TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Balanced scorecard

Tese: Balanced scorecard. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  Tese  •  677 Palavras (3 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 3

Balanced Scorecard

O BSC é uma ferramenta de gestão importante para auxiliar a tomada de decisão dos gestores preocupados em conduzir os negócios com vantagens competitivas. O BSC está diretamente ligado à implementação da estratégia organizacional, então deve considerar as declarações de missão, princípios, valores e objetivos organizacionais definidos pelas empresas.

Partindo da ideia de que os indicadores contábeis e financeiros são incapazes de orientar os negócios de modo sistêmico, o Instituto Norton desenvolveu, em 1990, um estudo para identificar quais outros indicadores poderiam representar as contribuições dos ativos intangíveis nas estratégias organizacionais. Surgiu, então, o conceito de BSC, definido como uma ferramenta de gestão que traduz a missão e as estratégias organizacionais na forma de um conjunto de medidas de desempenho, formando, assim, uma estrutura de mensuração estratégica e um sistema de gestão eficiente com indicadores financeiros e não financeiros.

Após a implantação do Balanced Scorecard, ferramenta referência na execução de estratégias empresariais, que rendeu à Unimed Vitória o prêmio internacional Hall of Fame, a singular capixaba vai dar mais um importante passo na evolução do seu planejamento estratégico. Começará a utilizar, neste ano, um software que dará suporte à Execução da Estratégia, o Corporater. O novo programa vai substituir as planinhas de Excel e armazenará os mapas estratégicos, indicadores, cronogramas, orçamentos, relatórios de performance, e outros dados. Entre os benefícios, estão: facilitar a tomada de decisões, praticidade no acesso, confiabilidade de dados e transparência nos processos. Os gestores, que conheceram o Corporater, em vez de enviarem os dados de suas ações para o Núcleo de Estratégias e Processos (Nucep), passarão a atualizar as informações online. “Percebemos que não tínhamos um software pronto que permitisse customizações de acordo com as necessidades da Cooperativa. Agora, o Corporater está alimentado com nossas informações para iniciar essa nova fase no acompanhamento do planejamento” , destaca o presidente da Unimed Vitória, Alexandre Ruschi. Além de aprimorar ainda mais a performance do monitoramento, o software vai permitir a interação entre usuários e poderá ser acessado de qualquer local pela internet.

Seis Sigma

É uma metodologia estruturada para fornecimento de produtos e serviços melhores, mais rápidos com custos mais baixos; com uma forte base em conhecimento de processos e através da redução da variabilidade dos processos.

O Processo Seis Sigma tem como foco: Redução do tempo de ciclo; Redução drástica de defeitos; e Satisfação dos clientes.

O Seis Sigma permite que um dirigente empresarial seja pró-ativo ao invés de reativo com relação à questões de Qualidade. A pró-atividade parte da definição, estratégica, dos padrões de qualidade baseados em Sigmas (desvios padrão). As estratégias do Seis Sigma é implantada sempre, dependendo do desempenho financeiro da empresa, independente do tamanho da organização, mas esse sistema tem uma caracterização especial para cada tipo de empresa, ou seja, é levado em consideração o tipo, tamanho e os aspectos culturais e sociais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com