industrial de mercaptanos é realizada pela combinação de um álcool com sulfureto de hidrogênio (H2S).

CH3 OH + H2 S  CH3 SH + H2 O

Existem algumas evidencias de que a exposição prolongada ao metil mercaptana pode dessensibilizar o nariz, fazendo com que o cheiro seja menos detectável. O que foi repassado pela DuPont, é que houve vazamento, mas não foram informadas as quantidades e nem se seus operadores utilizavam devidos EPIs e EPCs no momento em que ocorreu o acidente, o que nos leva a hipótese de que não estariam protegidos como deveriam.

Como foi mencionado anteriormente, o gás é altamente tóxico e ataca o sistema nervoso central, podendo levar a morte. O que pode ter ocorrido tanto pela inalação em excesso quanto pelo contato com mãos e braços desprotegidos. E até mesmo, dependendo da força e quantidade de produto vazado, pode ter ocorrido pelas duas formas simultaneamente.

Wadena, Canadá

Um trem carregado com material tóxico descarrila e pega fogo próximo a cidade de Wadena, Canadá. A companhia Canadian National Railway, responsável pelo trem, informou que de um total de 100 vagões, 26 descarrilaram. E, apenas seis transportavam materiais tóxicos, sendo dois com soda cáustica, dois com ácido clorídrico e dois com destilados de petróleo.

Quimicando

Conclusão

Nas atividades exercidas em laboratórios químicos, biológicos e indústrias químicas são diversos os riscos existentes. Podemos citar:

  • Riscos químicos: vapores, poeiras, gases, compostos ácidos, corrosivos, inflamáveis, tóxicos.
  • Riscos físicos: pressão, temperatura, calor, radiações, vibrações, ruídos.
  • Riscos biológicos: vírus, fungos, bactérias, parasitas.
  • Riscos no transporte: vedação incorreta de tanques e embalagens em geral, transporte não sinalizado, profissional sem treinamento adequado.

Acidentes ocorrem, geralmente, pela falta de organização, uso incorreto de substâncias sem identificação, estocagem e transporte inadequados, utilização incorreta de vidrarias, desconhecimento ou negligencia do profissional que realiza as atividades, utilização incorreta ou não utilização de equipamentos de segurança adequados ao risco, manutenção inexistente ou inadequada do local de trabalho, e o não cumprimento das normas de segurança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (121 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com