TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

B101 Mensagens

Por:   •  19/10/2015  •  Abstract  •  1.590 Palavras (7 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 7

OM: 20ºBIB

CCAp

DATA:

HORA:

PERÍODO BÁSICO

TURMA:

MATÉRIA: 04. COMUNICAÇÕES

ASSUNTOS: 1. Mensagens;

2. Mensageiro.

 

OBJETIVO:

  • Descrever os deveres e os procedimentos do mensageiro;
  • Avaliar a importância da missão do mensageiro;
  • Demonstrar a capacidade de transmitir, verbalmente, uma mensagem.

LOCAL:

MEIOS AUXILIARES: Quadro mural.

INSTRUTOR:

 

MONITOR(ES):  

MEDIDAS ADMINISTRATIVAS:- Preparar o local de instrução

                                                                      -Limpeza do local de instrução

MEDIDAS DE SEGURANÇA:

 

ASSINATURA INSTR:

________________________________

VISTO CMT CCAP:

________________________________

SUMÁRIO

I- INTRODUÇÃO

                     

Importância do assunto, algumas considerações iniciais.

II- DESENVOLVIMENTO

1 -  MENSAGEM

  1. NOÇÕES BÁSICAS
  2. CLASSIFICAÇÃO QUANTO À SEGURANÇA E Á PRECEDÊNCIA
  3. MENSAGENS ESCRITAS E VERBAIS

              2 -  MENSAGEIRO

  1. DEVERES DO MENSAGEIRO
  2. MODO DE ATUAÇÃO
  3. TIPOS DE MENSAGEIRO

 

                                                   

III- CONCLUSÃO

                                                                                   

- Prática.

TEMPO

DISTRIBUIÇÃO DO ASSUNTO

MAI E OBS

I-INTRODUÇÃO

        O termo mensagem, que é empregado nas comunicações abrange todas as ordens, instruções, partes e outros documentos, bem como fotografias, cartas, esboços e desenhos, que devam ser transmitidos por um dos meios de comunicações. A mensagem é qualquer idéia ou pensamento, expresso convenientemente, em linguagem ou não, de forma a permitir a sua transmissão pelos meios de Com.

II- DESENVOLVIMENTO

1. MENSAGEM.

               A mensagem é o elemento fundamental das comunicações. Para sua transmissão todos os meios são postos em funcionamento e todos os esforços são feitos para que seja entregue em tempo de produzir os efeitos que dela se espera.

               a. Noções básicas.

O expedidor, redator e o despachante são os elementos que nas organizações militares têm a responsabilidade básica pela preparação da mensagem.

O expedidor determina o envio da mensagem, também poderá ser o redator da mensagem, todas as mensagens são redigidas em nome do comandante da OM considerada.

O redator é quem verdadeiramente compõe a mensagem, classifica-a quanto ao sigilo e a  procedência, incluindo todos os dados necessários à mensagem.

O despachante é quem encaminha as mensagens das diversas seções para o C Com. Ele deve verificar o preparo correto da mensagem de acordo com as normas estabelecidas, examinando-a especialmente quanto ao endereçamento, classificação sigilosa e precedência.

b. Classificação quanto à segurança e à precedência.

Quanto à segurança ou sigilo podem ser:

1-Ultra-secreta

2-Secreta

3-Confidencial

4-Reservada

5-Ostensiva

               1-Ultra-secreta - quando requerem grau especial de segurança, posto que seu conhecimento por pessoa sem autorização, causaria dano excepcional à Nação.

               2-Secreta - a mensagem cuja a revelação desautorizada poria em perigo a segurança Nacional, ou causaria sérios prejuízos aos interesses, ao prestígio da nação, ou a qualquer atividade do governo.

                3- Confidencial - é a mensagem que cuja a revelação por pessoa desautorizada, apesar de não por em perigo a Segurança Nacional, seja prejudicial aos interesses ou prestígios da Nação, ou que possa criar embaraços administrativos.

               4- Reservada - a mensagem não classificada ultra-secreta, secreta ou confidencial e que não deve ser publicada ou comunicada a qualquer um, exceto para fins oficiais, será classificada como reservada.

               5- Ostensiva - é quando a mensagem não tiver classificação sigilosa, será assim chamada.

               * Quanto à precedência as mensagens podem ser:

              1- Urgentíssima (UU)

              2- Urgente (U)

              3- Prioridade (P)

              4- Rotina

                 1- Urgentíssima (UU) - têm precedência sobre todas as outras mensagens, independente da classificação de segurança. As mensagens urgentíssimas são usadas em casos muito especiais, por exemplo para comunicar o estabelecimento de contato com o inimigo. Sinal de serviço correspondente: “UU”.

               2- Urgente (U) - essa precedência deve ser empregada somente nas mensagens importantes que se relacionarem diretamente com as operações. Elas não podem ser classificadas como urgentíssimas, contudo devem ser entregue aos destinatários, com toda a brevidade, para permitir providências imediatas. As mensagens com essa precedência serão processadas e transmitidas de acordo com a ordem de recebimento e têm prioridade sobre todas as demais, exceto as urgentíssimas. O sinal de serviço correspondente é “U”.

              3- Prioridade (P) - essa precedência é reservada para as mensagens que devem ser entregues ou transmitidas antes das mensagens de rotina. Essa é a procedência mais alta que pode ser dada às mensagens de caráter administrativo. O sinal especial de serviço correspondente é “P”.

               4- Rotina - é quando a importância não justifica a precedência mais elevada.

c. Mensagens escritas e verbais.

As mensagens devem ser claras, precisas e concisas. A concisão pode prejudicar a clareza e a precisão; por isso, deve-se preparar cuidadosamente a mensagem, a fim de que seja clara e precisa, porém redigidas com o menor número de palavras. A mensagem que permitir uma interpretação diferente da idéia do redator, tornar-se-á sem valor ou prejudicial, porque poderá causar confusão, danos ou perdas de vidas. As mensagens serão preparadas em três vias destinando-se as duas primeiras vias ao C Msg;  a terceira via permanecerá na organização expedidora para fins de controle e arquivo.

2 . MENSAGEIRO

                  É o meio mais antigo que se tem notícias apesar disso é muito usado nas nossas comunicações, tendo em vista a atuação do inimigo, a falha nas comunicações e o mais importante, a segurança. Os mensageiros são agentes de Com. empregados em todos os escalões, GC, Pel, Rgto, Brig..., com a função de transporte e entrega das mensagens, documentos e pequenos pacotes.

a. Deveres do Mensageiro.

O mensageiro é o responsável pela expedição da mensagem e deve prestar todas as informações e esclarecimentos necessários ao cumprimento da missão.

Durante a condução da mensagem devem ser tomadas precauções quanto a segurança das mesmas, de forma que cheguem ao destinatário intactas.

b. Modo de atuação:

O modo de atuação do mensageiro vai ser ditado pela situação tática em que se encontra o expedidor ou a falta de outros meios que determinem o seu emprego, para qualquer tipo e natureza de mensagem, sendo ela escrita, verbal, pacotes, etc.

* a pé - lento e seguro usado em terrenos de difícil acesso em curtas distâncias.

*motorizado - mais rápido e empregado em terrenos de fácil acesso, utilizado quando o mensageiro tem que percorrer distâncias muito grandes.

* outros meios - ciclistas, aerotransportados, etc

c. Quanto ao tipo de Serviço.

É dividido em dois grupos:

* de escala - quando tem horário e itinerário pré-estabelecido.

* especiais - quando a mensagem for urgente, de fácil acesso, utilizado quando o mensageiro tem que percorrer distâncias muito grandes.

III- CONCLUSÃO

                                                                                   

          Ao final da instrução, o instruendo deverá saber descrever os deveres e os procedimentos, atuar como um mensageiro, bem como entregar uma mensagem utilizando um dos meios Quadro de giz e quadro mural e verificação dos conhecimentos, aplicando uma prova escrita.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (138 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com