TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A BIOGRAFIA DO AUTOR

Por:   •  8/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.358 Palavras (6 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 6

I - REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

SARAMAGO, José. A Caverna.

Acesso em : http://pt.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_Saramago < 21/03/2015 ás 19h 38 min>

II - BIOGRAFIA DO AUTOR

José de Sousa Saramago nasceu em Golegã, Azinhaga, dia 16 de Novembro de 1922 e faleceu em Tías, Lanzarote, 18 de Junho de 2010. Foi um escritor, argumentista, teatrólogo, ensaista, jornalista, dramaturgo, contista, romancista e poeta português.

Foi premiado com o Nobel de literatura de 19058. Ganhou ainda em 1995, Prêmio Camões, um dos mais importantes prêmios da língua portuguesa. José Saramago foi considerado o responsável pelo reconhecimento internacional da prosa em língua portuguesa. Em final de Agosto do ano de 1985 foi premiado com o grau de Comendador da Ordem Molitar de Sant'lago da Espada e em 1998 foi elevado a Grando-Colar da mesma Ordem , uma honra reservada apenas a Chefes de estado.

Conhecido pelo seu iberismo e ateísmo, foi membro do Partido Comunista Português e ainda foi diretor-adjunto do Diário de Notícias. Junto de outros membrom em 1992 foi um dos fundadores da Frente Nacional para a Defesa da Cultura (FNDC). Casado, em segundas núpcias, com a espanhola Pilar del Rio, Saramago viveu na ilha espanhola de Lanzarote.

Em 29 de Junho de 2007 concituiu a Fundação Jpsé Saramago para a defesa e difusão da Declaração Universal dos Direitos Humanos e dos problemas do meio ambiente. Em 2012 sua Fundação abriu as portas ao público na Casa dos Bicos, em Lisboa, presidida pela sua esposa.

III - RESUMO DA OBRA

História em que pessoas simples são envolvidas, como por exemplo : um guarda, duas mulheres, um oleiro e um cachorro muito humano. O oleiro era conhecido por Cipriano Algor que possui sessenta e quatro anos de idade, possui sua olaria que chegou a ele por herança do pai que havia herdado de seu avô. Marçal Gacho era seu genro que não chegara ainda aos trinta anos de idade  e era o guarda interno do Centro. Ainda tinha sua filha Marta, que o ajudara na fabricação das louças de barro. Com a chegada do avanço tecnológico, o centro então para de fabricar louças de barro e começam a encomendar peças de plástico , que por sua vez ajudam na economia.

Com a forte crise da chegada do plástico, a olaria então começa a pensar em saídas e Cipriano e Marta, decidem por criar seis tipos de bonecos de barros, para que fossem vendidos ao Centro novamente. O chefe do Centro então, faz uma encomenda com fim experimental para ver se esses novos bonecos de barros iriam ser aceitos e agradariam novamente os clientes.

Em um dia qualquer, Cipriano então se depara com um cão e acaba o adotando e nomeando-o de Achado, o cãozinho por sua vez tinha um comportamento muito curioso, um tanto quanto igual de um ser humano. Marçal, seu genro, está para ser efetivado e subir de cargo e com essa possibilidade, ele e Marta terão que mudar-se para o Centro, o casal planeja levar Cipriano com eles; Mas este não quer, pois não quer abandonar a olaria  e de sua casa que por tantos anos foi o aconchego dele e de sua esposa, Justa Isasca , já falecida.

Após Cipriano e sua filha, entregarem a encomenda dos bonecos, aguardam para que seja feito um levantamento de qual será o resultado e aprovação dos clientes. Quando sai este resultado, ambos se decepcionam pois, a aceitação dos clientes com os bonecos fora negativa, apenas duas pessoas haviam gostado das fabricações.

Marçal então é efetivado ao cargo de guarda residente e acaba mudando-se para o Centro com sua esposa Marta, que está grávida e seu sogro Cipriano. No centro a criação de animais era proibida, então Cipriano se vê obrigado a deixar seu cãozinho  Achado para ser cuidado por sua vizinha, Isaura, por quem ele esta apaixonado e acaba por se declarar quando esta indo embora. Ela também se declara a ele, mas Cipriano não aceita casar-se com ela, pois não teria condições financeiras de subsistência já que sua olaria havia falido.

Quando chegara no centro, Cipriano arrumou diversão em descobrir as atrações que ali eram fornecidas, mas não gostava de morar lá, por não ter acesso a luz do sol, não poder ver a lua  e não poder abrir as janelas por causa do ar condicionado. Marçal então e os demais guardas residentes são convocados para fazerem a segurança de uma gruta no subterrâneo, seria feita sobre sigilo , vestidos a paisana e com horários distintos. Mas, marçal que se empolga e acaba contando além do que devia sobre esse emprego para Marta e Cipriano que se interessa muito pelo assunto e em um dos turnos de seu genro, ele resolve ir fazer uma visita e averiguar o que por ali acontecera. Chegando na gruta, pergunta a Marçal o que esta acontecendo e esse como resposta pede pra que Cipriano entre na gruta e veja com seus próprios olhos, a cena é horrível. Há três homens e três mulheres mortos atados ao banco de  pedra. Após ter visto todo esse terror, o senhor Cipriano resolve que ira voltar a morar em sua casa de campo e a sua olaria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (94 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com