TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BIOGRAFIA DEMERVAL

Trabalho Universitário: BIOGRAFIA DEMERVAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/6/2013  •  576 Palavras (3 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 3

Dermeval Saviani - Concepções de Escola, Ensino e Aprendizagem.

Filósofo e pedagogo brasileiro. Nascido em Santo Antônio de Posse interior de São Paulo no dia 25 de Dezembro de 1943. Estudou em São Paulo, São Gonçalo e Campo Grande. Somente em Aparecida do Norte foi que Dermeval deu início ao estudo superior por volta de 1962 onde fez o curso de Filosofia da Entidade dando continuidade em seus estudos na PUC-SP onde se graduou em educação. Livre-docente em história da educação na UNICAMP, tendo realizado “estágio sênior” na Itália em 1994-1995. Além de coordenador em diversas instituições de ensino e premiado muitas vezes por suas obras, teses e pesquisas.

Professor na mesma universidade onde se formou, desde sua formação desenvolveu projetos e pesquisas na área da educação.

Vivenciou um grande período de mudanças em nosso país acompanhando então as transformações na educação brasileira, considerando os pontos positivos e negativos que refletiam no dia-a-dia, tendo então uma visão progressista sobre a educação. Fundador de uma pedagogia dialética, que denominou Pedagogia Histórico-Crítica que também é conhecida como crítico-social dos conteúdos e tem como objetivo principal relação e transmissão de conhecimentos significativos que contribuam para a inclusão social do educando.

Apesar de sempre se mostrar otimista, Saviani procura ser realista em suas obras deixando em destaque os erros em nosso sistema educacional, realizando paralelo entre política e educação, que para ele são altamente ligadas, porém, deixa bem claro sua visão de que a política não se interessa tanto pela educação quanto deveria, uma vez que dedicada ao ensino melhoria com certeza as condições pedagógicas em nosso país.

Para ele a escola é um local de comum interesse sendo que deverá formar através de seus ensinos os alunos para a vida adulta. Trata a escola como ambiente responsável em evitar a marginalidade, pois com ela vem a harmonia dos envolvidos (política, escola e família), deixando que não haja a exclusão, que para ele é o principal fator, impedindo assim a formação de marginais.

De fato, a escola é o local que prepara a criança para a vida, e deve transmitir valores éticos e morais aos estudantes, e para que cumpra com seu papel deve acolher os alunos com empenho para, verdadeiramente transformar suas vidas.

Em sua obra Escola e Democracia, Saviani busca contextualizar as correntes pedagógicas, iniciando pela pedagogia tradicional, que tem como objetivo organizar a escola e garantir a educação, que é um direito de todos e dever do estado, transformando os estudantes em cidadãos, que devem assimilar o acervo cultural transmitido pelo professor.

Dermerval Saviani acredita que a escola deve lutar contra a seletividade, a discriminação dos alunos, mas que o aluno também deve fazer sua parte.

Afirma ainda que o fracasso do aluno na escola depende de vários fatores externos que agem negativamente para a absorção do conteúdo, como saúde, alimentação, comportamento familiar entre outros aspectos, porém, não é impossível lidar com isso desde que consiga o educador mostrar para o aluno que ele é agente transformador, acreditando assim que a educação é importante para sua vida assim como para a comunidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com