TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Benefícios da drenagem linfática e sua associação ao sistema imunológico

Por:   •  17/5/2017  •  Artigo  •  1.187 Palavras (5 Páginas)  •  645 Visualizações

Página 1 de 5

Benefícios da drenagem linfática e sua associação ao sistema imunológico

Stéfany Dos Santos Pereira Brito[1]

Graduanda em Estética e Cosmetologia-UNITOLEDO

RESUMO

Neste trabalho, será abordado o sistema imunológico utilizando de base seu principal componente o sistema linfático, associando a técnica drenagem linfática manual e os benefícios que a mesma trás, explicando detalhadamente os seus objetivos e em que casos ela é aplicada.

Palavras-Chave: Drenagem linfática, sistema imunológico, drenagem linfática no pós operatório, benefícios da drenagem linfática, dermato-funcional, linfedema, funções da drenagem linfática.

ABSTRACT

In this work, the immune system will be approached using its main component, the lymphatic system, associating the manual lymphatic drainage technique with the benefits that it provides, explaining in detail its objectives and in which cases it is applied.

Key-Words:  

Lymphatic drainage, immune system, postoperative lymphatic drainage, benefits of lymphatic drainage, dermato-functional, lymphedema, lymphatic drainage functions.

Introdução

Existe variados sistemas no corpo humano que são responsáveis por regular as funções do organismo. Em vista de todos estes sistemas existente, evidência o sistema imunológico, sua principal função é proteger de agentes externos como fungos e bactérias. Um dos principais componentes do sistema imunológico é o sistema linfático que é o sistema de drenagem do organismo. O sistema linfático nos protege contra infecções como também, remove fluidos dos tecidos corporais, absorve ácidos graxos e leva os para o sistema respiratório. Sua formação é constituída por órgãos linfáticos, ductos linfáticos, tecidos linfáticos, linfoides, capilares linfáticos e vasos linfáticos. A partir disso nos leva associar este sistema, á técnica drenagem linfática manual que se aplica em toda fisiologia e anatomia deste sistema.

A drenagem linfática manual é uma técnica de massagem composta por manobras suaves, lentas, monótonas e rítmicas, feita com as mãos, que obedecem ao trajeto do sistema linfático superficial e que tem por objetivos a redução de edemas e linfedemas (de causas pós-traumáticas, pós-operatórias, de distúrbios circulatórios venosos e linfáticos de diversas naturezas, dentre outras) e a prevenção ou melhoria de algumas de suas consequências (TACANI, 2003; GODOY, BELCZACK & GODOY, 2005). Drenagem é uma palavra de origem inglesa e pertence ao léxico da hidrologia: consiste em evacuar um pântano do seu excesso de água por meio de caneletas que desembocam em um poço ou em um curso de água. A analogia é clara. Na drenagem linfática manual, as manobras são suaves e superficiais, não necessitando comprimir os músculos, e sim mobilizar uma corrente de líquido que está dentro de um vazo linfático em nível superficial e acima da aponeurose (GODOY, BELCZAK, GODOY, 2005, 110). Vários autores já a descreveram, entre eles Albert Leduc e Emile e Astrid Vodder. A primeira diferença entre os dois esta no tipo de movimento usado. Vodder utiliza uma combinação ampla de movimentos passivos e técnicas manuais de drenagem linfática. Leduc possui uma combinação mais restrita de movimentos e propõem protocolos de tratamentos com base no topo de distúrbio encontrado e utiliza bandagens compressivas após as técnicas de drenagem linfática. (DE BARROS, 2011)

Desde a criação da técnica de drenagem linfática manual pelo biólogo dinamarquês Emil Vodder e sua esposa Estrid Vodder, em 1936, vários adeptos passaram a difundi-la, tornando-a um dos principais pilares no tratamento do linfedema (GODOY & GODOY, 2004).

A técnica pode ser aplicada nos seguintes casos : Tratamento pré e pós-operatório de intervenção cirúrgica ; Pós-traumatismos ; Insuficiência Venosa ; Edemas ; Linfedemas ; Fibro Edema Geloíde ; Queimaduras ; Enxertos ; Rigidez Muscular ; Período de TPM ; Pós-Mastectomia ; Pós-Mesoterapia (GUIRRO GUIRRO 2002) (LOPES 200).

Objetivos

O objetivo desse trabalho é evidenciar todas as informações sobre a drenagem linfática manual e seus benefícios abrangendo varias locações do corpo, resultando em drenagem dos líquidos que banham as células, mantendo o equilíbrio hídrico dos espaços intersticiais e também sendo responsável pela evacuação dos resíduos oriundos do metabolismo. Associando também o Sistema imunológico, mas especificamente o sistema linfático.

Metodologia

Este trabalho trata-se de uma revisão de literatura. Para a realização desta revisão, foi consultada a literatura Drenagem Linfática Manual Corporal, Drenagem Linfática Teoria & Prática e artigos científicos nos bancos de dados do Portal Periódicos, Portal Biocursos, Portal Leviter e Google acadêmico, dentre outros trabalhos publicados. As palavras-chave utilizadas na busca foram: Drenagem Linfática, drenagem linfática no pós operatório, benefícios da drenagem linfática, dermato-funcional, linfedema, sistema imunologico, funções da drenagem linfática.

Resultados e Discussões

É notório o quão é beneficente é esta técnica, visando que melhora a circulação sanguínea e ativa de forma eficiente o sistema linfático. Como também as manobras utilizadas que desintoxicam os líquidos do corpo acelerando a eliminação das toxinas e líquidos retidos nos tecidos, auxiliando na eliminação da celulite e gordura localizada, na colaboração para elevar as defesas do corpo, no rejuvenescimento do organismo.

 A Drenagem também é muito útil  em pós operatórios de algumas cirurgias como a lipoaspiração e a abdominoplastia, porque após a realização desse tipo de procedimento a pessoa retém uma quantidade maior de líquido do que o corpo consegue drenar, por isso a drenagem é fundamental para reduzir o inchaço e melhorar a circulação sanguínea, contribuindo até para aliviar as dores do pós-operatório e acelerar a cicatrização, reduzindo também o processo inflamatório pelas cirurgias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (260.7 Kb)   docx (128.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com