TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BIOGRAFIA DO AUTOR - José Guimarães Rosa

Por:   •  19/10/2015  •  Bibliografia  •  320 Palavras (2 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 2

BIOGRAFIA DO AUTOR

José Guimarães Rosa nasceu em Minas Gerais, em uma cidade chamada Cordisburgo, em 27 de Julho de 1908. Filho de D. Francisca Guimarães Rosa e Florduardo Pinto Rosa, estudou desde muito pequeno, diversos idiomas internacionais.

Falo: português, alemão, francês, inglês, espanhol, italiano, esperanto, um pouco de russo; leio: sueco, holandês, latim e grego (mas com o dicionário agarrado); entendo alguns dialetos alemães; estudei a gramática: do húngaro, do árabe, do sânscrito, do lituânio, do polonês, do tupi, do hebraico, do japonês, do tcheco, do finlandês, do dinamarquês; bisbilhotei um pouco a respeito de outras. Mas tudo mal. E acho que estudar o espírito e o mecanismo de outras línguas ajuda muito à compreensão mais profunda do idioma nacional. Principalmente, porém, estudando-se por divertimento, gosto e distração. (ROSA, José Guimarães)

Ainda quando era criança, mudou-se para as casas dos avós em Belo Horizonte, onde terminou o curso primário. Começou o curso secundário em São José del Rey, porém retornou a Belo Horizonte e se formou. Em 1925, começou a estudar na "Faculdade de Medicina da Universidade de Minas Gerais", aos seus 16 anos.

Escreveu suas primeiras em 1929, com as obras: "Caçador de Camurças", "Chronos Kai Anagke" (título grago, que significa Tempo e Destino), "O Mistério de Highmore Hall" e "Makiné". Estes 4 contos foram publicados com ilustrações entre 1929 e 1930, e, anteriormente, estes mesmos 4 contos ganharam um concurso promovido pela revista "O Cruzeiro".

Em 27 de Junho de 1930, quando tinha 22 anos, casou-se com Lígia Cabral Penna, que lhe deu duas filhas: Vilma e Agnes, com apenas 16 anos.

Ao se formar em Medicina no mesmo ano, foi morar em Itaúna (MG), trabalhando na área em que se formou.

Na Revolução Constitucionalista de 1932, participou ativamente do movimento como voluntário da Força Pública. Em 1933, foi à Barcacena (MG) como Oficial Médico do 9º Batalhão da Infantaria.

Em uma carta que enviou ao seu colega Dr. Pedro Moreira Barbosa,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (59.2 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com