TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BMW VERMELHO

Monografias: BMW VERMELHO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2014  •  1.290 Palavras (6 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 6

Sumário

Introdução.................................................................................................................04

Síntese reflexiva.......................................................................................................05

Conclusão.................................................................................................................08

Bibliografia................................................................................................................09

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem o objetivo de proporcionar uma reflexão critica da sociedade capitalista na compreensão do processo e desenvolvimento das políticas sociais na sociedade contemporânea, onde o comportamento a cada momento é transformado devido a interferência de fatores sociais como culturais e econômicos, que é perceptível a disparidade social deixando em evidencia que a maioria da população padece com o capitalismo, que suga o quanto pode da classe trabalhadora com um único intuito enriquecer os donos do capital. .

1. Síntese reflexiva

Desde os primórdios do processo de desenvolvimento brasileiro, o crescimento econômico tem gerado condições extremas de desigualdades sociais, que se manifestam entre regiões, estados, meio rural e o meio urbano, entre centro e periferia e entre as raças. Essa disparidade econômica se reflete especialmente sobre a qualidade de vida da população: expectativa de vida, mortalidade infantil e analfabetismo, dentre outros aspectos.

Para entender a origem de tais disparidades no Brasil é necessário introduzir uma perspectiva mais ampla, abrangendo o passado histórico, sem desconsiderar as dimensões continentais do país. Podemos começar a explicar isso pelo fator mais evidente: a escravidão, que é o paroxismo da exclusão.

Até 1930, a produção brasileira era predominantemente agrária, que coexistia com o esquema agrário-exportado, sendo o Brasil exportador de matéria prima, as indústrias eram pouquíssimas, mesmo tendo ocorrido, neste período, um verdadeiro “surto industrial a industrialização no Brasil, a partir da década de 30, criou condições para a acumulação capitalista, evidenciado não só pela redefinição do papel estatal quanto a interferência na economia (onde ele passou a criar as condições para a industrialização), mas também pela implantação de indústrias voltadas para a produção de máquinas, equipamentos, etc.

A política econômica, estando em prática, não se voltava para a criação, e sim para o desenvolvimento dos setores de produção, que economizam mão-de-obra. Resultado: desemprego.

As desigualdades sociais são enormes, e o custo que a maioria da população tem de pagar são muito altos. Com isso a concentração da renda tornou-se extremamente perceptível, bastando apenas conversar com as pessoas nas ruas para notar a falta de moradia, educação, saúde e a grande dificuldade que é enfrentado no seu cotidiano, chegando até faltar o pão de cada dia, enquanto por outro lado se percebe a fartura, luxúria e o descaso pela classe pobre.

Muitas vezes as desigualdades são vistas como coisas absolutamente normais como algo sem relação com produção no convívio na sociedade, mas analisando atentamente descobrimos que essas desigualdades para determinados indivíduos são adquiridos socialmente. As divisões em classes se da na forma que o indivíduo esta situado economicamente e socio-politicamente em sua sociedade.

.A complexidade da realidade social na contemporaneidade traz para o Serviço Social novos desafios para a intervenção profissional, exigindo uma redefinição nos parâmetros teóricos, metodológicos, éticos e políticos. O agravamento da “questão social” diante da consolidação e da crise do capitalismo no mundo, do processo de reestruturação produtiva assumiu na atualidade diferentes contornos trazendo novos desafios para a profissão.

O acirramento das desigualdades sociais, a exclusão social, o empobrecimento das populações, a inflação, o desemprego, a violência, a crise na proteção social, o déficit orçamental, a crise financeira, o afastamento do Estado frente às demandas sociais, enfim, todos esses fenômenos constituem-se como inúmeros desafios para as diferentes profissões, em especial, para o Serviço Social.

1.2 Comentários sobre o vídeo proposto “BMW Vermelha.”

O filme relata a história de um pai de família chamado Odilon que participa de um sorteio sem ter noção do que era o prêmio e do regulamento que acompanharia o mesmo, passa o tempo ele recebe um telegrama que nem se dá o luxo de abrir e ler o que estava escrito, numa manhã recebe a visita de um dos organizadores do sorteio, tamanha a sua ignorância chega até a recusar o prêmio, mas é convencido ao contrário, ao ser informado que não podia vender, alugar, trocar pelo período de dois anos, não tendo a menor noção do que fazer com o carro que está plenamente fora da realidade em que vive.

Odilon nem sabe dirigir, não tem como manter o carro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com