TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bens de capital intensivo

Seminário: Bens de capital intensivo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2013  •  Seminário  •  1.079 Palavras (5 Páginas)  •  612 Visualizações

Página 1 de 5

Bens de Capital-são bens ou serviços necessários para a produção de outros bens ou serviços

Exemplo:Máquinas qualifica-se como bens de capital, enquanto ele é usado na produção de outros bens e serviços, mas que nem sempre é o caso. Um carro,embora seja uma máquina, não podem ser categorizados como um capital devido boa para o facto de que não é usado na produção de outros bens ou serviços.

Bens Substitutos-são bens que interferem na demanda de um produto por parte do consumidor. Assim, quanto mais substitutos houver para um bem e/ou serviço,mais opções o consumidor terá a sua disposição para decidir sobre a sua demanda.

Exemlpo:o consumidor tem sua demanda por uma certa quantidade de tomate que possui vários substitutos ( repolho, cenoura, vagem, pepino abóbora, etc.). Neste caso qualquer variação depreço de tomate, por menor que seja, leva o consumidor a trocar uma certa quantidade (ou toda ela) de tomate por quantidade de outros produtos.

Capital Humano-São os atributos adquiridos por um trabalhador por meio da educação e experiência.

Exemplo:Um atleta pode ganhar capital humano através da educação e formação, e depois um ganho de capital através da experiência num jogo real. Ao longo do tempo, um atleta que tenha jogado terá ganho muita experiência logo, o seu capital humano terá aumentado muito.

Correlação-refere-se a medida da relação entre duas variáveis, embora correlação não implique causalidade.

Exemplos:Tempo de prática de esportes e ritmo cardíaco; velocidade x consumo combustível.

Demografia-é analisar populações humanas e suas características gerais ou tambem é estudo de populações humanas em um determinado momento com relação ao tamanho, a distribuição e a estru

tura da população.

Exemplo:analise da população ao longo do tempo como o crescimento populacional ou a media de idade.

Efeitos Demográficos-A regulação do crescimento da população faz-se, de maneira cíclica, pelo nível de recursos disponíveisCom efeito, a ausência de limitação dos nascimentos resulta numa tendência ao aumento da população total; ora, sendo o nível de recurso tendencialmente constante, o crescimento da população tem por efeito fazer baixar o nível de vida.

Exemplo:se São Paulo não tivesse recebido tantos imigrantes de outros estado, provavelmente não teria favelas, não nessa proporção!

Eficiência e Eficácia-eficiência Consiste em alcançar o resultado planejado com o menor recurso possível.Eficiência significa realizar uma tarefa da melhor forma possível.

Exemplo:Copa do Mundo de 1982 Jogo Brasil 2 x 3 Itália o Brasil jogou melhor, então ele foi mais eficiente.A Itália que embora tenha jogado mal teve a sorte de vencer o jogo, portanto ela foi mais eficaz.

Externalidades-são as consequências de qualquer atividade que atinjam terceiros, podendo sernegativa ou positiva.

Exemplos:negativo; a poluição oriunda das atividades humanas e positivo; a vacinação contra doenças transmissíveis, pois ao se vacinar, ele reduz a probabilidade de alastramento da doença.

Mercado de Capitais- é um sistema de distribuição de valores mobiliários, que tem o propósito de proporcionar liquidez aos títulos de emissão de empresas e viabilizar seu processo decapitalização.

Exemplo:uma companhia que necessita captar recursos para investimentos pode fazê-lo através do mercado de capitais.procurando intermediários financeiros, que irão distribuir seus títulos para serem oferecidos a diversos investidores, possibilitando mobilizar o montante de recursos requerido pela companhia.

Mercado de Produtos-é um mercado com oferta de um grupo de produtos ou serviços a serem utilizados por consumidores que possuem finalidades em comum.

Exemplos:mercado de produtos wi-fi, mercado especializado em produtos artesanais,

Micro Economia-Diferença da Macroeconomia-conhecida como teoria dos preços, é um ramo da economia que trata das questões das unidades de produção,em outras palavras, podemos dizer que a microeconomia é o estudo de como as famílias interagem em mercados específicos.Macroeconomia preocupa-se com a obtenção ou criação das riquezas econômicas (rendas) e suas respectivas repartição ou distribuição,poderíamos definir macroeconomia, como o estudo dos fenônmenos que englobam toda a economia.

Exemplos:Micro Economia; consumidores privados, empresas comerciais, trabalhadores, latifundiários, produtores de bens ...

Macroeconomia; a renda nacional, o nível de emprego e dos preços, o consumo, a poupança ...

Monopólio-uma empresa detêm o mercado de um determinado produto ou serviço, impondo preços aos que comercializam. Este monopólio pode ser resultado de uma lei, patente,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com