TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Balanced Scorecard

Pesquisas Acadêmicas: Balanced Scorecard. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2014  •  672 Palavras (3 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 3

O BALANCED SCORECARD

O objetivo do texto é apresentar uma ferramenta que auxiliará na implementação e controle das estratégias, dentro dos enfoques financeiro e não-financeiro.

Para atuar em um ambiente que se torna cada dia mais complexo, os estrategistas, gerentes e colaboradores necessitam de ferramentas que possam dar alinhamento, suporte e controle estratégico em todos os níveis, gerando habilidades e conhecimentos para a organização. O alinhamento e controle estratégicos são suportados pela ferramenta balanced scorecard (BSC), pela qual se elaboram medidas financeiras e não-financeiras que possibilitam o desdobramento das estratégias a serem implementadas.

As medidas adotadas pelo BSC derivam da visão de futuro, da missão e da estratégia da organização. O BSC é um sistema de integração da gestão estratégica a curto, médio e longo prazos que visa ao aprendizado e ao crescimento organizacional. Complementa as demais ferramentas existentes na organização e assegura à organização a implantação das estratégia, permitindo a correção dos rumos quando necessário.

Razões para implantar o BSC:

• Obter clareza e consenso sobre a estratégia de negocio;

• Proporcionar foco ao negocio;

• Desenvolver a liderança da alta direção;

• Educar a organização;

• Alinhar programas e investimentos;

• Tornar a estratégia clara para toda organização;

• Direcionar o processo de alocação de recursos e capital;

• Promover o aperfeiçoamento.

As Perspectivas do Balanced Scorecard

Perspectiva Financeira

Os objetivos e as medidas financeiras informam se a formulação e a implementação das estratégias estão contribuindo para a melhoria dos resultados financeiros da organização. Esses objetivos e medidas devem fazer parte da relação de causa e efeito, pois desempenham dois papéis: definir o desempenho financeiro esperado e servir de base para os objetivos e medidas das outras perspectivas não-financeiras do BSC.

Perspectiva dos Clientes

Os objetivos e medidas dos clientes identificam em qual mercado e segmentos a organização deseja atuar para obter maior crescimento e lucratividade. Essa perspectiva mantém a relação de causa e efeito, trazendo consigo componentes da receita relacionados os objetivos financeiros.

Perspectiva dos Processos Internos

Está voltada para a medição de desempenho dos processos internos. Ela monitora os processos existentes e também cria um ambiente propício para a identificação dos novos processos que possam antecipar as necessidades dos clientes.

Cada organização usa um conjunto específico de processos, a fim de criar valor para os clientes e produzir resultados financeiros. Cada cadeia de valor genérica serve de modelo para que as organizações possam adaptar-se ao construir a perspectiva de processos internos. Tal modelo inclui três processos principais:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com