TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Balanced Scorecard

Trabalho Universitário: Balanced Scorecard. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2013  •  3.162 Palavras (13 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 13

ÍNDICE

1 - Introdução

2 - Elaboração do Balanced Scorecard

3 - Aplicabilidade e vantagens do Balanced Scorecard

4 - Perspectiva

5 - Proposta

5.1 - Objetivos Estratégicos Indicadores e Metas

5.1.1 - Perspectiva Financeira

5.1.2 - Perspectiva de Clientes

5.1.3 - Perspectiva dos Processos Internos

5.1.4 - Perspectiva do Aprendizado e Crescimento

6 - Conclusão

7 - Roteiro de Entrevista

1 - Introdução

Com a já acirrada e crescente competitividade dos tempos atuais o profissional das ciências contábeis não pode se restringir ao registro de dados e geração de informação, ele deve dar uma atenção especial ao aspecto estratégico. Outra característica da era da informação, conforme Kaplan e Norton (1997), é que as empresas estão baseadas em um novo conjunto de premissas operacionais, que reforçam ainda mais a necessidade das organizações possuírem um sistema de gestão adequado que lhes ajudem a alcançar os seus objetivos. Entre essas premissas destacam-se que as empresas estão operando com processos de negócios integrados que abrangem todas as funções tradicionais, combinando os benefícios da especialização funcional com a agilidade, eficiência e qualidade da integração dos processos, a tecnologia da informação permite que as empresas de hoje integrem os processos de suprimentos, produção e entrega, de modo que as operações sejam determinadas pelos pedidos dos clientes, e não por planos de produção. As empresas também devem aprender a oferecer produtos e serviços customizados aos seus diversos segmentos de clientes, devem combinar a eficiência e a agressividade competitiva do mercado global com a sensibilidade às expectativas dos clientes locais, as empresas devem prever as necessidades futuras dos clientes, idealizando produtos e serviços inovadores, e incorporando rapidamente novas tecnologias de produto para dar eficiência aos processos operacionais e de prestação de serviços, e os funcionários de hoje devem agregar valor pelo que sabem e pelas informações que podem fornecer, investir, gerenciar e explorar o conhecimento de cada funcionário passou a ser fator crítico de sucesso para as empresas. Por isso o objeto de estudo desse trabalho é o Balanced Scorecard, um sistema de gestão estratégica que visa apoio a tomada de decisão, ele busca englobar todas as premissas descritas acima, atendendo todas as necessidades da empresa e dos gestores. De acordo com a pesquisa do SEBRAE (2004), ‘Fatores condicionantes e taxa de mortalidade de empresas no Brasil’, a ausência de uma boa gestão é um dos principais motivos que fazem com que o índice de mortalidade entre as micro e pequenas empresas seja muito elevado. O BSC é o instrumento para encontrar as respostas aos vários questionamentos e necessidades das empresas, ele possibilita identificar novos caminhos e oportunidades para o desenvolvimento empresarial.

2 - Elaboração do Balanced Scorecard

Na elaboração do Balanced Scorecard foram utilizados os conceitos e métodos desenvolvidos por Kaplan e Norton, porém adaptado as características da empresa em que se está realizando o trabalho, a elaboração foi feita em quatro etapas conforme pode-se ver a seguir. A elaboração foi feita na empresa Tend Tudo Variedades Ltda - ME, com sede na cidade de Uruaçu na Rod. BR 153 s/n, Jardim Guarapari, norte do estado de Goiás, inscrita no CNPJ sob nº 11.673.768/0001-42, com o ramo de atividade principal comércio varejista de artigos de papelaria e, atividades secundárias: comércio varejista de brinquedos e artigos recreativos; de discos, cd’s, DVD’s e fitas; artigos de caça, pesca e camping e; especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo. Para elaborar o Balanced Scorecard foram realizadas varias reuniões com a administração da empresa. Entre os resultados dessas reuniões está a definição da missão, da visão e da estratégia da empresa, que vai delinear a elaboração do sistema.

• Missão - Oferecer aos consumidores grande variedade de produtos que atenda as mais variadas necessidades de seus clientes, oferecendo-lhes um bom atendimento para se tornarem clientes fiéis.

• Visão - Ser a principal loja de conveniência de toda a Br 153 onde está localizada.

• Estratégia - Aumentar a lucratividade da empresa através principalmente de um crescimento no volume de vendas buscando o domínio do mercado.

Outro resultado das reuniões foi a elaboração do mapa estratégico da empresa.

• Objetivos - Investir em Despesas operacionais e marketing, parcerias financeiras com fornecedores, lucro líquido, controle das despesas, retorno do capital, perspectiva dos Clientes, conquistar clientes, melhorar e implantar sistema de gestão de qualidade, reduzir os itens controle do estoque, perspectiva do aprendizado, crescimento otimização do lucro, garantir a motivação dos colaboradores.

Na elaboração do mapa estratégico foram identificados os indicadores que o administrador julgou necessários para alcançar cada objetivo estratégico. Após isso, o próximo passo seria definir metas para esses indicadores e as ações necessárias para alcançar essas metas, porém esse trabalho não teve o objetivo de realizar as pesquisas a fim de calcular o nível atual de cada indicador, por isso nesse momento não foram estabelecidas as metas, somente houve uma indicação delas e das ações. A última etapa da criação do Balanced Scorecard é elaborar um sistema de feedback, este foi feito em planilhas Excel e será adaptado conforme essa necessidade for surgindo, isso irá auxiliar no controle e tomada de decisão, ajudará a acompanhar e corrigir as ações que não estão trazendo resultado.

3 - Aplicabilidade e vantagens do Balanced Scorecard

O processo de elaboração de um Balanced Scorecard deve ser desenvolvido de acordo com as características de cada organização. Não existe uma sequência padrão de passos a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com