TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BENS DE IMUNIZAÇÃO

Tese: BENS DE IMUNIZAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  Tese  •  646 Palavras (3 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 3

(Parte 3 de 3)

b) Não sujeitos a depreciação: Terrenos e Obras de Arte

c) Sujeitos a exaustão3: Reservas Minerais, Florestas.

BENS IMATERIAIS (Intangíveis ou Incorpóreos)

São aqueles que, embora considerados Bens, não possuem corpo, não têm matéria. São determinados gastos que a empresa faz, os quais, por sua natureza, devem ser considerados parte do Patrimônio. Os mais comuns são:

Benfeitorias em Imóveis de Terceiros: Suponhamos que a uma empresa tenha construído um depósito de 80m2 de área, nas dependências da empresa, ligado à loja. Como o imóvel onde a empresa está instalada é alugado, o valor gasto na construção do depósito será contabilizado no Patrimônio da empresa como bem imaterial, com o título de BENFEITORIAS EM IMÓVEIS DE TERCEITOS, já que o referido gasto constitui uma benfeitoria em imóvel que não é de propriedade da empresa.

Fundo de Comércio (Goodwill): Consiste na reputação da empresa no ambiente em que ela atua. A determinação do valor do Fundo de Comércio e a sua associação com as futuras receitas e os futuros períodos que serão beneficiados são alguns dos problemas que têm merecido as mais diversas soluções. Em alguns empreendimentos o valor pago do “Fundo de Comércio”é determinado como sendo o valor pago a maior no patrimônio de uma empresa adquirida; em outras, são os gastos co pesquisas e desenvolvimento, para sustentar ou até aumentar a boa reputação do empreendimento.

Outros Bens Intangíveis: Ponto Comercial, Direitos Autorais, Patentes relativas a Invenções, Marca de Indústria.

DIREITOS são todos os valores que a empresa tem a receber de terceiros (terceiros, no caso, são clientes da empresa). É comum as empresas efetuarem vendas a prazo. Quando isso ocorre, a empresa não recebe no ato o dinheiro correspondente à venda; receberá futuramente, porque foi a prazo. Sendo assim, a empresa fica com DIREITO de receber o valor da venda no prazo determinado. Exemplos: Duplicatas a Receber, Promissórias a Receber, Aluguéis a Receber.

OBRIGAÇÕES constituem todos os valores que a empresa tiver a PAGAR para terceiros (terceiros, neste caso, são fornecedores). É comum, as empresas efetuarem compras a prazo. Quando isso ocorre, a empresa não paga a compra no ato; deverá pagar futuramente. Nesse caso, a empresa fica com a OBRIGAÇÃO de pagar o valor da compra no prazo determinado. Exemplos: Duplicatas a Pagar, Promissórias a Pagar, Aluguéis a Pagar, Salários a Pagar, Impostos a Pagar.

2. REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DO PATRIMÔNIO

Visando atender ao aspecto didático, e para tornar mais fácil a compreensão do patrimônio, vamos apresentá-lo em um gráfico simplificado, em forma de T:

O T tem dois lados. No lado esquerdo, colocamos os Bens e os Direitos. No lado Direito, colocamos as Obrigações. Então, a representação gráfica do Patrimônio fica assim:

O lado esquerdo do gráfico é chamado LADO POSITIVO, pois os Bens e os Direitos representam, para a empresa, a sua parte positiva (é o que ela tem efetivamente – BENS – e o que ela tem para receber – DIREITOS).

O lado direito, por sua vez, é chamado LADO NEGATIVO, pois as Obrigações representam a parte negativa da empresa (é o que ela tem que pagar).Os elementos positivos são denominados, componentes ativos e os seu conjunto forma o ATIVO.

Os elementos negativos são denominados componentes Passivos; por isso encontram-se no PASSIVO.

Então o gráfico fica da seguinte forma:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com