TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biografia

Por:   •  2/12/2015  •  Resenha  •  282 Palavras (2 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ – UESPI.

CENTRO DE CIENCIAS HUMANAS E LETRAS – CCHL.

LICENCIATURA PLENA EM HISTORIA

DISCIPLINA: HISTORIOGRAFIA PIAUIENSE

DOCENTE: CLAUDIO DE MELO

Diógenes Gerardo de Azevedo Farias

QUESTIONARIO – HISTORIOGRAFIA PIAUIENSE

Teresina

2015

RESPOSTAS DO QUESTIONARIO -   HISTORIOGRAFIA PIAUIENSE.

  1. De fato Monsenhor Chaves em seus primeiros escritos, rompe com um costumeiro modelo e acende um válido alargamento nas contribuições da historia do Piauí aonde a historiografia é tornada para as ações do social, da nobreza, e da exploração.

  1. É destacado pela Autora o desenvolvimento dos primeiros centros de povoamento, a aquisição da terra e a imagem de descobrimento e a colonização, difundidos pelos principais pesquisadores para apreciar a história dos conquistadores e colonizadores. E para se incluir melhor a autora se move para a linha da historiografia para delinear um esclarecimento como apoio à referente do povoamento pré-histórico, do natural ou indígena e não somente a do colonizador ou dos interesses mercantilistas dominantes do período colonial.  
  1.  A autora acostar-se a estudar  as diversões de Teresina no século XIX e as primeiras décadas do século XX.  Influência do instituído e o do novo sobre a vida particular, privilegiar as novas formas de sociabilidades adentradas com a vinda da modernidade. O interesse pela maneira como as formas de vida ponderadas civilizadas de lazer instrumentalizam os conceitos e as ações da vida moderna, a forma como desponta e é preenchida a desocupação das pessoas ditas “civilizadas”.
  1. É proposta da autora abordar os discursos históricos e ficcionais, no qual liga ao episodio dos incêndios ocorridos em Teresina na década de quarenta do século XX. A autora aproveita de obras literárias lançadas por autores piauienses e toma proveito de analisar noticias difundida pela impressa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (54.8 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com