TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Beneficios Do PCP

Dissertações: Beneficios Do PCP. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/3/2015  •  883 Palavras (4 Páginas)  •  919 Visualizações

Página 1 de 4

Segundo Slack (1997), podemos definir PCP como sendo a função administrativa responsável por garantir que a produção ocorra eficazmente e produza produtos e serviços de maneira adequada, onde para isso é necessário que os recursos produtivos estejam disponíveis na quantidade adequada, no momento adequado, e no nível de qualidade adequado.

Tem como objetivo fazer os planos que orientarão a produção e servirão de guia para seu controle, onde determinará o que vai ser produzido, onde vai ser produzido, quanto vai ser produzido, quem vai produzir e quando vai ser produzido.

2 BENEFICIOS DA IMPLANTAÇÃO DO PCP

De acordo com CHIAVENATO (2005), dentre vários benefícios que um bom planejamento da produção, e controle da mesma, traz destacam-se:

• Menor tempo total de produção: aperfeiçoa-se o tempo de produção com a redução das perdas com atividades não planejadas. Ganha-se tempo de produção e tomadas de decisão.

• Cumprimento dos prazos de entrega: um dos maiores benefícios é o cumprimento do prazo de entrega ao cliente. Com isso fideliza-se o cliente maximizando as possibilidades de venda e aumento da capacidade produtiva.

• Menor tempo de setup das máquinas: reduz-se o tempo de ajuste das máquinas com o planejamento adequado. Otimiza-se o tempo entre trocas de materiais abrindo espaço para outras produções.

• Diminuição das filas de espera das máquinas: planeja se o tempo utilizado em cada máquina, assim, o desempenho das máquinas é totalmente alocada para a capacidade efetiva da produção.

• Reflexos financeiros baseados em dados obtidos do andamento da produção: com a produção totalmente planejada e controlada, diminuem-se as despesas com mão de obra, energia elétrica, intervalo entre acerto de máquinas e aumenta-se a produtividade possibilitando extrair a capacidade total da indústria. Reduzem-se as despesas operacionais e custos diretamente ligados à produção, o que converge no aumento do lucro e crescimento da empresa.

• Sugestão de melhoria de processos para serem estudados e implantados: as tomadas de decisões serão pautadas nos controles da produção. Quanto maior e mais eficiente for o controle, maiores serão as chances de acerto na implantação de melhorias.

• Metodologia para levantamento de dados dentro da indústria: todos os dados são computados e documentados a fim de estabelecer métodos dentro do sistema fabril.

3 DIFICULDADES NA IMPLANTAÇÃO DO PCP

Segundo MACHLINE (1978), a dificuldade na implantação do PCP se dá por falta de mão de obra qualificada ou por questões financeiras. A adesão ao processo minucioso do planejamento e controle da produção demanda tempo, dinheiro e pessoas adequadas para participarem.

Sem uma estrutura organizacional preparada para assumir as responsabilidades e se adequar às grandes mudanças, a tentativa de implantação do planejamento e controle da produção já estará fracassada. Como todos os processos organizacionais interdependem das atividades do PCP, o mau funcionamento do mesmo acarretará um conjunto de problemas dentro da empresa. Começará surgir opositores a implantação do PCP alegando os efeitos danosos que a tentativa de implantação está trazendo.

A insatisfação dos colaboradores é uma das maiores complicações visto que o processo depende da sinergia entre as decisões tomadas pelo nível estratégico e a vontade do nível operacional em torná-las possíveis.

4 TRES SOFTWARES COMERCIAIS COM MODULO DE PCP

Linter software APS

A Linter desenvolveu uma metodologia própria para implantar software APS que minimiza os riscos de implantação e garante o máximo benefício para os clientes. A metodologia está baseada em tarefas e milestones pré-estabelecidos e customizadas por projeto, que fornece aos clientes uma visão objetiva do desenvolvimento das atividades.

a) PROJETO PILOTO O projeto piloto é uma prova de aderência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com