TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Benefício da Aquisição de Imagem na Posição Prona em Perfusão Miocárdica com SPECT para Redução de Artefatos e Exposição do Paciente à Radiação.

Por:   •  25/3/2021  •  Artigo  •  692 Palavras (3 Páginas)  •  77 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Federal de Minas Gerais

Disciplina: Oficina de Leitura e Produção de Textos

Tarefa: Resenha Crítica

Aluno: Eryka Fernanda Pereira Gonçalves

CALDAS, G. Mídia e políticas públicas para a comunicação da ciência. In: PORTO, C. M. et al. Diálogos entre ciência e divulgação científica: leituras contemporâneas [online]. Salvador: EDUFBA, 2011, p. 19-36.

O capítulo Mídia e políticas públicas para a comunicação da ciência de autoria de Graça Caldas (Pesquisadora de Comunicação e Ciência) foi publicado no livro Diálogos entre ciência e divulgação científica: leituras contemporâneas sob edição da Universidade Federal da Bahia. Esse livro é disponibilizado gratuitamente à população de forma on-line, através do Google Books.

Esse capítulo trata da crítica às políticas públicas de divulgação da ciência à falta de contextualização de informações transmitidas à população no âmbito de divulgação científica.

O texto expõe que antes da década de 1990 a ciência não era amplamente divulgada para a população, era visto como algo mais elitizado. A partir dos anos 90 os resultados de pesquisa ficaram mais evidentes com o aumento de veículos de informação e difusão de políticas públicas. Ou seja, cresce o espaço nos diferentes recursos de mídia.

Apesar de a divulgação cientifica ser ampliada por meio de diferentes recursos de mídia, nos dias atuais, há a dificuldade da compreensão pública de ciência. O texto aponta que há poucas instituições de ensino superior na área de jornalismo que investem em formação de recursos humanos. O que leva a uma reflexão da atuação dos jornalistas desde a sua formação universitária.

Observa-se a ideia de que as instituições de nível superior precisam rever os conceitos na formação dos jornalistas, no quesito de investir na formação do jornalista que contextualiza as informações e não simplesmente “lançam” informações para a população.

Nesse sentido, o contexto histórico e não mera informação é o necessário, segundo expõe Caldas (2011). Pois o ideal epistemológico é a visão crítica de interprete e não meramente de tradutor. A população precisa trabalhar junto para a coletividade do bem-estar social, mas o analfabetismo científico faz com que o cidadão ignore fatores relevantes como energia nuclear, aquecimento global, eleições, entre outros. A mídia tem papel fundamental na divulgação de resultados científicos e uma solução abordada nesse aspecto é a contextualização do passado para que o cidadão possa atuar de forma consciente no presente.

        A educação é um aspecto altamente relevante nesse aspecto. Sugere-se a valorização dos professores. As descobertas científicas acontecem dentro das universidades, mas os professores de educação de base precisam sentir-se motivados para que seu trabalho não seja mera repetição de acontecimentos, mas sim um modo de estimular a formação de seres com senso crítico. Como por exemplo o ensino de matemática, envolver questões práticas para a solução de problemas e não somente passar equações. Pois ao passar somente o conhecimento sem contextualizá-lo, como seus alunos poderão resolver problemas de matemática quando se depararem com eles na vida?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (66.2 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com