TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biografia De Marissa Mayer

Casos: Biografia De Marissa Mayer. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2015  •  1.192 Palavras (5 Páginas)  •  539 Visualizações

Página 1 de 5

Marissa Ann Mayer, nasceu em 30 de maio de 1975. É presidente e CEO da Yahoo. Anterioramente foi executiva e porta-voz da Google durante 13 anos. É a mais jovem CEO da lista das 500 empresas da Fortune e encontra-se no 14º lugar do ranking das mulheres americanas mais influentes na área dos negócios segundo a Fortune. É a sexta profissional a ocupar o principal posto da empresa de tecnologia em apenas cinco anos.

Há dois anos, quando Marissa anunciou que assumiria o cargo de CEO do Yahoo, o mundo da tecnologia entrou em choque. Conhecida como uma das primeiras funcionárias da Google, a executiva estava trocando uma das empresas que mais crescem na atualidade por outra cuja situação nos últimos anos não tem se mostrado exatamente favorável. No entrando, quebrando muitas expectativas, Marissa conseguiu mudar o rumo da companhia, exercendo decisões que, se ainda não se mostraram totalmente certeiras, já surtiram alguns resultados positivos. Prova disto é o fato de que, em julho de 2013, o Yahoo conseguiu ultrapassar o Google em número de acessos únicos nos Estados Unidos, algo que não acontecia desde de 2008.

História de sucesso

Nascida em Wausau, Winconsin, Marissa Mayer se formou com honras na Universidade de Stanford, instituição na qual obteve bacharelado em sistemas simbólicos, área que estuda ciências cognitivas, inteligência artificial e interações humano-máquina. Em seguida, ela obteve um mestrado em ciência da computação e, posteriormente, um doutorado honoris causa concedido pelo Instituto de Tecnologia de Illinois.

Em 199, com somente 24 anos de idade, ela obteve o cargo de empregado número 20 da Google. Dentro da empresa, ela liderou o desenvolvimento de alguns de seus produtos mais famosos e consagrados, como o famoso buscador e o Google Imagens, Google News, Google Maps, Google Books e o Gmail. Durante muito tempo, coube a Marissa tanto o papel de apresentar novos produtos ao público quando o de interagir diretamente com a imprensa.

Uma nova direção

Apesar de possuir uma carreira brilhante, faltava a Marissa algo importante dentro da Google: poder. Embora continuasse a trabalhar duramente em seus projetos. Ser conhecida por adotar semanas de trabalho de até 130 horas, ela se viu presa na mesma posição, enquanto muitos de seus colegas eram promovidos ao cargo de Vice-Presidente.

Em 2010, embora a executiva fosse a responsável pelo desenvolvimento local de produtos, foi Jeff Hubert quem ascendeu ao cargo. Embora na ocasião Marissa tenha dito à imprensa que não se preocupava com títulos e só queria trabalhar no desenvolvimento de seus produtos, ficou claro que sua situação em Mountain View não era a desejada por ela. Para reforçar os sinais de que havia algo errado, a executiva passou a diminuir sua aparição em conferências, ficando de fora de eventos importantes, como o Google I/O. Com valor líquido estimado em US$ 300 milhões e uma história de sucesso, o passo natural para Mayer nessa situação era sair da Google e procurar um cargo maior em outra empresa. No caso, a escolhida foi a Yahoo!, companhia que, apesar de não ter o mesmo prestígio do passado, apresentava uma oportunidade única para a jovem executiva de 38 anos.

Durante seu período á frente da Yahoo, Marissa quebrou expectativas ao mostrar que o antigo gigante da internet ainda tem muito fôlego. Prova disto é o fato que, durante o período da CEO á frente da empresa, suas ações tiveram valorização anual de 74%, após anos variando entre U$$ 13 e U$$ 18, cada papel da companhia chegou á marca de U$$ 26.

Foco em aquisições

Durante seu período á frente da empresa, Mayer adquiriu 17 das 83 empresas já compradas pela organização em toda a sua história mais de 20% do total. O objetivo não era necessariamente ampliar o portfólio de serviços da companhia, mas sim adicionar ao seu quadro de funcionários jovens talentosos e criativos, um produto bastante desejado pelas companhias do Vale do Silício.

“Quando olhamos para as aquisições em larga escala do eBay, PayPal, Google, YouTube, um padrão surge”, afirmou Mayer durante um evento. “Essas companhias possuem muito momentum e geralmente operam melhor de forma independente. O aprendizado dessa história é o que gerou o compromisso de deixarmos o Tumblr independente”.

Marissa também promoveu mudanças radicais no Yahoo Maill, no Yahoo. News e na página principal do portal. Além disso, ela investiu no desenvolvimento de um novo visual para o Flickr e remodelou a maneira como a empresa constrói aplitcativos para o mercado mobile,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com