TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biografia De Montesssouri

Casos: Biografia De Montesssouri. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/6/2013  •  827 Palavras (4 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 4

BIOGRAFIA DE MARIA MONTESSORI

Maria Montessori nasceu em 1870 em Chiaravalle, próximo à Ancone, na Itália, e morreu em 1952 em Nordwjik, na Holanda. Primeira mulher a se formar em Medicina em seu país, pioneira no campo pedagógico ao dar mais ênfase à auto-educação da criança do que ao papel do professor como fonte de conhecimento (MACHADO, 1986).

Foi à primeira mulher italiana a concluir medicina, em 1896, com um estudo sobre neuropatologia. Em seguida, trabalhou durante dois anos como assistente na clínica psiquiátrica da Universidade de Roma, onde é encarregada de estudar o comportamento de um grupo de jovens com retardos mentais. O tempo que passou com essas crianças permitiu-lhe constatar que suas necessidades e seu desejo de brincar permaneceram intactos, o que a leva a buscar meios para educá-los (MACHADO, 1986).

Médica psiquiatra iniciou seus estudos e trabalho com crianças com deficiência mental em uma clinica psiquiatra de Roma. Contrapondo-se aos métodos tradicionais que não respeitavam as necessidades e processo evolutivo do desenvolvimento da criança, a pedagogia montessoriana se insere no movimento Escola Nova, ocupando papel de destaque devido às técnicas aplicadas na educação infantil e primeiras séries do ensino formal.

Montessori defendia que a função da educação é favorecer o progresso infantil de acordo com os aspectos biológicos de cada criança. Em sua concepção, como os estímulos externos formam o espírito infantil, eles precisam ser determinados. Dessa forma além de propor que, em sala de aula, a criança fosse livre para agir sobre o objeto sujeito a sua ação, desenvolveu jogos e outros materiais didáticos que passaram a ter um papel predominante no trabalho educativo.

Esses materiais tinham a função de estimular e desenvolver a criança numa busca detalhada do conteúdo a ser trabalhado, prevendo exercícios destinados a evolução das diversas funções psicológicas. Criou instrumentos elaborados para educação motora, e para educação dos sentidos e da inteligência.

Em 1909 ela publicou os princípios básicos de seu método. Ela propunha despertar a atividade infantil através do estímulo e promover a auto-educação da criança, colocando meios adequados de trabalho à sua disposição. O educador não atuaria diretamente sobre a criança, mas ofereceria meios para a sua autoformação. Para Montessori só a criança é educadora da sua personalidade (GADOTTI, 2006).

O método Montessori é fundamentalmente biológico, sendo que sua prática se inspira na natureza e seus fundamentos teóricos são um corpo de informações científicas sobre o desenvolvimento infantil. De acordo com seus seguidores, a evolução mental da criança acompanha o crescimento biológico e pode ser identificada em fases definidas, cada uma mais adequada a determinados tipos de conteúdo e aprendizado (MACHADO, 1986).

Seu método empregava um abundante material didático, como cubos, prismas, sólidos, bastidores para enlaçar caixas, cartões, entre outros, destinado a desenvolver a atividade dos sentidos. Esse material tem o caráter peculiar de ser autocorretor (GADOTTI, 2006).

Poucos nomes da história da educação são tão difundidos fora dos círculos de especialistas como Montessori. Ele é associado, com razão, à Educação Infantil, ainda que não sejam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com