TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biodiesel

Projeto de pesquisa: Biodiesel. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.279 Palavras (6 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 6

BIODISEL

1 INTRODUÇÃO

A partir das crises mundiais do petróleo, o governo brasileiro, no final da

década de 1970, iniciou o processo de incentivo à produção de combustível

derivado de energias renováveis no país. Mas somente após cinco anos é que se deu um incentivo maior ao início a este processo de produção de combustíveis derivados da energia limpa, através do Programa Nacional do Álcool (PROÁLCOOL) e se tornando um dos pioneiros na América do Sul na substituição da gasolina pelo álcool derivado da cana-de-açúcar.

O combustível renovável é derivado de óleos vegetais, como soja, caroço de algodão, canóla, dendê e demais oleaginosas, ou de gorduras animais, usado em motores a diesel com qualquer concentração de mistura com o diesel. É produzido através de um processo químico que remove a glicerina do óleo conhecido como transesterificação.

O mercado do biodiesel no Brasil, ao contrário do que parece, não é tão recente. As primeiras tentativas de introduzir o produto como combustível datam de meados do século XX.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 ESTRUTURAS DE MERCADO

Dentro da estrutura de mercado da cadeia produtiva do biodiesel, é

possível identificar a existência de diversos fornecedores do produto, porém,

apenas um comprador: a Petrobras. Estamos diante de um mercado monopsonista; que ocorre quando um comprador domina o mercado.

Ainda é possível classificar o mercado em outras 3 grandes estruturas: Sendo a primeira denominada de concorrência perfeita; isso ocorre onde existe uma oferta abundante do fator de produção o que torna o seu preço constante. O segundo monopólio trata-se de uma forma de mercado na qual há somente um vendedor para muitos compradores dos serviços dos insumos. E o terceiro oligopólio é um mercado onde existem poucos vendedores que dominam o mercado diante de muitos compradores.

2.2 ASPECTOS DA CADEIA PRODUTIVA DA SOJA

O sucesso de uma determinada empresa no mercado está diretamente ligado ao conhecimento e o relacionamento das empresas que compõem a cadeia produtiva do segmento.

Cadeia de produção é um conjunto de ações econômicas que presidem a valoração dos meios de produção e asseguram a articulação das operações.

Batalha (2009) diz que a cadeia de produção é um conjunto de relações comerciais e financeiras que estabelecem entre todos os estados de transformação, um fluxo de troca, situado de montante a jusante, entre fornecedores e clientes. Ele ainda classifica a cadeia de produção como uma sucessão de operações de transformação dissociáveis, capazes de ser separadas e ligadas entre si por um encadeamento técnico.

Podemos classificar a cadeia produtiva em três grandes segmentos: comercialização, industrialização e produção.

• A comercialização caracteriza como sendo o contato direto ao cliente; como lojas,bares, etc.

• A industrialização seria o processo de transformação da matéria-prima em um produto para o consumidor.

• A produção é processo que inicia o fornecimento da matéria-prima para a construção do produto.

Com o desenvolvimento de novos cultivadores adaptados às diferentes regiões agroclimáticas do País, o Brasil tornou-se o segundo maior produtor mundial de soja.

A soja é amplamente cultivada em vários países do mundo. Os principais produtores mundiais são os Estados Unidos, o Brasil, a Argentina e a China. No Brasil, as principais áreas produtoras estão nas regiões Sul.

A soja liderou a implantação de uma nova civilização no Brasil, levando o progresso e o desenvolvimento para regiões despovoada e desvalorizada, fazendo brotar novas cidades.

O explosivo crescimento da produção de soja no Brasil, de quase 30 vezes no transcorrer de apenas três décadas, determinou uma cadeia de mudanças sem precedentes na história do País.

A cadeia produtiva da soja brasileira tenderá a desonerar-se dos pesados tributos sobre ela incidentes, para incrementar a sua competitividade no mercado externo, assim podemos dizer que de vez que o País precisa exportar ou morrer.

2.3 A SOJA NA REGIÃO SUL DO BRASIL

O estado do Rio Grande do Sul se destaca na produção de grãos no País, e está em terceiro no ranking nacional, mas isso tudo é devido as condições climáticas e geográficas do estado que propiciam a produção de grãos em larga escala.

Nos últimos 40 anos a produção brasileira de soja cresceu muito e continua a crescer. Somente no rio Grande do Sul a produção de soja representou cerca de 10,3% do Valor Bruto de Produção em 2004, porém em 2012 a área semeada já atingia 4,6 milhões de hectares. O chamado grande Noroeste gaúcho participa com cerca de 70% da safra do Estado. Na produção regional, considerando a média de 2004 a 2006, as maiores regiões produtoras foram a do Alto Jacuí.

O quadro abaixo mostra a produção de soja no Brasil

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com