TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Benzeno

Tese: Benzeno. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  Tese  •  648 Palavras (3 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 3

O que é o benzeno?

Benzeno é uma substancia química importante usada em diversos produtos tais como: REM plásticos , produtos com corantes , gaolina , etanol e diesel, entre outros.O Benzeno, constituinte do petróleo, é um composto volátil, utilizado como matéria-prima nas indústrias químicas, encontrado nos parques petroquímicos, de refino de petróleo, nas companhias siderúrgicas, usinas de álcool, na gasolina e na fumaça do cigarro. Na natureza, está presente nos vulcões e queimadas de florestas. Suas propriedades físicas podem ser modificadas a partir da pressão de vapor, podendo gerar gases perigosos, causadores da toxicidade (Brasil, 2001).Pode entrar no nosso corpo, principalmente através da respiração, mas também de forma cutânea ou por ingestão. A absorção ocorre na corrente sanguínea e varia de 10% a 50%, e o restante é eliminado através da expiração. Ele se acumula principalmente nos tecidos com alto teor de lipídios e é transformado no fígado e na medula óssea; depois é eliminado pela urina. Em altas concentrações, o benzeno é bastante irritante para as mucosas. Quando aspirado, pode provocar edema pulmonar e hemorragias. Causa efeitos no sistema nervoso central, de tontura e dor de cabeça até a perda de consciência e morte (FUNDACENTRO, 2012).

Como se adquire?

Pode entrar no nosso corpo, principalmente através da respiração, mas também de forma cutânea ou por ingestão. A absorção ocorre na corrente sanguínea e varia de 10% a 50%, e o restante é eliminado através da expiração. Ele se acumula principalmente nos tecidos com alto teor de lipídios e é transformado no fígado e na medula óssea; depois é eliminado pela urina. Em altas concentrações, o benzeno é bastante irritante para as mucosas. Quando aspirado, pode provocar edema pulmonar e hemorragias. Causa efeitos no sistema nervoso central, de tontura e dor de cabeça até a perda de consciência e morte (FUNDACENTRO, 2012).

Quais os sintomas?

Cançaso , tontura dor de cabeça , falta de apetite, mal estar e sensação de sufocamento.

Quanto tempo o trabalhador exposto pode adquirir a doença?

Para o benzeno não existe limite de tolerância através de estudos epidemiológicos.

O potencial carcinogênico do benzeno para o homem, classificado no grupo A1 pela InternationalAgency for ResearchofCancer – IARC (WHO, 1996), aponta para o fato de que não apenas os trabalhadores expostos ocupacionalmente estão sujeitos aos riscos da exposição a este agente químico, mas também, a população em geral.

O frentista trabalha quantas horas por dia ? Qto tempo fica exposto?

O frentista trabalha cerca de 8 a 12 horas dia .A jornada de trabalho desta classe, de acordo com a Constituição Federal deverá ser realizada em 44 horas semanais. Esses profissionais, por trabalharem aos finais de semana, apresentam jornada de trabalho de 6h diárias. O contato do trabalhador com o produto químico durante a atividade de abastecimento de veículos, lubrificação, manuseio de partes contaminadas do motor para medir níveis de óleo e água, lavagem de veículos e contato com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com