TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BIOSSEGURANÇA NA ESTÉTICA

Por:   •  12/5/2017  •  Resenha  •  1.010 Palavras (5 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 5

Biossegurança na Estética

A biossegurança na estética consiste em ações de prevenção de doenças no ambiente de trabalho, o contato profissional-cliente tem risco de transmissão de doenças. Sendo necessário a assepsia e antissepsia das mãos, lavagem com sabonete liquido antes e depois de cada procedimento, antes de colocar luvas e ao retira-las. A apresentação do profissional é super importante, o mais correto é sempre estar de unhas curtas para não acumular sujidades, cabelos presos, sapatos fechados, uso de avental, cosméticos regulamentados pela ANVISA, uso correto dos EPI’s, ambiente limpo e arejado.

O profissional de estética, durante a realização de limpezas de pele, está exposto à uma grande variedade de microrganismos, que podem ser causadores de doenças infectocontagiosas e podem contribuir para o contágio do profissional. Levando em conta esses fatores de risco, é de fundamental importância para o profissional adotar medidas de biossegurança, dentre elas, o uso dos equipamentos de proteção individual (EPI's), os quais incluem: luvas, avental, gorro, máscara e óculos de proteção.

A seguir serão abordados todos os equipamentos de proteção individual, que devem ser utilizados pelo profissional de estética, durante a realização de limpezas de pele.

Gorro: o uso de gorro, evita a queda de cabelos na área do procedimento. É uma medida de segurança e higiene, tanto para o profissional quanto para o cliente, que também devera utilizá-lo.

Avental: usados para fornecer uma barreira de proteção e reduzir a transmissão de microrganismos. Protege a pele da exposição a fluídos. Deve ser usado somente na área de trabalho.

Máscara: proteção das mucosas da boca e nariz, contra ingestão ou inalação de microrganismos.

Óculos de proteção: barreira de infecções, evita que sangue, pus, secreções atinjam os olhos do profissional.

Luvas: barreira mecânica para as mãos, lavar as mãos antes de usa-las, cobrir os punhos, não manipular objetos de luva.

Limpeza de Pele: O Risco de Contaminação

O objetivo do profissional de estética é o de trabalhar com pessoas saudáveis, porém muitas pessoas aparentemente saudáveis, podem não saber que possuem alguma doença infectocontagiosa, pelo fato de serem portadores assintomáticos.

Outro fato importante, e que deve ser levado em consideração, é o da possível omissão, por parte do cliente, da existência de algum tipo de doença contagiosa.

Durante a realização da limpeza de pele, o profissional, pode se deparar com duas situações:

Pele sem solução de continuidade: hígida, sem presença de lesões, acne grau I, menor risco de contaminação.

Pele com solução de continuidade: apresenta lesões, acne grau II, III, IV e V. oferece maior risco de contaminação, o profissional pode entrar em contato com fluidos de sangue.

Principais Doenças Infectocontagiosas

Há vários fatores presentes na limpeza de pele que podem favorecer a contaminação do profissional. As vias de penetração por microrganismos são: via aéreas superiores, via cutânea e via ocular. O profissional, através dessas vias, pode inalar, aspirar ou absorver microorganismos patogênicos pelo ar, saliva ou secreções do cliente.

Hepatite B

A hepatite B é uma infecção causada pelo vírus HBV, que provoca lesões degenerativas ou inflamatórias no fígado. Pode apresentar tanto um quadro benigno como também um quadro grave e fatal. O vírus é transmitido por via sanguínea, por meio da pele lesionada ou mucosa ao sangue ou outros fluidos orgânicos (secreções nasais, pus, suor, lágrimas).

O risco de transmissão via fluidos orgânicos é extremamente baixo ou inexistente. A concentração mais elevada do vírus é observada no sangue e pequenas concentrações são encontradas no sêmen e no fluido vaginal, portanto, exposição ao sangue e contatos sexuais são modos mais comuns de transmissão.

Na estética, as formas possíveis de contágio, durante uma limpeza de pele, seriam através de agulhas contaminadas ou do contato direto da pele ou mucosa do profissional com secreções do cliente.

Uma das principais medidas de prevenção da hepatite B é a vacinação pré-exposição. A vacina é um método eficaz que não apresenta toxicidade, devendo ser indicada para todos os profissionais de saúde.

Gripe

A gripe é uma doença viral, geralmente benigma, mas que pode se agravar e levar à morte. É altamente contagiosa que atinge o aparelho respiratório. Ocupa o primeiro lugar entre as doenças de distribuição universal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (75.6 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com