TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Base De Competencia

Trabalho Escolar: Base De Competencia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2013  •  557 Palavras (3 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 3

GESTÃO DE DESEMPENHO

MODELO DE GESTÃO POR COMPETÊNCIAS

Algumas críticas sobre a gestão por competências, a apresentação dos conceitos de competência contém diferentes significados e contradições. Destaca na elaboração dos atributos (visão estática) e falta à visão processual (perspectiva dinâmica); tende a vivência do passado, para o mapeamento das competências fundamenta-se nas necessidades atuais, não estendendo a preocupação com a formação das competências que serão imprescindíveis no futuro; a qualificação dos requisitos das competências, em que são representados na sua constituição com superficialidade e pobreza. Com maior quantidade de atributos, faltando examinar a qualidade; identificar comportamentos gerenciais efetivos, faltando a atenção para as qualidades, apresentando uma dificuldade em conferir aspectos direcionados as atitudes, é simplificado a maneira com que muitos modelos resolvem esta questão, ignorando este problema e dando a atenção a atributos mais fáceis de mensurar; a existência de um enumerado de competências genéricas ilustrando este assunto.

Apresentando uma carência no contexto independente e/ou não refletindo a necessidade da distinção específica no contexto organizacional; a constituição de uma burocracia e custo, predominando o protocolo para a confirmação da competência e não para o seu desenvolvimento; falta de orientação futura, inexistindo questionamentos a respeito de competências com visão estratégica de Recursos Humanos; o fato da pessoa “sentir-se competente”, faltando a parte em que a experimentação pode permitir a ocorrência de erros, impedindo a aprendizagem neste aspecto; quanto a questão do feedback, tendente a avaliação pessoal e não as atividades em si. A existência de feedback positivos constituindo raras críticas construtivas. Para adequação da gestão por competências numa empresa, precisam ser avaliadas as dificuldades apontadas neste item.

Entender a competência para abranger o contexto gerencial da organização e satisfazer as necessidades do indivíduo. Para que a gestão por competências contribua para a formação das pessoas, a alteração das práticas de trabalho e para o acompanhamento das mudanças do cenário mercadológico, o gestor deve estar atento para os pontos críticos aqui mencionados. O ideal no processo de gerenciamento das competências é que, deve estar buscando a diminuição ou mesmo eliminação de tais dificuldades apresentadas neste estudo. E para o desenvolvimento das competências organizacionais, a aprendizagem torna-se fundamental. Orientar indivíduos para se adequar ao novo sistema, gerando a sustentabilidade e a vantagem competitiva da empresa. A aquisição do conhecimento é o caminho para elevar a capacidade profissional e empresarial. Dentro da organização o fator conhecimento fornece o meio de aperfeiçoamento das capacidades e de incentivar o processo criativo de cada indivíduo. Como também, a aprendizagem indica o caminho para a inovação empresarial, gerencial e profissional.

Sobre os aspectos críticos, pode-se notar que alguns traços são comuns entre as empresas, como pontos críticos que geralmente influenciam no modelo de gestão. Especificamente no cenário brasileiro, destacam-se alguns aspectos que devem ser considerados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com