TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ações Preventivas Para Acidentes De Trânsito

Artigos Científicos: Ações Preventivas Para Acidentes De Trânsito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/2/2015  •  565 Palavras (3 Páginas)  •  746 Visualizações

Página 1 de 3

1) Com o objetivo de reduzir acidentes que envolvem motoristas e pedestres alcoolizados, elabore um plano de ação preventiva. Não esqueça que este precisa contemplar objetivos, metodologia, público alvo e resultados esperados. (3,0 pontos).

Devemos analisar onde ocorrer maior frequência de acidentes envolvendo indivíduos alcoolizados, na sua maioria é em centros urbanos ou estradas que cortam esses centros, normalmente em saia de boates ou festa. Ações voltadas ao pedestre são construir passarela ou passagem de pedestre sempre o mais próximo possível, colocar ao longo da via tela de proteção obrigando assim o pedestre usar a passarela, instalação de controle de velocidade, instalação de lâmpadas ao longo da via, realizar campanhas voltadas exclusivamente aos locais com maior frequência de acidentes. Acidentes envolvendo motoristas embriagados, devemos focar a fiscalização por parte do agente de trânsito além das ações de educação e campanha.

2. A partir da leitura do artigo "Proposta metodológica baseada em GIS para análise de segmentos críticos de rodovia - estudo de caso na BR-285", redija um argumento fundamentado nos objetivos e no método proposto para a identificação dos pontos críticos, conforme esta pesquisa. Procure elaborar um texto crítico sobre como os conceitos estudados por você nesta Unidade de Aprendizagem aparecem na pesquisa. (3,0 pontos)

Critérios a serem seguidos:

* Seu texto deve ser dissertativo-argumentativo;

* O texto deve conter entre 10 e 15 linhas.

* O texto deve ser escrito na modalidade escrita padrão da Língua Portuguesa.

A referência e o link de acesso ao texto são as que seguem:

SCHMITZ, Anelise; GOLDNER, Lenise Grando. Proposta Metodológica Baseada Em GIS para Análise de Segmentos Críticos de Rodovia - Estudo de Caso na BR-285. XVI PANAM, 15-18 Julho, 2010 - Lisboa, Portugal. Disponível em: <http://www.cbtu.gov.br/monografia/2009/trabalhos/artigos/engenharia/3_86_RT.pdf>Acesso em: 12 ago. 2014

A temática da pesquisa é a visão em um todo dos acidentes de trânsito, o que envolve o acidente, o veículo, a via, o usuário e o entorno, analisando o conjunto do acidente coletando informações técnicas do acidente identificado como aconteceram, diagnosticando como fatores humanos, viários e condições ambientais. A análise desta pesquisa além de se dar pela visão em um todo das informações estão interligados aos conceitos que estudamos como metodologia, escolha do sistema de cadastro de acidentes investigação dos fatores contribuintes, identificação dos pontos críticos, correção e avaliação a técnica utilizada que mais se aproxima dos métodos estudados é o método numérico relativo que aborda as técnicas da frequência de acidentes, técnica do índice de acidentes, técnica de taxa de acidentes e taxa de severidade de acidente.

3) Veja as seguintes imagens:

As imagens são referentes ao Km 634 da BR-282, área rural, situada ao Oeste do Estado de Santa Catarina. Este quilômetro foi identificado como ponto crítico para ocorrência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com