TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BIOSEGURANÇA EM CENTRO DE ESTÉTICA

Por:   •  4/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  636 Palavras (3 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

3 CONCLUSÃO        5

REFERÊNCIAS        6



  1. INTRODUÇÃO

Biossegurança consiste em ações e prevenções de doenças no ambiente de trabalho.

A biossegurança pode ser compreendida como um conjunto de comportamentos, hábitos e conhecimentos com a finalidade de exercer um trabalho ou atividade de forma segura para o profissional e seus clientes.

A realização de práticas destinadas a conhecer e controlar os riscos inerentes ao trabalho em saúde e estética deve ser um dos principais objetivos através da mudança de padrões de comportamento, do que diz respeito a preservação da saúde das pessoas, bem como do meio ambiente.


  1. DESENVOLVIMENTO

Visitamos um Centro de estética na cidade de Itatinga-SP e realizamos as perguntas: Se ela faz o uso de todos os EPI’s, tendo a mesma respondido que não todos, mas disse que fazia uso de alguns, tais como: Luvas, mascaras, touca, jaleco e sapato fechado. Não fazendo uso dos óculos de proteção. O que é errado não usar, pois os óculos devem proteger os olhos de líquidos corporais e é indicado o uso para proteção a fim de evitar que respingos de sangue ou secreções atinjam os olhos do profissional (GANDALINI et al, 1998); Perguntado se tem o costume de emergir o pé da cliente em água, respondeu que não, disse que todo material usado na parte de manicure e pedicure é totalmente descartável, botas e luvas são descartáveis, usando sempre material aprovado pela Anvisa. O que é um procedimento correto; Perguntado se a cera que utiliza é industrializada, respondeu que sim, porque a cera caseira foi proibida pela Anvisa e na cidade a vigilância sanitária é rigorosa quanto a esse fato, podendo até multar o profissional. O procedimento está correto, o profissional deve “usar cera de depilação que traga no rótulo identificação do produto, procedência, validade e número de registro no Ministério da Saúde ou ANVISA” (FIORENTINI, 2009); Perguntado se faz o uso da autoclave, respondeu que não, porque todas as clientes fixas possuem seu próprio kit e que após o uso do material, ela faz a desinfecção e o entrega à cliente. Para clientes eventuais, após a utilização dos instrumentos, faz a esterilização na estufa a seco, quanto ao material tais como palito e lixa são descartados após o uso. “A temperatura para garantir a esterilização é de 170ºC por 1 hora ou 160ºC por 2 horas.” (FIORENTINI, 2009); Perguntado sobre a higienização da maca, respondeu que faz a troca de lençol descartável a cada cliente e higieniza a maca no fim do expediente com água sanitária e com o auxílio de uma bucha e finaliza com álcool. Procedimento correto. Macas devem ser desinfetadas com álcool 70%.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (143.9 Kb)   docx (25.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com